O prefeito Jarbas da Rosa I(PDT) divulga balanço de investimentos que estão acontecendo na avicultura no município. O governo municipal cita 12 produtores que estão recebendo incentivos em serviços de terraplenagem, dos quais 11 são avicultores e um produtor de uva de mesa. Estão em desenvolvimento projetos com 14 novos aviários no interior do município, em vários distritos, somando investimento de R$ 40 milhões, destaca o secretário municipal do Desenvolvimento Rural, Ricardo Landim.
Jarbas comemora esse aporte histórico em diversificação no setor primário do município, que tem como carro-chefe a produção de tabaco. O setor avícola é o que mais cresce nos últimos anos, em produção e em renda para os produtores. Em 2024 foram 2,4 milhões de frangos produzidos o que coloca o município como 8º maior produtor no estado. O município que mais produz frangos é Nova Brescia, com 5,5 milhões de aves produzidas em 2024.
A produção de ovos também cresce no município. De 1 milhão de dúzias produzidas em 2023, em 2024 passou para 2,9 milhões de dúzias, conforme relatório do IBGE. E no pacote de 14 novos aviários três são para produção de ovos.
Mais de 400 novas moradias
No mesmo dia, Jarbas fez o anúncio das 112 famílias selecionadas, conforme critérios estabelecidos pelo Governo Federal, que vão receber os apartamentos no condomínio vertical Morada das Lavandas, que está sendo finalizado pela ALM Engenharia na rua Onde D’Eu no bairro Aviação, com recursos do Minha Casa Minha Vida. Realizada na sede da comunidade São Lucas, no bairro Aviação, o ato foi de muitas emoções de famílias que terão sua casa própria através deste projetos.
O prefeito Jarbas retoma com força os projetos habitacionais em Venâncio. Nos dois governos do prefeito Airton Artus (PDT-2009-2016) foram construídas 800 moradias para pessoas de baixa renda. Jarbas trabalha com cinco projetos habitacionais. Além do Morada das Lavandas, com 112 apartamentos, já tinha anunciado as famílias contempladas com 52 casas no bairro Battisti, recentemente. E tem mais três projetos em andamento. Um de 30 casas no bairro Brands e outro de 72 casas em Vila Estância Nova, destinados para pessoas que perderam suas casas na enchente do Rio Taquari em maio de 2024. E o novo projeto confirmado recentemente do condomínio vertical Altos do Parque, no bairro Santa Tecla, com 144 apartamentos. São 410 moradias que estão sendo construídas para famílias de baixa renda.
Santini conhece projetos turísticos
Esteve ontem em Venâncio, o deputado estadual Ronaldo Santini (Podemos) secretário estadual de Turismo do governo Eduardo Leite (PSD). Ele veio ao município a convite do vereador Alberto Sausen (Podemos), presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Turismo e foi recebido pelo presidente do partido aqui, ex-vereador Renato Gollmann. Santini, que é de Lagoa Vermelha, foi recebido na Câmara de Vereadores pela Frente Parlamentar e depois visitou o complexo turístico da Figueira Centenária, que se cria em Linha Silva Tavares. Depois almoçou com lideranças políticas e da área de turismo na Casa Paulina, em Linha Olavo Bilac, que integra o roteiro turístico do nosso interior. A tarde estava prevista visita em Linha Monte Belo, onde começa a ser construído o complexo turístico da Cuia Gigante, de iniciativa privada. Duas cabanas de hospedagem já estrão em construção no local, que fica próximo das torres de rádios, no topo do Monte Belo. Mas Santini, com agenda apertada, acabou deixando para uma próxima oportunidade.
Conversei com Santini na chegada na Câmara, formalizando o convite que já tinha feito pessoalmente, na Expointer, para ele participar do painel Gente e Negócios da Folha e Terra no dia 23, sobre turismo. Se a agenda permitir o secretário vai estar no painel. Na conversa com Santini e vereadores, pincei uma colocação que penso ser crucial. Turismo não se faz com achismos, é preciso planejar, com conhecimento, pesquisa e ação.
Notinhas
- Três empresas de Venâncio participam da Mercopar, a maior feira de Inovação Industrial da América Latina que acontece em Caxias do Sul, na Serra gaúcha, realizada pelo Sebrae-RS, em parceria com Fiergs, entre 14 e 17 de outubro no Centro de Feiras e Eventos da Festa da Uva. Evaporsul, Multimec e Veloce Vidros recebem incentivo do Município para estar no evento.
- Câmara de Vereadores aprovou na segunda, 29, ampliação da vida útil dos veículos do transporte escolar, passando de 15 para 18 anos. A proposta foi do vereador Alberto Sausen (Podemos) e acabou sendo apresentada como Lei Complementar pelo Executivo.
- Projeto do vereador Eligio Weschenfelder, o Muchila (PSB), que obriga o uso de câmeras corporais por todos os fiscais do município, foi retirado da pauta na segunda. Deve voltar na próxima semana e vai gerar debate acalorado. Pela proposta do vereador de oposição, fiscais da vigilância, de obras, tributários e do trânsito, teriam que trabalhar usando uma câmera, para mostrar que fazem. Muchila informa que a proposta vem em decorrência de queixas de comerciantes e agroindústrias, quanto ao abuso de fiscais no seu trabalho.
- O presidente da Câmara, Dudu Luft (PDT), e o vice-presidente e líder do governo , Nelsoir Battisti (PSD), são favoráveis ao projeto, como me disseram ontem, quando estive na Câmara na recepção ao secretário Ronaldo Santini.
Do X
- Veja: Comissão Mista de Orçamento ignora Lula e prevê R$ 4,9 bilhões para fundo de campanhas em 2026
- Folha S. Paulo: Fux mantém número de deputados por estado para 2026
- O Globo: Lula sofre para manter aliados do Centrão do Nordeste, região estratégica para 2026
- Exame: Dino diz que Congresso pode reduzir penas de condenados pelo 8 de janeiro
- CNN: Projeto de isenção do IR recebe 50 sugestões de mudança
- Gazeta do Povo: Gilmar Mendes defende lei para blindar autoridades brasileiras de sanções internacionais
- Poder 360: Governo publica lei que prorroga licença-maternidade em até 120 dias. Medida aplica-se em caso de internação por mais de duas semanas por complicações no parto; prazo do salário-maternidade também foi alterado