O prefeito Jarbas da Rosa (PDT), na segunda, 31, ao reassumir o cargo depois de 10 dias de férias, se reuniu com o delegado de Polícia, Vinícius Assunção, o Subcomandante da BM, Tte. Altermann e o Promotor de Justiça, Pedro Rui da Fontoura Porto, para debater formas de apertar o cerco ao crime na cidade, que vive uma onda de furtos, que geralmente são trocados por droga com receptadores, segundo as forças policiais. Jarbas ouviu os representantes da lei e falou da iniciativa do Executivo de propor uma legislação mais rígida de fiscalização e funcionamento de pontos de compra de materiais recicláveis.
O projeto deve ir para a Câmara na próxima semana, onde os vereadores, que também ocuparam a tribuna na segunda-feira para falar da situação de insegurança na cidade, podem propor emendas que possam fechar ainda mais o cerco à quem recepta produtos furtados na cidade.
Além de fiscalização mais rígida e até cassação de alvarás de funcionamento dos pontos de compra de produtos recicláveis, Jarbas quer abrir uma outra frente importante, via secretaria municipal de Saúde, com atenção aos usuários de crak, que são apontados como a maioria entre os autores destes pequenos furtos, que vão parar nos depósitos de materiais recicláveis em troca do crak, conforme relatam forças policiais.
Painel Gente & Negócios hoje na Unisc
Será realizada hoje às 20h a terceira etapa do projeto Gente & Negócios, iniciativa da Folha do Mate e Terra FM, com painel mensal para debater temas importantes no desenvolvimento de Venâncio.
O tema deste painel vai ser “Agro digital: Desafios e avanços para implementação da tecnologia no campo. Os painelistas serão Diego Barden dos Santos, engenheiro agrônomo extensionista da Emater e Marina Frey, produtora rural coordenadora do curso Técnico em Agropecuária da Unisc. A mediação será da jornalista Leticia Wacholz que conduz o painel das 20h às 21h. Depois acontece a participação de autoridades e lideranças do agronegócio em Venâncio e produtores rurais que serão os entrevistados.
Pela rádio Terra FM 105.1, ou pelas plataformas digitais da Folha e Terra, você pode acompanhar o painel ao vivo e interagir.
Notas
- Nesta sexta, 4, o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin faz sua primeira visita ao RS. Ele vai a Passo Fundo participar do anúncio da primeira Usina de Etanol em grande escala no estado. Depois, em Porto Alegre, fará palestra na Fiergs, com o tema “O Brasil na Rota do Desenvolvimento Econômico e Social”, para falar de mudanças já implementadas pelo governo.
- Hoje no PSB, Alckmin já foi candidato a Presidente pelo PSDB em 2006 quando foi o mais votado no RS, com 3,5 milhões de votos contra 2,8 milhões de Lula, que se elegeu e de quem hoje é vice. Em 2018 Alckmin fez 350 mil votos no RS para Presidente e ficou em quarto lugar, quando Jair Bolsonaro se elegeu presidente.
- A comitiva de Alckmin que vem ao RS é integrada pelos petistas gaúchos no governo, o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, deputado federal Paulo Pimenta, o presidente da Conab, Edegar Pretto, que foi candidato ao governo do RS, e pelo secretário de Comunicação Institucional da Secom, Maneco Hassen, ex-prefeito de Taquari, deputado estadual suplente.
- PSB gaúcho, presidido por Mário Bruck, se reuniu sábado em Porto Alegre para começar a colocar em prática a autorreforma, aprovada pelo partido recentemente. Foi criado um grupo de 30 lideranças que vão atuar como facilitadores no projeto Roda de Conversas, que vai visitar os diretórios municipais em todas as regiões, para falar das ações do Partido Socialista, que tem 75 anos, e projetar a eleição municipal de 2024. Para a região dos vales do Rio Pardo e Taquari foram escolhidos como facilitadores a presidente do PSB de Venâncio, vereadora Sandra Wagner e o vice, o ex-prefeito Giovane Wickert, Subsecretário de Infraestrutura e Patrimônio Público, da secretaria estadual de Obras Públicas.
- O PL, que está realizando um roteiro de encontros regionais para tratar da eleição municipal de 2024, reúne nesta sexta, 4, às 18h30min, na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul lideranças da região dos Vales, que tem seu maior representante no deputado federal Marcelo Moraes, de Santa Cruz. O presidente do partido no RS, deputado federal Giovani Cherini, quer ter candidato a prefeito em todos os 375 municípios do estado onde Bolsonaro venceu a eleição em 2022. Na região dos Vales venceu na maioria dos municípios.
Do Twitter
- GZH: Sem agenda polêmica no RS, Eduardo Leite mira candidatura nacional
- Folha S. Paulo: Lula fala em criar TV estatal internacional para mostrar Brasil no exterior
- O Globo: Lula diz que Deltan Dallagnol ‹montou quadrilha› no Ministério Público durante operação Lava-Jato
- CNN: «Não farei política do é dando que se recebe», diz Lula sobre reforma ministerial
- Gazeta do Povo: PP e Republicanos vão aderir ao governo Lula impulsionados por interesses partidários e privados
- Revista Oeste: Governo ignorou protocolo de defesa no 8 de janeiro, revela documento sigiloso do GSI
- UOL: Inquérito militar livra tropas e aponta erro do governo Lula no ataque do 8/1. Apuração do Exército diz que era possível ter evitado invasão com planejamento.
- Claudio Dantas: Ex-diretor da Abin diz que emitiu 33 alertas contra invasões ao governo
- Alexandre Garcia: Lista do Pix de Bolsonaro não tem empreiteira nem frigorífico, só brasileiros comuns
- Felipe D’Avila: O governo Lula fechou o primeiro semestre com um rombo de R$ 42,5 bilhões, revertendo um superávit de R$ 53 bilhões para o mesmo período do ano passado.