Reportagem da Folha de sábado trouxe a confirmação do advogado e empresário Alexandre Wickert sobre sua disposição em concorrer a prefeito pelo PL em Venâncio, com Maciel Marasca, do PP, como vice. A matéria ouviu o prefeito Jarbas da Rosa (PDT), que é candidato natural à reeleição, mas que não fala do assunto, argumentando que ainda tem muito por fazer na administração municipal antes da campanha em 2024. O ex-prefeito Giovane Wickert (PSB), hoje subsecretário de Infraestrutura e Patrimônio Público da secretaria estadual de Obras Públicas, diz que está recebendo muitos pedidos da comunidade para concorrer. E Cândido Faleiro (PT), ex-vereador e secretário municipal, confirmou sua disposição de concorrer a prefeito. Cândido vai ser entrevistado na semana no Terra Em Uma Hora, para falar do assunto.
Assim está posto o quadro hoje, faltando menos de um ano para a eleição municipal. São quatro nomes para concorrer a prefeito, oferecendo ao eleitor quatro projetos diferentes. Democracia.
Recordes na Festas das Orquídeas
Mato Leitão realizou de sexta até domingo a 4ª Festa das Orquídeas. A exposição da flor símbolo da cidade, a orquídea, teve um recorde de 1.268 plantas inscritas por 155 produtores de 22 associações diferentes de todo estado. A estrutura de lonões abrigou exposição comercial, praça de alimentação, palco de shows. E um público recorde de 28 mil pessoas passou por Mato Leitão nos três dias, divulgou a organização, que foi presidida pela empresária Lizete Sebastiany, que já presidira a 3ª festa, em 2019.
Na sexta, depois da reunião conjunta de prefeitos da Amvarp e Amvat, à tarde, aconteceu a abertura oficial, com a presença de dois políticos que tem ligação histórica com a cidade. O deputado federal, de 6º mandato, Pompeo de Matos (PDT), que era presidente da Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa quando Mato Leitão buscou a sua emancipação, no início dos anos 90 e virou município em 1992. E Zilá Breitenbach, secretaria Adjunta de Obras do Estado, que como deputada foi autora da lei que tornou Mato Leitão oficialmente Cida e das Orquídeas. Também estiveram lá o deputado federal Lucas Redecker e os deputados estaduais da região, Airton Artus (PDT) e Edivilson Brum (MDB).
Notinhas
- Show de projeção de luzes na frente da igreja matriz São Sebastião Mártir na abertura da programação natalina na noite de sexta, 8, com a chegada do Papai Noel, foi um espetáculo que encantou adultos e crianças.
- Deputado federal Giovani Cherini, presidente do PL no RS, comunicou ontem que foi paga pelo Ministério da Economia, emenda parlamentar sua para Venâncio, no valor de R$ 300 mil, para pavimentação no bairro Cidade Nova. Boa notícia.
- A Argentina teve no domingo a posse do economista liberal Javier Milei na presidência. Depois dos governos desastrosos dos Kirchner, de Macri, e de Fernandez, os argentinos escolheram uma proposta radical de direita, como alternativa para sair da inflação que já chega aos 150% por ano e recuperar o país, que tem 44% do povo na miséria. O desafio é imenso, mas o agro, sem as taxações que os governos de esquerda impuseram, desestimulando a produção, pode ser o caminho da retomada dos hermanos.
Do X
- O Globo: Posse de Milei transforma Buenos Aires em capital da extrema direita internacional
- Correio Braziliense: Bolsonaro é aplaudido por argentinos ao chegar na posse de Milei
- UOL: Bolsonaro é barrado ao tentar aparecer em foto de chefes de Estado com Milei
- Folha S. Paulo: Lula quebra tradição de 40 anos ao enviar chanceler para posse de Milei na Argentina. Última vez que presidente ou vice não foi a Buenos Aires ocorreu em 1983; petista escalou Mauro Vieira para cerimônia.
- Gazeta do Povo: Gleisi incita militância contra apoiadores do ex-presidente Bolsonaro
- Revista Oeste: Gleisi: ‹Se a popularidade de Lula cair, o Congresso vai engolir a gente›
- Veja: Venezuela e Guiana terão reunião sobre Essequibo e Lula é convidado
- Estadão: Órgão do governo Lula que fiscaliza fundos de pensão afrouxa regras e dificulta punições