O deputado federal Giovani Cherini, presidente do PL no RS, faz um trabalho abrangente de construção do partido no estado. O PL, que era um partido ‘nanico’, se transformou na maior bancada federal do pais com 99 deputados, eleitos muito pelo efeito provocado por Jair Bolsonaro, que concorreu à reeleição no partido.
Cherini trabalha para o PL aproveitar esta força eleitoral e ter candidatos a prefeito nos 375 dos 497 municípios gaúchos, onde Jair Bolsonaro venceu a eleição presidencial contra Lula. Entre estes estão Venâncio, onde Bolsonaro fez 63% dos votos, Mato Leitão, 65%; Passo do Sobrado, 55%; Vale Verde, 50%; Santa Cruz, 60%, e Lajeado, 66%. Cherini também quer o PL com candidatos nos cinco municípios com segundo turno, Porto Alegre, Caxias, Pelotas, Santa Maria e Canoas, nas 10 cidades com mais de 100 mil eleitores e nas 14 cidades com coordenações regionais do PL.
Em Venâncio o ex-vereador Alexandre Wickert assumiu a Comissão Provisória do partido e colocou seu nome a disposição para concorrer a prefeito. Nos municípios, menores, como Mato Leitão, Passo do Sobrado e Vale Verde, para citar só os aqui da região, onde Bolsonaro venceu a eleição presidencial, vejo dificuldades do PL ter candidatos a prefeito. Mas Cherini trabalha para isso.