O prefeito Airton Artus e o secretário municipal do Desenvolvimento Econômico e Agricultura, Hélio Lawal, estiveram nesta semana em audiências no governo do Estado para apresentar oficialmente o projeto da criação do polo de proteína animal em Venâncio Aires. Estiveram com o secretário estadual da Agricultura e Pecuária, Ernani Polo. A visita fez parte de roteiro cumprido na segunda-feira, 27, em que Artus e Lawall, levaram demandas do setor rural no município ao Governo do Estado. A agenda contou com encontros na pasta da Agricultura e na Secretaria Estadual do Desenvolvimento e Cooperativismo.No encontro, o prefeito entregou material institucional a Ernani Polo e corpo técnico da Secretaria, sintetizando os passos concretizados e previstos para estabelecer o polo de proteína. O conteúdo destacou o potencial de Venâncio Aires na produção de carne, ovos e laticínios, a estrutura já existente e a necessidade dos investimentos em infraestrutura, sobretudo nas estradas, para o escoamento da produção.“O secretário Polo ficou surpreso com o estágio avançado em que nos encontramos e com a força econômica e produtiva do nosso município no setor cárneo”, frisou Artus. Um novo encontro será agendado para buscar avanços a partir das demandas apresentadas e desenvolver as possibilidades de o Estado se engajar ao projeto do polo de proteína.Na Secretaria do Desenvolvimento Rural e Cooperativismo, Artus e Lawall foram recebidos pelo secretário-adjunto Iberê Orsi. Dentre os temas discutidos, o secretário Lawall destaca a preocupação com a alta dos valores da conta de energia elétrica para as associações hídricas do interior. A partir de julho, o índice de tributação de ICMS sobre seus gastos com abastecimento elétrico destas entidades subirá de 12% para 25% ao mês. A medida afetaria diretamente sobre as cerca de 60 associações existentes hoje em Venâncio Aires.

Foto: Divulgação / AIPiratiniArtus e Lawall apresentam demandas ao secretário-adjunto do Desenvolvimento Rural, Iberê Orsi (E) e ao veterinário do Estado, Henrique Schonarth.
Artus e Lawall apresentam demandas ao secretário-adjunto do Desenvolvimento Rural, Iberê Orsi (E) e ao veterinário do Estado, Henrique Schonarth.