Prefeito e vice entrosados

Jarbas e Izaura governam em sintonia. (Foto: Amanda Hister/AI Prefeitura)

O prefeito Jarbas da Rosa (PDT), médico, e a vice Izaura Bergmann Landim (MDB), enfermeira, e primeira mulher a se eleger vice-prefeita em Venâncio, mostram entrosamento dentro e fora da Prefeitura. No desfile da Semana Farroupilha, na terça-feira, 20 de setembro, os dois estavam lá na Osvaldo Aranha, pilchados, e participaram de programações no município durante o dia.
Ontem pedi para me descreverem, em uma frase, a relação dos dois na Administração Municipal.
Jarbas: “É um trabalho em sintonia com a importância da força da mulher na gestão pública.”
Izaura:: “Relacionamento embasado em respeito mútuo, primamos pelo diálogo, sempre buscando o bem comum”.

Candidatos
Perguntei aos dois sobre candidatos que apoiam para deputado. Jarbas diz que tem o ex-prefeito Airton Artus, como candidato a estadual. Para federal os deputados Afonso Mota e Pompeu de Mattos, que buscam reeleição, e a deputada estadual Juliana Brizola, que concorre a federal. “Como prefeito, os apoio de forma institucional”, lembrou Jarbas.
Izaura apoia o federal Giovani Feltes, que vai à reeleição, e Edvilson Brum, prefeito de Rio Pardo que renunciou ao mandato em março, para concorrer a estadual, buscando ocupar o espaço do seu irmão, deputado Edson Brum, que foi para o Tribunal de Contas do Estado (TCE) em junho, depois de cinco mandatos de deputado estadual.

O direito de não trabalhar

Registro feito pelo Coordenador do Sine em Venâncio, Cristiano Kauffmann, em rede social: “Agora a pouco passei no supermercado que não vou dizer qual, para comprar algumas coisas, e me chamou atenção um rapaz de vinte e poucos anos pedindo dinheiro. Ofereci a ele para que fosse no Sine, pois semana que vem (nesta) temos muitas oportunidades de emprego, e ele me mandou pra #%€.$%… Triste realidade.”
Já tive situação parecida na sinaleira da Tiradentes com Voluntários, onde um homem jovem, forte, pedia dinheiro nos carros quando o sinal fechava e esbravejava com quem não lhe dava nada. Quando chegou no meu, perguntei se ele não queria um emprego. Ele saiu esbravejando ainda mais.
Na época citei que Flávio Bienert, dono da Fundição Faires, sempre se queixa da dificuldade de arrumar gente para trabalhar. Ele traz trabalhadores de outros municípios para ter mão de obra, realidade também em outras indústrias, do setor e de outros setores. Flavio sempre repete que em Venâncio não trabalha quem não quer.
No dia seguinte ao que publiquei isso, recebi um e-mail de um Mestre em Antropologia Social e Cultural pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), me questionando se eu já tinha parado para pensar que as pessoas tem direito de não querer trabalhar. Daí ‘me caiu os butiá do bolso’, como diz o dito gaudério, já que vivemos o mês farroupilha. É um direito, mas que não venha pedir dinheiro de quem trabalha para ganhar o seu.

Notinhas

  • Donato Bergmann, gerente da Corsan aposentado, está fazendo campanha para uma dobradinha do PP em Venâncio. Covatti Filho a federal e Ernane Polo a estadual. Os dois concorrem à reeleição. Polo foi secretário da Agricultura no governo Leite/Ranolfo.
  • Ailto de Melo, presidente do PP, quando esteve aqui com João Braun, vereador de Estrela, candidato a estadual pelo PP, me disse que na janela partidária de 2024, o PP deverá ter um vereador. Ele se refere ao vereador André Kauffmann (PTB), que vai deixar o partido na janela junto com outros vereadores da bancada petebista, a maior do Legislativo em Venâncio, com cinco vereadores, e que poderá ficar sem nenhum.
  • O SBT realiza debate presidencial no próximo sábado, 24, às 18h15min, em parceria com CNN, Estadão, Terra e Veja. Lula já anunciou que não vai. Depois de ‘apanhar’ muito, ser taxado de ladrão, sem conseguir reagir no debate da Band, dia 28 de agosto, Lula ‘corre da briga’ no debate do SBT, onde vai apanhar de novo. Lula vai só no último debate, dia 29, na Globo, que lhe acoberta.
  • Impressiona a ferocidade do jornalismo do Consórcio da Grande Mídia contra o presidente Bolsonaro, especialmente a Globo e a Folha de São Paulo e seu braço digital UOL. É conteúdo de ataque, desqualificação, incriminação, em tempo integral, ao passo que ‘douram’ Lula e omitem sua trajetória. É jornalismo militante o que estão fazendo. Mas que não surpreende, se levarmos em consideração estudo divulgado pela Gazeta do Povo, do Paraná, mostrando que 82% dos jornalistas se declaram de esquerda. E que transparecem isso em seus conteúdos jornalísticos.

Do Twitter

  • Folha S. Paulo: Quaest: Lula vai a 44% e Bolsonaro segue com 34% no 1º turno
  • Crusoé: Paraná Pesquisas, 1º turno: Lula 40,1% x Bolsonaro 36,4%.
    UOL: Lula decide não ir ao debate do SBT e confirma presença na TV Globo
  • Gazeta do Povo: Na ONU, Bolsonaro destaca realizações e critica de forma indireta os “desvios” do PT e de Lula:
  • O Globo: Campanha de Lula pede que TSE proíba Bolsonaro de usar vídeos de discurso na ONU em propagandas
  • Leandro Ruschel: Gustavo Petro, ex-guerrilheiro comunista e aliado de Lula que chegou à presidência da Colômbia, defendeu a descriminalização da cocaína na Assembleia Geral da ONU!


Sérgio Luiz Klafke

Sérgio Luiz Klafke

Diretor de Conteúdo e colunista da Folha do Mate

Clique Aqui para ver o autor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido