Prefeitos novos em Mato Leitão e Vale Verde

Faltando um ano para a eleição municipal de 2024, começam as articulações políticas, mesmo que nos bastidores. E na nossa microrregião dois prefeitos encerram o segundo mandato e dois podem concorrer à reeleição.

Em Mato Leitão, Carlos Bohn (PSDB) fecha o segundo mandato seguido – ele já teve quatro mandatos – e não pode concorrer à reeleição. “A tendência é naturalmente o Flecha (o vice-prefeito Arly Stöhr PDT) ser o candidato a Prefeito, dando continuidade ao nosso projeto de governo. A coligação PSDB, PDT e MDB está unida há quatro eleições e deve permanecer assim, com indicação do candidato a vice-prefeito entre PSDB e MDB. Certamente os três partidos começarão em breve a definir isso. E a tratar de possíveis nomes”, define Bohn. Na oposição ouço que existe possibilidade de reeditar dupla do PP Carmem Goerck com Sergio Machado, que foram prefeita a vice entre 2013 e 2016. Carmem me disse na terça que não tem nada a declarar sobre o assunto agora. E tem o sargento da BM, Antônio Pereira da Silveira, pelo PL, que tem intenção de concorrer. Na eleição de 2020 Carlos Bohn foi candidato único.

Carlos Gustavo Schuch completa seu segundo mandato em Vale Verde. (Foto: Divulgação)

Em Vale Verde, o prefeito Carlos Gustavo Schuch (MDB) completa seu segundo mandato e o seu vice, Ricardo Froemming, o Feijão (PTB), deve ser candidato a prefeito. Como o PTB foi extinto, a tendência é que Feijão se filie ao MDB ou ao PL. Na oposição, não sei de nenhum movimento, ainda.

Em Passo do Sobrado, o prefeito Edegar Thiesen (PP) está no seu primeiro mandato e pode concorrer à reeleição. Mas sua vice Celina da Rosa (MDB) já deixou o governo. A oposição deve vir forte por lá.

Em Venâncio, o prefeito Jarbas da Rosa (PDT) e sua vice Izaura Landim (MDB), concorrem `a reeleição. Pela oposição, o prefeito anterior Giovane Wickert (PSB) articula apoios para concorrer. PP e PL articulam para ter chapa majoritária. O PT anuncia três possíveis nomes para concorrer a prefeito. O ex-vereador e secretário municipal Cândido Faleiro, o atual presidente do partido, Cesar Schumacher, que concorreu em 2020 e o delegado de polícia Paulo Cesar Schirrmann, que o PT local tenta convencer a concorrer

Faltando um ano para a eleição, esse quadro pode se confirmar, assim como fatos novos podem mudar a situação.

Flecha e Carlos Bohn (sábado na festa do Totorto em Vila Santo Antônio) tem o que comemorar no governo que fazem em Mato Leitão. (Foto: Sergio Klafke)

O legado de Carlos Bohn

Na conversa com o prefeito Carlos Bohn, sábado na festa do Totorto, em Vila Santo Antônio, ele me falava que o Centro Administrativo, que está construindo e está em fase final, deve começar a ser ocupado ainda neste ano. O terreno frontal vai abrigar um jardim projetado para embelezar a nova Prefeitura de Mato Leitão. Na visita do governador Eduardo Leite (PSDB) a Mato Leitão recentemente, para inaugurar ampliações na Escola Estadual Santo Antônio de Pádua, Bohn mostrou o projeto de criação de um Parque Municipal na área atrás do novo Centro Administrativo, em área comprada pelo município. Leite acenou positivamente para recursos, disse Bohn.

Prefeito que completa quatro mandatos, Carlos Bohn, já é prefeito histórico e vai deixar um grande legado de bens públicos, como infraestrutura de saúde, educação, viária, e pode fechar com chave de ouro com o novo Centro Administrativo e o Parque Municipal. E Bohn, que faz 60 anos agora, pode concorrer novamente em 2028. E tem essa vontade.

Projeto cria Dia dos Evangélicos

Foi aprovado na sessão ordinária da Câmara de Vereadores na segunda, 9, o Projeto de Lei Legislativo N°0038/2023, do vereador Benildo Soares (Republicanos), que Institui o “Dia do Evangélico no município de Venâncio Aires. “O Projeto de Lei tem como objetivo homenagear um dos segmentos que mais vem crescendo em todo o país. Agora os evangélicos terão uma data para celebrar o seu dia, que será anualmente no dia 30 de novembro”, comemora Soares.

A data instituída pela Lei constará no Calendário Oficial do Município de Venâncio Aires.

Soares com lideranças do Republicanos e de igrejas evangélicas comemorou a aprovação do projeto. (Foto: Divulgação)

Balcina, energia quase centenária

Na quarta, 11, a Folha e Terra FM receberam uma visita muito especial; Balcina Faller Calheiros, 97 anos, viúva de Bernardino Calheiros. Luiz Paulo Assmann Junior, da ALM Engenharia, esteve no grupo de comunicação para gravar um podcast e trouxe a vó junto. E ela participou da conversa.

Balcina, cheia de energia ainda, é mãe de Zilda Calheiros Assmann, mãe de Junior, casada com Luiz Paulo Assmann. Ela contou, com detalhes, sobre os negócios da família em Linha Arroio Grande, onde tinham olaria.

Registro da visita de Balcina, com o neto Júnior e a editora da Folha, Leticia Wacholz.. (Foto: Lunara Reiter)

Contra o aborto

O vereador Eligio Weschenfelder (PSB), o Muchila, apresenta proposta de moção na Câmara de Vereadores, na próxima segunda, 16, para, se aprovada – o que penso deve acontecer por unanimidade – ser encaminha para a Suprema Corte, o STF, em repudio à liberação/legalização do aborto que está sendo votada lá.

