As convenções partidárias iniciam dia 20 de julho e vão até 5 de agosto para definir candidatos a prefeito, vice e vereadores. A campanha inicia oficialmente dia 16 de agosto, daqui a dois meses. Mas as pré-campanhas estão nas ruas e nas redes sociais.
Aqui em Venâncio, o prefeito Jarbas da Rosa (PDT), candidato à reeleição, com sua vice Izaura Landi m (MDB), programa um ‘festival’ de inaugurações de obras até 5 de julho, pois depois dessa data não pode mais participar de inaugurações. O destaque maior é para o Centro Materno Infantil (Cemai), ao lado da UPA, no bairro Cruzeiro, que vai qualificar o atendimento de gestantes e crianças.
O ex-prefeito Giovane Wickert (PSB) já deixou seu cargo de subsecretário no governo do Estado e se dedica em tempo integral ao planejamento e ações de sua campanha. Giovane ainda articula para definir o nome do seu vice, mas nas redes sociais está presente todos os dias. No fim de semana mostrou pré-candidatos a vereador do partido, que tem dois vereadores eleitos, Sandra Wagner e Elígio Weschenfelder, o Muchila. Giovane também usa redes sociais para o eleitor manifestar, numa enquete, em quais áreas da administração municipal está mais insatisfeito, para sobre esses resultados projetar ações.
Na chapa de direita, de Alexandre Wickert (PL) e Maciel Marasca (PP), quem está mais ativo é Marasca, que criou um Centro de atendimento às pessoas atingidas durante as enchentes, e tem sido prestigiado por deputados do partido. Marcus Vinícius Almeida, ex-prefeito de Sentinela do Sul, deputado estadual, visita Venâncio com frequência, abrindo novos espaços e se aproxima de Maciel, assim como Afonso Hamm, federal do partido, que é de Bagé.
Cândido Faleiro, que se anunciou pré-candidato a prefeito pelo PT, apostando no efeito Lula como Presidente, é o que menos tem aparecido em atividades de pré-campanha em redes sociais. Mas ele me disse ontem que está visitando comunidades. “Vou onde o povo está”, me disse ele, que não tem um vice ainda e chegou a ter conversas com o PSB, de Giovane Wickert, para debater possibilidade de unir forças. No sábado, com a deputada estadual Laura Sito, Cândido esteve com o prefeito Jarbas da Rosa para falar sobre as enchentes do Castelhano.

Notinhas

  • Deputado estadual Airton Artus (PDT) busca apoio de assinaturas eletrônicas para aprovação com urgência do seu Projeto de Lei que tramita na Assembleia Legislativa, para concessão de auxílio para micro e pequenas empresas atingidas pelas enchentes, com valores entre R$ 5 mil e R$ 30 mil, a fundo perdido.
  • Deputada estadual Laura Sito (PT) esteve sábado em Venâncio, onde foi recebida pelo presidente do partido, Cesar Schumacher, pelo pré-candidato a prefeito, o ex-vereador Cândido Faleiro e outros petistas. A comitiva se encontrou com o prefeito Jarbas da Rosa (PDT), numa visita ao arroio Castelhano para falar sobre cheias.

Do X

  • Folha S. Paulo: Bolsa brasileira e real estão entre os piores desempenhos do mundo em 2024
  • Pode 360: Não troco experiência na 25 de Março por diplomas, diz Haddad
  • Estadão: Desaprovação a Lula vai a 47% e iguala pior índice da série histórica, aponta Atlas; 51% aprovam
  • O Globo: PF diz que ministro das Comunicações tinha ‘controle de licitações’ supostamente fraudadas
  • Veja: STF vai monitorar redes sociais e rastrear usuários
  • J. R. Guzzo: STF tem interesse zero em milícia digital petista, enquanto investiga aliados de Bolsonaro há 3 anos