Duas novas pesquisas para governador no RS foram divulgadas. Na sexta, 2, saiu a Ipec (ex-Ibope) para a RBS, que mostra Eduardo Leite (PSDB) disparando na preferência dos gaúchos para ser governador novamente. Ele subiu de 32% das intenções de voto, que tinha na largada da campanha, em 15 de agosto, para 38% na pesquisa feita agora, dias 30 de agosto e 1º de setembro, duas semanas depois. Onyx Lorenzoni (PL) subiu de 19% para 24%. Edegar Pretto (PT) de 7% para 9%. Heinze (PP) ficou em 6% e Roberto Argenta em 2%. Vieira da Cunha caiu de 3% para 2%. Os demais têm 1% ou menos. Leite subiu 6 pontos, Onyx 5 pontos e Pretto 2 pontos, crescimento que veio dos indecisos, que baixaram de 12% para 7%, e dos brancos e nulos, que eram 14% e baixaram para 9%.
Na segunda, 5, saiu a pesquisa Real Big Data para a TV Record, feita dias 2 e 3 de setembro, mostrando números diferentes para Leite. Ele aparece com 31% contra 26% de Onyx. Pretto tem 12%, Heinze 5%, Vieira e Argenta 2% e Jobim 1%. A Real Big Data também mostra situação diferente para o Senado. Hamilton Mourão (Republicanos) tem 28% das intenções de voto, Olívio Dutra (PT) 25% e Ana Amélia Lemos (PSD) 20%. Na Ipec, Olívio tem 28%, Ana Amélia 25% e Mourão 18%.
Números bem diferentes.
Redecker em dobradinha com Jonatan
Na segunda-feira, 5, o deputado federal Lucas Redecker, presidente do PSDB no RS, esteve em Venâncio cumprindo agenda de campanha com o candidato a deputado estadual Jonatan Brönstrup, ex-prefeito de Teutônia, que foi chefe de gabinete da Casa Civil no governo de Eduardo Leite. Ele conhece Venâncio desde menino, quando acompanhava seu pai, o deputado federal Júlio Redecker, falecido no acidente de avião em Congonhas, em 2007. Lucas, que busca a reeleição, destina emendas e é um interlocutor de Venâncio em Brasília.
João Derly concorre a deputado estadual
O ex-deputado federal pelo PCdoB, João Derly, gaúcho bicampeão mundial de judô – em 2005, no Egito, e em 2007, no Rio -, esteve em Venâncio cumprindo agenda de campanha na sexta, 2. Acompanhado de Henrique da Silva e Fernando Melo, fez visitas pela cidade. Derly destinou recursos para o esporte em Venâncio como deputado federal eleito em 2014 e como secretário estadual de Esportes e Lazer em 2019 e 2020, no governo Leite. Ele busca agora sua eleição para deputado estadual, pelo Republicanos, seu partido desde 2019.
Pretto com Lula dia 15
Edegar Pretto, deputado estadual e candidato a governador pelo PT, esteve segunda-feira, 5, em Santa Cruz, onde se reuniu na ACI com lideranças da Assemp, Sinditabaco, Afubra, Unisc, OAB, Acic de Candelária e Caciva de Venâncio Aires. No encontro, onde Pretto ouviu demandas da região, prometeu recriar o Plano Safra Gaúcho entre outras mudanças. Depois fez uma caminhada pelo centro de Santa Cruz.
No dia 15, Pretto terá ato de campanha na capital, com Lula e Olívio, para engatar uma arrancada que lhe faça chegar ao segundo turno. Pretto é terceiro nas pesquisas, na casa dos 10%, atrás de Onix, com mais de 20%, e Leite, com mais de 30%.
Notinhas
- Eduardo Leite (PSDB) fez em Venâncio seu ‘marco zero’ na campanha para governador em 2017, com uma visita à redação da Folha, com Vinícius Medeiros, iniciando um roteiro pelo interior para colher demandas. Em 2018, foi eleito. Leite, novamente candidato, com Gabriel Souza (MDB) como vice, estará em Venâncio nesta sexta. Tomam café com lideranças às 9h, depois visitam o hospital e fazem uma caminhada pelo Centro, agenda feita pela vice-prefeita Izaura Landim (MDB).
- Venâncio Aires viveu ontem, depois de dois anos em que a pandemia do coronavírus não permitiu, o tradicional desfile cívico que levou alguns milhares de professores, alunos, pais e famílias para a Osvaldo Aranha. Desfilaram as escolas municipais e a escola sinodal Gaspar Silveira Martins, a escola estadual Mariante e quase duas dezenas de entidades. Educação cívica também é isso. Lamentadas as ausências das demais escolas estaduais, que não desfilam faz anos, por descontentamento pela desvalorização de professores, que é legítima, mas também por ideologia política, o que é lamentável. Mas Venâncio comemorou os 200 anos da Independência do Brasil, enaltecendo a nossa bandeira e os símbolos nacionais, que são de todos os brasileiros.
- Enfermeiros também desfilaram e fizeram protesto ontem pela suspensão do piso da categoria. O presidente Bolsonaro sancionou o piso, aprovado pelo Congresso, mas o ministro do STF, Luís Barroso, suspendeu o piso.