“Na qualidade de vereador, preciso mostrar que nossa gente é contra tamanha barbárie, até porque nos casos previstos em lei o aborto é liberado”, relata o vereador. Ele lembra que o Brasil é signatário da Convenção Americana sobre Direitos Humanos de 22 de novembro de 1969 (tratado de São José, na Costa Rica), que reconhece a vida humana a partir da concepção.

Cita ainda que pesquisa do IPEC (ex-IBOPE), divulgada em 2023, a pedido da Rede Globo, apurou que 70% dos brasileiros são contra a legalização do aborto. “Diante desta realidade esta moção tem o intuito de se somar ao clamor da comunidade e mostrar ao STF que os mesmos estão inclusive extrapolando suas prerrogativas”, conclui Eligio, ao divulgar o assunto.
Nessa estou de pleno acordo com Elígio, de quem tenho discordado em outras ações.

Sobre tabaco

Na próxima terça, 17, o Sinditabaco vai realizar o Seminário Diretos Humanos na Produção de Tabaco, que abordará os temas Acomodações e Contratação de mão de obra na agricultura familiar. O evento tem como objetivo apresentar as ações desenvolvidas pelo setor. São esperados produtores, lideranças e autoridades regionais, representantes das empresas associadas e de entidades representativas dos produtores, bem como de órgãos de fiscalização do Ministério do Trabalho.

A programação inicia às 9h30, na Expoagro Afubra, com palestra da Dra. Ana Paula Motta Costa e participações do SindiTabaco, da Afubra, Fetag e Farsul. O auditor fiscal da Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), Rudy Allan Silva, também fará uma fala durante o encontro que encerra com a apresentação da cartilha Contratação de mão de obra na Agricultura Familiar, elaborada pela Fetag, e da cartilha Trabalho Análogo ao de Escravo, elaborada pela SIT. 

Tema importante, que é preocupação da cadeia produtiva do tabaco, tanto de produtores como das indústrias.

Fogo recorde

A Amazônia enfrenta novamente uma seca fora dos padrões o que contribui para incêndios florestais que batem recorde. Desde 1998, quando começou o controle, não eram registradas tantas queimadas na Amazônia.

Interessante é a narrativa da grande mídia. Por quatro anos colocaram no colo de Bolsonaro a culpa pelas queimadas na Amazônia. Agora, com Lula no governo, a narrativa é de que isso é normal essa época. Como sempre foi. Jornalismo hipócrita.[

Congresso ADI

Iniciou ontem, em Canela, o 25º Congresso ADI Multimidia, a Associação dos Diários do Interior, que reúne 33 grupos de comunicação do interior do RS. Diretores, editores e jornalistas se reúnem para debater o setor, assistir palestras, trocar experiências e confraternizar. O diretor da Folha do Mate e Terra FM, Ricardo Silberschlag, é o atual presidente da ADI.

No concurso de excelência editorial, o concurso de reportagens da ADI, a jornalista Juliana Bencke, editora de cadernos da Folha, recebe o prêmio de 1º lugar no jantar festivo do sábado à noite.

Assoeva decide

A Assoeva alcançou os seus objetivos iniciais de classificar no Estadual e na Liga Nacional. Agora começa a decidir classificação na fase eliminatória. Neste sábado, às 21h, joga no Poliesportivo, contra o Jaraguá de SC, pelas oitavas da Liga Nacional. O jogo de volta será dia 22, em Jaraguá. Na quarta, 18, a Assoeva joga eliminatória do Estadual, contra o Guarany de Espumoso, às 19h30min, no Poliesportivo. No primeiro jogo, em Espumoso, a Assoeva levou 4 a 1. São duas decisões em casa. A força do torcedor será fundamental para a Assoeva seguir nas duas competições.

Do X

O Globo: Manaus amanhece sob fumaça pelo segundo dia seguido: queimadas em outubro aumentaram 148% em relação ao ano passado, no Amazonas

Exame: Campos Neto receberá prêmio por criação do Pix em cerimônia nos Estados Unidos

CNN: Israel diz que não haverá eletricidade, água ou combustível para Gaza até que o Hamas devolva os reféns

Gazeta do Povo: Embaixador israelense pede que governo brasileiro reconheça Hamas como grupo terrorista

Veja: Lula pede cessar-fogo israelense em Gaza e liberação de reféns do Hamas

Folha S. Paulo: Lula diz que condenou ‘ataques terroristas’ em conversa com presidente de Israel

GZH: Itamaraty volta a condenar ataques, mas diz que classificação do Hamas como terrorista cabe à ONU

Revista Oeste: Reação de Israel é ‘brutalidade ainda mais abrangente’ que os ataques do Hamas, diz Gleisi

GloboNews: “Vamos defender a criação do Estado Palestino. Vamos denunciar qualquer ação de violência contra populações civis e trabalhar para um cessar-fogo urgente”, diz o ministro Paulo Pimenta, sobre o trabalho do Brasil no comando do Conselho de Segurança da ONU

Estadão: Ministério da Saúde gastou quase R$ 1 milhão em evento com dança erótica.

Luiz Felipe Pondé: O fedor do antissemitismo se espalhou pelas universidades. A máscara caiu: os antissemitas saíram do esgoto

Osmar Terra: Que interessante, nos 4 anos anteriores essas queimadas que sempre acontecem com a estiagem na Amazônia eram tratadas como culpa do Bolsonaro. Agora são uma fatalidade cíclica meteorológica… é, a versão da mídia “isenta”!



Sérgio Luiz Klafke

Sérgio Luiz Klafke

Diretor de Conteúdo e colunista da Folha do Mate

Clique Aqui para ver o autor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido