O Serviço de Inspeção Municipal (SIM) recebeu nesta semana do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) habilitação para emitir o Selo do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI), mais um avanço que o prefeito Jarbas da Rosa (PDT) alcança no serviço público. A medida permite que empresas do município possam receber a mais alta certificação para a comercialização de produtos de origem animal em todo o Brasil. O reconhecimento coloca a Capital do Chimarrão entre os 38 municípios do país com esta permissão.
O médico veterinário coordenador do SIM, Daniel Terra Leite, explicou que o SISBI é uma certificação abrangente. Quando a empresa recebe a habilitação, todos os produtos, independentemente da formulação, têm a permissão de venda nacional.
Atualmente, os Frigoríficos Kroth, Sape e Bom Frango tem SISBI-POA mediante habilitação do Estado ao SISBI-POA, ou seja, estão registrados no SIE (Serviço de Inspeção Estadual), mas com a presença de profissionais do SIM atuando nestes estabelecimentos sob regime de Terno de Cooperação há vários anos.

Equipe do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) no dia que receberam a portaria do MAPA, junto com Fabrício Bohn e Gustavo Von Helden, assessores da secretaria do Desenvolvimento Rural. (Foto: Divulgação)

Terceiro turno

Secretário da Saúde, vereador Tiago Quintana, em visita ao prefeito Jarbas atendendo no Postão do Gressler. (Foto Divulgação)

Quem acompanha redes sociais tem visto o prefeito Jarbas da Rosa (PDT), que é médico concursado do município, atendendo no Postão do bairro Gressler, nas noites de sexta-feira, depois de uma semana inteira de expediente na Prefeitura, com cargas que passam das 12h/dia.
Perguntei ao prefeito o que lhe move a fazer esse atendimento, que é voluntário. Ele respondeu que em 2021, na pandemia, se sentiu no compromisso de ir para a linha de frente e foi atender as pessoas. A pandemia passou e ele continuou atendendo. Jarbas era médico comunitário no Posto de Saúde do bairro Coronel Brito, onde criou esse vínculo com as pessoas que atende o que o tornou vereador e depois prefeito.

Prefeito Mirim

Prefeito Jarbas da Rosa (PDT) e a vice (Izaura Landim (MDB) anunciaram ontem o resultado da votação entre alunos de escolas para o projeto Prefeitura Mirim. Foram eleitos prefeita Anna Carolina Storch Haupt, do 7º anos da escola municipal Benno Breunig do bairro São Francisco Xavier e vice Murilo Henrique Frantz, do 9º ano da escola municipal Cidade Nova. Outros 13 anos alunos com maior votação foram escolhidos para ocupar 12 secretarias e Gabinete da Primeira Dama.
Uma ótima iniciativa de Venâncio, faz muitos anos, abrindo as portas da Prefeitura para as crianças, que um dia poderão dirigir o município no futuro.

Bons tempos

Giovane e Elígio com o quadro de eventos no Parque do Chimarrão. (Foto: Divulgação)

O ex-prefeito Giovane Wickert (PSB), hoje subsecretário de Infraestrutura e Patrimônio Público na secretaria de Obras Públicas do Estado, e que vai ser candidato a prefeito em 2024, recebeu nesta semana a visita do vereador Elígio Weschenfelder (PSB) em Porto Alegre e me conta um um diálogo que tiveram.
“Recebi a visita do vereador Elígio Weschenfelder, mais conhecido como Muchila, na quinta, aqui em Porto Alegre, na Secretaria de Obras. Colega de partido, Muchila trouxe algumas demandas do município de Venâncio Aires junto ao Governo do Estado. Assim que o Muchila viu pendurado, aqui na Secretaria, o quadro do IV Festival do Churrasco e Chimarrão de 2018, quando a época eu era prefeito e ele era o Coordenador do Parque, lembramos que esta edição foi a maior de todas até hoje! O Elígio, como Coordenador, começou a organizar melhor a gestão do Parque que naquela época, além de ser a sede da Fenachim, começou a sediar o Festival do Churrasco e do Chimarrão, a Agro Feira, o Festival do Balonismo e o Arrancadão, eventos estes com o apoio da imprensa local. Prometi ao Muchila conseguir uma réplica pra ele e quero levar uma pra você pelo apoio e o protagonismo que tivemos da Folha do Mate. Na foto aérea o registro do Parque lotado de dia, de noite e ao pôr do sol, também a exposição de carros antigos, as apresentações tradicionalistas, o Churrasco e o Chimarrão. Bons tempos…Como diz o Muchila, saudades”, lembrou Giovane.

