Quatro dias sem água em Venâncio

Se Venâncio Aires debate o seu futuro em abastecimento de água, o final de semana colaborou para escancarar outra situação crítica atual; a falta frequente de água na rede em alguns pontos da cidade. De quinta até domingo, faltou água nas torneiras de bairros como Cidade Alta, Bela Vista, entre outros. Reparos na rede, em mais de um ponto, e queima de motor de recalque da ETA, provocaram a interrupção no abastecimento. E a demora em restabelecer o fornecimento de água foi muito criticada nas redes sociais.
E hoje à noite Folha do Mate e Terra FM promovem o painel Gente & Negócios, justamente para debater o abastecimento de água em Venâncio, onde o arroio Castelhano não dá mais conta da demanda. Convidamos para este debate quem decide; o presidente da Corsan, Roberto Barbuti, estava confirmado, mas ontem comunicou que testou positivo para Covid e não poderá participar. Vem a Diretora Liliane Cafruni, acompanhada do superintendente da Região Central, com sede em Santa Maria, José Epstein, duas pessoas que conhecem bem a realidade de Venâncio. Vem o prefeito Jarbas da Rosa (PDT) e o presidente da Câmara de Vereadores, Benildo Soares (Republicanos), além do professor da Unisc, Marcelo Kronbauer, que tem o conhecimento técnico sobre a bacia hidrográfica do arroio Castelhano.
Durante duas horas a proposta é discutir o abastecimento, e apontar caminhos para resolver a situação para o futuro de Venâncio. Vai ser construída uma baragem? Vai ser trazida água do rio Taquari? Vai ser construído um lago articifial? Vão ser perfuraadosr poços artesianos até o Aquífero Guarani? Vamos buscar estas respostas.
Mas além do abastecimento da cidade, feito pela Corsan, entra no painel o abastecimento no interior, onde existem em torno de 60 redes hídricas, e a falta de água para agricultores é sentida nas estiagens.
Além de dar notícia, a Folha e a Terra também provocam debates sobre temas importantes da comunidade todos os meses, buscando soluções para melhorar a qualidade de vida das pessoas.
O painel será ao vivo pela Terra FM 105.1 e pelas redes sociais da Folha e Terra, das 19h às 21h. Ouvido na Terra e ou olho na transmissão online.

Aniversário de Giovani Cherini

O deputado federal Giovani Cherini (PL) comemorou aniversário de 62 anos, dia 23, em Porto Alegre com um jantar festivo por adesão. Uma caravana de Venâncio esteve lá, com a vereadora Claidir Kerkof (PSL), o presidente do PL em Venâncio, Marcelo Trindade, mais os amigos de Cherini, Rene Heck e Danino Heinen da GRA Máquinas, Adriano Reginatto do Posto Chama e Elton Manganelli, o Jacaré.

Comitiva de Venâncio com Cherini e o deputado Onyx Lorenzoni e esposa Denise, pré-candidato a governador pelo PL.

Notinhas

  • Além da revolta pela falta de água no final de semana, Venâncio viveu um dia de ‘operação de guerra’, com a presença forte da Policia Militar. O Pelotão da BM, comandado pela capitão Michele, contou com reforço de PM’s de Rio Pardo e Santa Maria, e apoio de um helicóptero, no combate ao tráfico e onda de crimes na cidade. O helicóptero, que passou algumas horas sobrevoando baixo a cidade, bairros e interior, e os comboios de viaturas da BM pelas ruas da cidade, fizeram um domingo diferente. A comunidade fica aliviada com esta presença forte e espera por dias mais tranquilos.
  • Depois das chuvas do final de abril e começo de maio, que destruíram as estradas do interior, um ‘mutirão’ da Prefeitura recuperou boa parte das estradas. Mas antes de completar o trabalho, veio outra semana de chuvas incessantes, que já tornou precárias estradas recém recuperadas. Todo trabalho vai ter que ser feito de novo. Mas é assim mesmo.
  • Observo o debate sobre as estradas, e outros temas, nas redes sociais, onde muitos entendem de tudo e tem solução para tudo. Quem ontem defendia que as estradas estavam boas, hoje critica ferozmente. E quem ontem criticava, hoje defende. É assim a política. Como digo há décadas, nenhum prefeito consegue deixar as estradas do interior a contento de todos.
  • Faleceu no domingo, aos 75 anos, Irassú Rodrigues Tica. Ele foi vereador (1997-2000) e secretário de Obras no governo Almedo (2005-2008).
  • Previsão do tempo é de chuva fraca hoje e depois dez dias de sol. Que assim seja.

Do Twitter

  • O Globo: Elba Ramalho reclama de ‘Fora Bolsonaro’ em show: ‘ Isso aqui é um São João, não um comício’
  • Folha S. Paulo: Suspeita de interferência de Bolsonaro eleva pressão por CPI do MEC no Senado
  • Estadão: Governo Bolsonaro é excluído de evento internacional sobre segurança no Rio de Janeiro.
  • Gazeta do Povo: Instituto Butantan suspende produção da Coronavac
  • Eduardo Leite: Domingo de encontro com os pré-candidatos a deputado pelo PSDB. Me apresento novamente para trabalhar junto com esse grande time para que o RS discuta seus problemas e encaminhe soluções para os próximos 4 anos, pois é isso que interessa. Contem com minha energia e disposição!
  • Claudio Dantas: Sergio Moro lidera corrida para o Senado no Paraná, mostra Realtime/BigData
  • Leandro Ruschel: Barroso afirmou em Oxford que “precisamos resgatar a capacidade de divergir com respeito, viramos um país de ofensas.”Eu já ficaria satisfeito com o resgate à possibilidade de criticar autoridades sem o risco de SER PRESO ou CENSURADO.


Sérgio Luiz Klafke

Sérgio Luiz Klafke

Diretor de Conteúdo e colunista da Folha do Mate

Clique Aqui para ver o autor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido