Decreto do prefeito Giovane Wickert (PSB) determina que a partir do dia 27, próxima segunda, todas as pessoas devem usar máscara facial de proteção, que cubra boca e nariz, como forma de evitar propagação do contágio pelo coronavírus, que está entre nós.
O decreto que possibilitou a abertura do comércio, com restrições ao número de pessoas sendo atendidas, permitiu que a cidade volte a se movimentar economicamente. Mas para isso, além das normas de higienização com álcool em gel, para desinfetar as mãos constantemente, o distanciamento de dois metros entre pessoas, o uso da máscara evitará a propagação do vírus pelas gotículas expelidas por alguém tossindo, ou mesmo falando muito próximo de outra pessoa.
Muitos contaminados pelo vírus não sentem os sintomas caraterísticos, de tosse, dor de cabeça, etc e podem passar o vírus adiante, para pessoas mais suscetíveis, que correm risco de vida. A máscara evita isso.
Se todos colaborarem com estas medidas, o impacto do coronavírus será menor entre nós. Mas, sem a conscientização das pessoas, poderemos ter uma situação grave em que não tenha atendimento para todos no hospital e o prefeito precise fechar tudo de novo. Pense nisso quando precisar sair de casa.
Notinhas
* Prefeito Giovane visitou dois empreendimentos importantes na semana que passou. Esteve no Crematório Regional Kist, que está pronto, aguardando licença para começar a atender a comunidade regional. Um investimento de José Kist, da Funerária Kist e Cemitério Parque Jardim da Paz. Giovane também esteve no condomínio avícola da Dália, em Linha 17 de Junho, que está pronto, aguardando a cooperativa marcar a data de inauguração do projeto de R$ 8 milhões.
* Basta uma ‘zapeada’ por redes sociais para ver que a queixa sobre a proliferação de mosquitos em todas partes da cidade é geral. Desde que a Prefeitura deixou da fazer a fumegação no sistema de esgoto da cidade, baratas e mosquitos tomaram conta, é uma das argumentações que li.
* Vereador Sidnei Ferreira (PDT) apresenta Proposta de Emenda à Lei Orgânica do Município instituindo o ‘impositivo’ para emendas de vereadores ao orçamento municipal, que anualmente é encaminhado pelo Executivo ao Legislativo. Sid sugere na proposta que as emendas possam somar até 0,65% das receitas correntes líquidas do orçamento e que 50% disso seja em emendas destinadas para a saúde pública.
* Do médico e ex-prefeito Airton Artus: A obrigação do uso de máscaras e sua falta no mercado, pode ter uma abordagem diferente por parte do governo municipal em Venâncio Aires. Temos várias fábricas de confecções (muitas delas em dificuldades). A prefeitura perde a oportunidade de incentivar essas empresas com recursos que vem do governo federal e em contrapartida elas produziriam dezenas de milhares de máscaras. Em Venâncio elas seriam distribuídas gratuitamente a toda a população e na região e estado seriam vendidas. Dinheiro tem. Falta foco.
* De Nilson Lehmen, ex-secretario municipal da Indústria, Comércio e Turismo: 40 municípios do RS sem nenhum caso de Covid-19 e totalmente parados há 30 dias.
Do Twitter
* Folha S. Paulo: Caixa e Sebrae criam linha de crédito de R$ 7,5 bi para micro e pequenas empresas.
* Sebrae: Cuide de quem está ao seu lado, dê uma força para o comércio do seu bairro. Compre dos pequenos.
* Crusoé: Pesquisa identificou remédio com 94% de eficácia contra o coronavírus, diz Ministro Marcos Pontes, da Ciência e Tecnologia.
* O Globo: Bolsonaro defende fim de medidas de isolamento nesta semana.
* Extra: ‘Falar em impeachment é desserviço para o Brasil neste momento’, diz líder do DEM na Câmara.
* Estadão: Após Bolsonaro criticar Maia, Alcolumbre retira da pauta do Senado MP Verde Amarelo, entrega relatoria ao PT e medida deve perder validade.