Diego x Gerson

Nesta semana mais um episódio de confronto dos vereadores Diego Wolschick, eleito pelo PTB, da oposição, e o presidente da Câmara, Gerson Ruppenthal (PDT), partido do prefeito Jarbas da Rosa. Os dois são do mesmo distrito, de Vila Deodoro. Gerson de Linha Brasil e Diego de Linha Madalena, localidades vizinhas, as margens da RS-422. Diego foi assessor de Gerson na legislatura 2013-2016. Na eleição de 2016 Gerson foi barrado pela Justiça Eleitoral e Diego concorreu, mas não se elegeu. A convite de Celso Krämer que se elegera vice-prefeito, Diego foi para o PTB, onde se elegeu em 2020.
A rivalidade entre os dois vereadores é explicita, como no caso da homenagem para a escola Jubal Junqueira, de Vila Deodoro, que completou 80 anos. Diego, que estudou na escola, diz que manifestou em maio a intenção da homenagem. Agora, na hora do aniversário, Gerson Ruppenthal tomou a iniciativa.
Se os dois trabalhassem juntos pelas localidades que representam, o 3º Distrito teria mais a ganhar.

PL em ML

Antônio Pereira da Silveira, sargento da Brigada Militar, que acompanha o programa Chimarrão com Notícias na Terra FM, todos os dias, ouvinte do quadro que faço as 7h para falar de política e assuntos importantes da vida das pessoas, me manda informações pela repórter da Folha, jornalista Tais Fortes, que mora em Mato Leitão, sobre o PL naquele município.
Pereira, que atuou durante 14 anos como policial militar em Mato Leitão e hoje trabalha em Lajeado, é o presidente do Partido Liberal (PL), que foi formalizado na Cidade das Orquídeas em junho deste ano. A sigla já se organiza para ter candidato à majoritária e Pereira colocou o nome à disposição como pré-candidato a prefeito.
Mato Leitão encerra ciclo de dois mandatos do prefeito Carlos Bohn, que fecha assim quatro mandatos como prefeito, e abre espaço para novos nomes se habilitarem a ser prefeito. Em 30 anos Mato Leitão teve como prefeitos Eunice Heuser (PDT) com um mandato, Carlos Bohn (PSDB) com quatro mandatos, o primeiro pelo PDT e os outros três pelo PSDB, João Wildner (PP) com dois mandatos e Carmem Goerck (PP) um mandato.

Inter fora

Quarta de terror para os colorados. Depois da euforia de estar vencendo o Fluminense no Beira Rio lotado e se classificando para a final da Libertadores, o time deu ‘pane’. E cinco minutos, no final do jogo, o Fluminense virou para 2 a 1 e ficou com a vaga. O futebol é assim: o Inter teve oportunidades de liquidar o jogo com Enner Valência, que perdeu três gols que não costuma perder. O castigo veio a ‘galope’ e German Cano em duas bolas fez os dois gols do tricolor. Na quinta, o Palmeiras empatou com o Boca Juniors em 1 a 0 e nos pênaltis foi eliminado. Boca – de seis títulos de Libertadores – e Fluminense – que busca sua primeira – fazem a final no Maracanã, dia 4 de novembro.
E amanhã tem Gre-Nal no Beira Rio.

Do X

  • UOL: “Brasileiros são lixo! Mulheres brasileiras são putas!”, “Não quero ser atendido por um brasileiro”, “o que estás a fazer em meu país que já não volta para tua terra?” Com 400 mil imigrantes, xenofobia cresce em Portugal
  • Senado Federal: Além de decisões monocráticas, Senado tem PEC para limitar a 15 anos os mandatos no STF
  • O Globo: Lideranças do Senado veem ‘caminho sem volta’ em pautas que limitam poder do STF
  • Gazeta do Povo: Ives Gandra: Problema não é duração do mandato, mas forma de escolha dos ministros do STF
  • Veja: ‘A esquerda no Brasil é atrasada’, ataca Luciano Huck
  • Folha S. Paulo: Petrobras paga quase R$ 4 milhões à Globo por comercial inédito no Jornal Nacional
  • Estadão: Economia global sugere turbulências para o governo Lula com maior instabilidade política à frente
  • Extra: Após desculpas, Doria aposta em Lula como ‘pacificador do Brasil’ e chama apoio a Bolsonaro de ‘equívoco’
  • Gustavo Gayer: Governo Lula é denunciado no MPF por suspeita de uso do dinheiro público para financiamento de campanhas eleitorais na Argentina