O PSDB ressurge no cenário político local. O partido tinha eleito vereador só em 2000, com Moacir Emílio Ferreira, e em 2004, com Eduardo Kappel. Depois não elegeu mais ninguém. Teve Asuir Silberschlag, vereador eleito pelo PPB em 1996 e 2000, que se transferiu para o PSDB, candidato à vice, quando Glauco Scherer (PTB) perdeu a reeleição em 2004. Asuir já pediu sua desfiliação agora em março. Em 2008 Leandro Haag foi vice de Glauco Scherer (PTB), quando Airton Artus (PDT) venceu a eleição. Juçara Ferreira foi vice de Nilson Lehmen (PMDB), que perdeu por 11 mil votos na reeleição de Airton Artus (PDT) e Giovane Wickert (PT), em 2012, a maior diferença de votos em eleição municipal em Venâncio. E teve Vinícius Medeiros candidato a prefeito em 2016, com 7 mil votos, em terceiro lugar, quando Giovane Wickert (PSB) se elegeu.
Agora o PSDB trocou de comando. Vilmar Bender, ex-vereador pelo PTB, e João Stahl, ex-vereador pelo PDT, assumiram a Comissão Provisória do partido, por escolha do diretório estadual, numa articulação que teve a participação do ex-prefeito Giovane Wickert (PSB), atualmente subsecretário de Infraestrutura e Patrimônio, da secretaria estadual de Obras Públicas no governo do Estado.
Vilmar Bender tentou convencer o vereador Ezequiel Sthal a se filiar, pois era nome cotado para ser candidato a vice de Giovane. Mas Ezequiel foi para o PL e ficou com Marcelo Moraes. André Kaufmann passou a ser o alvo. Na semana que passou Vilmar e João foram com André para um encontro com o deputado federal Lucas Redecker (PSDB), e Giovane Wickert (PSB), na capital, onde André teve garantia de apoio de Redecker. O vereador era muito ligado à Marcelo Moraes, que também foi do PTB e hoje está no PL, mas deixa essa relação política.
Depois deste entendimento, André decidiu sua filiação no PSDB, anunciada na segunda, 1º de abril. E André passa a ser o nome mais forte para concorrer à vice com Giovane. Ele me disse aqui na Folha e Terra na segunda, 1º, antes de ir para a Câmara anunciar a decisão, que se outro partido quiser coligar e tiver nome forte para ser vice de Giovane, ele apoia. Mas se não tiver, ele não descarta ser o candidato a vice. Penso que vá ser ele.
E Vilmar Bender está filiando mais gente. O tradicionalista Elton Manganelli, o Jacaré, e a professora Élida Klamt, são dois. Mas tem mais gente. Vilmar vai divulgar na segunda, 8, depois de fechar o prazo de filiações para quem quiser concorrer, a lista de novos filiados, que ele promete vai ter surpresas, com nomes de peso. Vilmar afirma ter 20 nomes para concorrer a vereador e que o PSDB apresentará nominata completa de 16 candidatos permitidos pela legislação.
PSB e PSDB buscam filiações para se fortalecer. Os partidos da coligação do prefeito Jarbas da Rosa e da vice Izaura Landim, PDT, MDB, Republicanos e PSD estão prontos para a reeleição. O PL e PP formaram uma chapa majoritária com Alexandre Wickert e Maciel Marasca e também reforçam suas nominatas. Dos partidos agora com vereador no Legislativo, só o Podemos, liderado por Celso Krämer, não tem candidato anunciado, nem coligação definida. Penso que a alternativa vai ser apoiar Giovane, de quem Celso foi vice-prefeito, mas aceitando condições. E tem o PT, que não tem vereador, mas tem o ex-vereador e ex-secretário municipal, Cândido Faleiro, como nome para concorrer a prefeito.
Projeto Pró-Hospitais na Assembleia
E vai a votação na Assembleia na próxima terça, 9, o projeto proposto pelo deputado Airton Artus (PDT), que estabelece o Programa Pró-Hospitais, que vai permitir empresas destinarem até 5% do ICMS devido para hospitais em suas cidades. Como existiam mais propostas, foram unificadas e o projeto é assinado também pelos deputados Claudio Tatsch (PL) e Thiago Duarte (União Brasil). Os três estiveram, reunidos com o chefe da Casa Civil do governo, Arthur Lemos, parra discutir a compensação de recursos que serão destinados aos hospitais. E em reunião de líderes com o presidente da Assembleia, Adolfo Brito (PP), o projeto foi incluído na pauta da próxima terça, 9. Pode ser a ‘tábua da salvação’ para os hospitais, que convivem com déficit provocado pela defasagem da tabela do SUS, que paga 70% dos serviços de atendimentos nos hospitais.
Obras na ERS-130 só em maio
Deputado estadual Airton Artus (PDT) e seu assessor de gabinete, Cristiano Kaufmann, foram à secretaria estadual de Logística e Transporte e Daer ver sobre o atraso nas obras de recuperação da ERS-130, rodovia que costeia o rio Taquari de General Câmara até Cruzeiro do Sul, e que foi muito atingida pelas enchentes de 2023. Foram anunciados R$ 10 milhões do governo federal para recuperar a estrada e construir muro de contenção ao rio em Mariante. O Secretário Adjunto, Luiz Gustavo de Souza, explicou que as empresas licitadas estão primeiro atendendo cidade onde estradas estavam mais danificadas ou até interditadas. A informação é que em maio devem iniciar as obras na ERS-130 e também o recapeamento de trecho da VRS-816, que liga Venâncio à Vila Palanque, passando por Grão Pará e Travessa, com recursos do estado.
Artus também reforçou a importância da continuidade do asfalto na ERS-422, no trecho de Linha Brasil até Vila Deodoro. São dois lotes, um de 3 km, de Linha Brasil até Linha Madalena, e outro de 4km, de Madalena até a ‘santinha’, em Vila Deodoro, de onde já tem asfalto até o centro da Vila. Artus ainda defendeu um pedido do vereador por Vila Mariante, Clécio Espíndola (MDB), o Galo, para a construção de uma nova ponte sobre o arroio Taquari Mirim, em Linha Itaipava das Flores, onde existe uma ponte de madeira, que apresenta riscos de cair.
Evangélicos aderem ao PL e PP
O pastor Lucas da Silva, filho do pastor Eurípedes, que era do PSC, se filou ao PP nesta semana, à convite de Maciel a Marasca, empresário que assumiu o partido e é pré-candidato a vice-prefeito, com Alexandre Wickert (PL), pré-candidato a prefeito. Outros pastores evangélicos pentecostais estão aderindo ao movimento de direita, seguindo o quadro nacional.
Detalho o assunto na coluna de sábado.