O prefeito Giovane Wickert (PSB) reúne hoje a tarde o Conselho de Desenvolvimento Econômico (CDES), no seu gabinete, para um debate sobre hidrovias no rio Taquari. O engenheiro naval Francisco Miguel de Almeida Pires, da empresa Synthesis, vai explanar a formalização de um Termo de Cooperação do Projeto do Parque Hidroviário do Município de General Câmara, celebrando entre a Prefeitura de lá, Associação Hidrovias RS, Synthesis e Empresa Arquitetura SS em outubro passado.
O debate hoje deve incluir a possibilidade de utilização do antigo porto de Vila Mariante dentro deste projeto multimodal, que pretende integrar rodovias, ferrovias e hidrovias em General Câmara, onde se encontram os rios Taquari e Jacuí, cujas água correm para o Guaíba e Lagoa dos Patos até o porto de Rio Grande.
A utilização do transporte de carga ferroviário e hidroviário ganha atenção no governo Bolsonaro, onde muitas rodovias de escoamento de produção também recebem asfalto . É preciso aproveitar a oportunidade. E é preciso que as lideranças do Conselho participem deste debate sobre o futuro de Venâncio..
Notinhas
* Rua Coronel Agra foi aberta para colocação da rede coletora do esgoto. Como nas outras ruas, a reposição dos paralelepípedos ficou muito ruim. E esta rua não tem previsão de ser asfaltada, como foi a Tiradentes recentemente.
* Morreu na sexta-feira, aos 84 anos, Ibsen Pinheiro, ex-deputado do MDB, que presidiu a Câmara Federal entre 1991 e 1993, quando conduziu o impeachment de Collor, em 1992. Ele foi vereador em Porto Alegre, deputado estadual e federal. Promotor de Justiça, também foi dirigente do Inter e comunicador de rádio.
* A semana será de votações importantes na Assembleia, que se reúne em convocação extraordinária. O governo Eduardo Leite (PSDB) encaminha projetos da proposta de reforma do Estado, que incluem modificações no plano de carreira do magistério, mudança de alíquotas dos militares para a previdência entre outras mudanças. Leite disse ontem que o RS é o estado que mais gasta com sua folha de aposentados no país.
* Manchete de O Globo ontem: ‘Fila para obter Bolsa Família já tem 500 mil inscritos. Maior patamar desde 2015.’ Resposta do Ministro da Cidadania, o médico gaúcho Osmar Terra, no twitter: “Viram nos Governos Lula e Dilma uma manchete assim? Não. Mas em todos os anos do PT na Presidência existiram enormes filas do BF. No Governo Dilma chegou a 1,2 milhão de famílias. Falo como primeiro gestor a zerar a fila. Mesmo com a recessão que o PT deixou, a fila hoje é menor que a deles.”
* No Gauchão o Grêmio venceu o Brasil por 1×0, em Pelotas, e o Inter, com seu time titular, fez 3×1 no Pelotas, no Beira Rio.
* No sábado a tarde o Guarani fez o primeiro jogo treino na temporada. Foi contra o Floriano de Bom Retiro. Chicão usou times diferentes em cada tempo de jogo para começar a definir um time titular. A primeira mostra é de que o plantel é bom. Vamos ver o time. Assisti o jogo ao lado de Telmo Kist, ex-jogador e ex-técnico Rubro-Negro. Quem mais chamou atenção foi o armador Aldair, 28 anos, que veio do Joinville. É o capitão e vai ser a cabeça pensante do time.
Do Twitter
* Exame: Trump aumenta tarifas sobre produtos de aço e alumínio, mas livra Brasil.
* Extra: São Paulo passa o Rio como a cidade mais procurada por turistas para o carnaval.
* O Antagonista: Deputado Chico Alencar (PSOL/RJ) foi convidado para integrar a Comissão Brasileira de Justiça e Paz, a ala mais vermelha da vermelha CNBB.
* Carta Capital: Para ex-presidente Lula, periferia não recebe presença do Estado e fica ilhada entre a igreja e o tráfico.
* BBC: Com casos confirmados em 12 países, coronavírus é transmissível antes dos sintomas aparecerem.