Quase 50 anos nos 50 da Folha

Quando completei 40 anos de Folha, em 2013, recebi, e enquadrei, uma ‘edição’ comemorativa feita pela equipe, que conta minha história de vida ligada ao jornal. (Foto: Cassiane Rodrigues)

Neste 6 de outubro a Folha do Mate completa 50 anos de fundação. Meio século da arrojada iniciativa de alguns jovens comunicadores de rádio de Venâncio. Walter Kuhn, que trabalhou no jornal Alto Taquari, em Lajeado, na rádio Independente, em Lajeado também, e em Encantado, voltou para Venâncio em agosto 1972, para atuar na RVA. Surgiu então a ideia de criar um jornal, que dois meses depois virava realidade. Lauro Urhy, 36, diretor da RVA, mais os repórteres Lindor Müller, 25, e Astor Reckziegel, 21, junto com Walter, 23, que chagava, foram os quatro que criaram a Folha, em sala cedida pelo padre Décio Heineck nos fundos da Paróquia.
Meio ano depois, em 14 de março de 1973, Asuir Silberschlag, meu tio e padrinho, foi contratado para vender assinaturas do jornal e fez disparar o número de exemplares. Em julho daquele ano ele me convidou – eu com 12 anos, faria 13 em novembro – para ajudar na entrega. Lá fui eu, na confiança do ‘dindo’, sem imaginar que ali começava minha vida profissional e que seria nesta empresa que eu trabalharia minha vida toda.
Com 16 anos assumi a coordenação da circulação, aos 18 era repórter esportivo, aos 22, quando o tio Asuir comprou o jornal passei a ser sócio, trabalhei como repórter, na coordenação de conteúdo e comercial por muitos anos, o jornal cresceu, criamos setores, virei diretor de Conteúdo, presidi a Associação dos Diários do Interior do RS (ADI-RS), e assim se vão quase 50 anos. A Folha faz 50 anos hoje. Eu faço 50 anos de Folha em julho de 2023.
Só não vivi os primeiros nove meses do jornal, assim, fiz parte de todo processo de evolução, até os dias atuais, quando a empresa tem uma emissora de rádio, a Terra FM, adquirida em 2018, e vive os desafios da comunicação com informação em tempo real e globalizada. Desenvolver a integração entre rádio, plataformas digitais e jornal impresso, é o desafio atual e é por este caminho que fazemos comunicação todos os dias.



Sérgio Luiz Klafke

Sérgio Luiz Klafke

Diretor de Conteúdo e colunista da Folha do Mate

Clique Aqui para ver o autor

1 COMENTÁRIO

  1. congratulacoes ao Grande jornal folha do Mate pelos 50 anos de excelente trabalho. Eu me lembro de

    toda a velha guarde que criou este excelente jornal. Todos lideres de V.A. desculp meu portgues

    Congratulation

    Ivo Gerlach

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido