Novas pesquisas Methodus/Correio do Povo mostram intenções de voto nas maiores cidades gaúchas, que tem mais de 200 mil eleitores. Em Canoas, o prefeito Jairo Jorge (PT) se mantém disparado em relação aos adversários. Jorge tem 65,2% das intenções de voto e o adversários mais próximo é Coffy Rodrigues (PSDB) com 8,7%. Indicativo de reeleição em primeiro turno.

Em Pelotas o tucano Eduardo Leite lidera com 33,3% das intenções de voto seguido do petista Fernando Marroni com 25,3%. Mateo Chiarelli, do Dem, tem 10,7%. Indica um segundo turno.

Em Porto Alegre saiu ontem nova pesquisa DataFolha/ZH mostrando que Fortunatti (PDT) cresceu de 41% das intenções de voto para 47%, enquanto que a deputada Manuela (PC do B) caiu de 30% para 24% e Adão Villavcerde subiu de 7% para 9%. Curva que mostra tendência do prefeito José Fortunatti se reeleger em primeiro turno.

Em Santa Maria, onde ainda não tem segundo turno, o Ibope fez pesquisa para ZH. O prefeito Cesar Schirmer caiu de 50% para 46% das intenções de voto, mas tem folga para o segundo colocado, onde PSDB e PT disputam. O tucano Jorge Pozzobom estacionou em 18% e a petista Helen Cabral subiu de 15% para 19%.

Hoje, Porto Alegre, Caxias, Pelotas e Canoas tem eleitorado superior a 200 mil, onde pode acontecer segundo turno, se um dos candidatos não tiver 50% mais um voto no primeiro turno.

Por falar em pesquisas, soube que nesta semana duas foram realizadas em Venâncio. Uma pelo Nupes/Unisc e outra pela Pejor de Sobradinho. Na sexta-feira da próxima semana, dia 5 de outubro, será divulgada a terceira pesquisa Methodus/Folha do Mate mostrando as intenções de voto.