O prefeito Airton Artus, que a oposição culpa pela queda do índice de retorno de ICMS para 2013 em Venâncio, faz mais uma observação para defender o seu ponto de vista.

“Se a arrecadação de ICMS determinasse progresso e desenvolvimento, Triunfo seria a melhor cidade do mundo. Claro que uma queda no Valor Adicionado Fiscal, o VAF, diminui a arrecadação da Prefeitura, mas no caso de Venâncio Aires não tem relação com o PIB, a produção industrial e agrícola, o faturamento e a empregabilidade. Nossa cidade vive um momento maravilhoso, produzindo, empregando e construindo como nunca. Estão ocorrendo distorções no nosso Estado, que prejudicam os municípios desde que foi instituído o Fundopem para megaempresas. Como exemplo, a General Motors (GM) em Gravataí, que ajuda aquela cidade, mas tira das outras. Volto ao assunto se for necessário.”, diz a nota enviada pela assessoria.

“Se vamos perder R$ 3 milhões de ICMS em 2013, já conseguimos buscar só neste ano mais de R$ 60 milhões de recursos federais para investir em Venâncio”, completou o chefe do executivo depois.