Na tarde de ontem foi dado mais um passo importante para a saúde pública. Foi apresentado na bancada do PDT na Assembleia, o projeto de securitização das dívidas dos hospitais filantrópicos e santas casas do deputado federal Afonso Motta (PDT), que já protocolou a proposta na Câmara dos Deputados.
O projeto leva para o Congresso iniciativa do deputado estadual Airton Artus (PDT) na Assembleia Legislativa. Artus destaca que esse projeto de securitização das dívidas, somado aos projetos Pró-Hospitais, através do qual empresas podem destinar até 5% do ICMS devido para os hospitais, que ele teve aprovado na Assembleia, mais o SUS Gaúcho iniciativa do governo do Estado de socorro dos hospitais, sugeria por Artus, nasce um conjunto de medidas para socorrer os hospitais filantrópicos, que sofrem financeiramente com o atendimento pelo SUS, cujos valores pagos pelo governo federal, não cobrem os serviços realizados.
São propostas que precisam seguir trâmites, vencer etapas, mas que são caminhos para melhorar o atendimento da saúde pública dos gaúchos.

Notinhas

  • Presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Agroindústria, Elígio Weschenfelder, o Muchila (PSB), organiza visita técnica à Agroindústria Casa do Mel Schwendler, em Linha Olavo Bilac, para esta quarta, 15, às 13h. Eligio defende que é urgente apoiar os produtores locais e buscar soluções para os entraves enfrentados, especialmente na área de fiscalização sanitária. “A Frente Parlamentar se propõe como ferramenta essencial para avançar nesse diálogo e fortalecer o setor agroindustrial regional”, afirma o vereador.
  • Denúncia de assédio sexual contra um vereador, feita por uma mulher em rede social, está dando o que falar. Como escrevo a coluna antes da reunião da Câmara, que foi ontem à noite, amplio o assunto na coluna de quinta.
  • Guarani fez a terceira vitória seguida na Terceirona com o 3 a 0 no Clube 1992, de Carazinho, e empolga o torcedor. O time formado por Gilmar Iser, com marcação forte e velocidade, surpreende. Gilmar deixou o clube na semana que passou por não conseguir conciliar as atividades com a sua empresa. Assumiu o auxiliar Eder Lazzari, também ex-jogador do clube no time que marcou época em 2002, quando conquistou o título do Gauchão do Interior, sem a dupla Gre-Nal, com Mano Menezes no comando técnico. Que o Rubro-Negro consiga deixar a Terceirona, onde não é o seu lugar, e volte para a Segundona e quem sabe adiante voltar ao Gauchão.
  • O mundo comemora o fim da guerra de Israel com o Hamas na Faixa de Gaza, que completava dois anos. O presidente norte-americano Donald Trump ‘meteu o pé na porta’ e terminou com a guerra. Agora é preciso reconstruir Gaza e criar o estado palestino livre. E fica o desafio de terminar com a guerra da Rússia contra a Ucrânia. Os russos estão destruindo um pais rico e produtor de alimentos para o mundo e precisam ser detidos.

Do X

  • O Globo: Entorno de Lula vê Messias à frente por vaga de Barroso no STF, em disputa que também tem Pacheco e Bruno Dantas como cotados
  • Folha S. Paulo: Governo decreta que gabinete de Lula deve atender Janja
  • Veja: Após revés em MP, Lula e Haddad retomam a nova versão do “nós contra eles”
  • CNN: Líder do governo, Gleisi vai “meter a faca” em cargos do Centrão na Caixa
  • Jovem Pan: Hamas aceita plano de paz de Trump e anuncia o fim da guerra com Israel
  • Revista Oeste: Fraude no INSS: entidades tentaram incluir mortos em descontos
  • Exame: CNH sem autoescola: governo divulga como será o passo a passo para tirar habilitação
  • IstoÉ: Encontro de Lula com Leão XIV é 3º do petista como presidente com Papa
  • Gazeta do Povo: Maria do Rosário critica Nobel da Paz a Corina e diz que prêmio é “moralmente” de Greta
  • Tarcísio Freitas: O Nobel da Paz concedido a Maria Corina Machado tem um significado importante. Deslegitima o regime ditatorial de Maduro e mostra que o esforço para manter viva a chama da democracia em meio à escuridão não está passando despercebido por quem milita ao lado da verdade. Que essa premiação sirva de exemplo para aqueles que vivem de narrativas, enquanto defendem esse regime execrável. E para que o Brasil se reencontre com o caminho da verdadeira liberdade.