A legislação eleitoral fixa prazo de 15 de agosto, hoje, para registro de candidaturas e entrega de Planos de Governo das chapas majoritárias para a eleição municipal. Amanhã começa a campanha, oficialmente.
Em Venâncio as quatro chapas já registraram seus Planos de Governo. Jarbas da Rosa (PDT) e sua vice Izaura Landim (MDB), foram os primeiros, registraram no dia 8, as 18h45min. O Plano está distribuído em quatro eixos, com 17 pilares. Giovane Wickert (PSB) e Élida Klamt (PSDB) foi segundo registro, no dia 13, as 16h29min. O plano está apresentado em quatro eixos, com 16 pilares. Maciel Marasca (PP) e Alexandre Wickert (PL), foi o terceiro, registrado no dia 13, as 15h26min e está dividido em seis blocos de ações. Cândido Faleiro e Sergio Rosa, do PT, foi o quarto a ser registrado, também no dia 13, as 18h20min. O Plano está dividido em quatro eixos com 20 pilares.
Quem quiser ver os Planos na íntegra, pode acessar esse link: https://divulgacandcontas.tse.jus.br/divulga/#/candidato/regiao/SUL/2045202024
População x eleitores, na região
O TSE disponibiliza números sobre a eleição municipal. Levantei as informações sobre população e eleitores na microrregião de Venâncio, mais os polos regionais de Santa Cruz e Lajeado, além do estado do país, com sua proporcionalidade percentual.
Venâncio, com 78,3%, está entre a média do estado (79,7%) e do país (76,7%) de eleitores na população. Lajeado, com 68,4% de eleitores na pulação, tem o mais baixo percentual.
Mas o que chama atenção é em Vale Verde, onde tem mais eleitores que população apontada pelo IBGE. Informações colhidas apontam que são moradores de outros municípios, especialmente de Venâncio, que tem casa de veraneio no balneário de Monte Alegre, no rio Jacuí, que transferem seus títulos eleitorais para votar em Vale Verde.
Curso para candidatos
A Câmara de Vereadores realiza hoje curso de capacitação e orientação para agentes públicos, com a presença do presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), ex-deputado Marco Peixoto. O evento será das 8h às 17h, no auditório da Caciva, uma vez que o plenário do Legislativo está em obras de reforma depois da enchente de maio. A presidente da Câmara, Claidir Kerkhoff Trindade (Republicanos) organiza o evento em parceria com a Escola Assessoria e Consultoria Pública e Jurídica, com coordenação do advogado Silomar Garcia Oliveira.
Destinado para vereadores, assessores parlamentares, servidores públicos, secretários municipais, prefeito, vice, o evento terá quatro painéis. Um de relações institucionais entre Tribunal de Contas e Câmaras, outro sobre condutas dos agentes públicos políticos no período eleitoral, o terceiro sobre a nova lei de improbidade administrativa, o dolo e as consequências, e o quarto sobre ações e performances dos vereadores no exercício do mandato.
O evento é aberto ao público e é importante, especialmente para quem vai concorrer a prefeito, vice ou vereador, que somam 177 pré-candidatos em Venâncio.
Festa no Paredão
O fim de semana foi de comemoração do aniversário de 88 anos do ‘seu’ Agostinho da Rosa, lá no Alto Paredão, localidade mais distante do centro de Venâncio Aires, na região serrana de divisa com Santa Cruz e Boqueirão. E quem por décadas participa do aniversário do ‘seu’ Agostinho, onde o assado de cabrito é uma tradição, é o ex-prefeito Almedo Dettenbon. Em cadeira de rodas desde que sofreu uma queda da escada da sua casa em 2017, Almedo foi levado para o aniversário pelo genro Airton de Souza no fim de semana e Dari Dreissig nos envia um registro.
Lula no RS
E Lula vem ao RS nesta sexta, 16. Ele vai inaugurar um conjunto habitacional do Minha Casa Minha Vida, na Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre, diz a agenda oficial. O deputado estadual Miguel Rosseto (PT), divulga que Lula vai inaugurar também o viaduto da Scharlau, na BR-1156, em São Leopoldo, 24 jm da duplicação da BR-290 e o Centro de Oncologia do hospital Conceição, em Porto Alegre. É a quinta vez que Lula vem ao RS desde a enchente de maio. E o movimento SOS Agro RS segue esperando apoio de Lula para poder plantar uma nova safra e produzir alimentos.
Do X
- Veja: Aumento do preço médio da refeição é maior do que o do salário mínimo, aponta pesquisa
- GZH: Governo de Nicolás Maduro bloqueia aplicativos e sites na Venezuela
- CNN: O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pretende propor um “2º turno” na Venezuela em troca da retirada de sanções.
- Gazeta do Povo: No Brasil do eterno retorno, Lula faz Petrobras reabrir fábrica que dava prejuízo
- Cleber Benvegnu: Tem um pessoal se convertendo contra a legalização das drogas – mesmo depois de ter militado uma vida inteira a favor. A véspera de eleição produz milagres!