Projeto de iluminação rejeitado

Na reunião da Câmara de Vereadores, na segunda-feira, foi discutido e votado o projeto do prefeito Giovane Wickert (PSB) que pedia autorização para tomar um empréstimo de R$ 14,1 milhões para investimento em iluminação pública, licitando uma empresa para trocar todo sistema por luminárias led, no centro, nos bairros e no interior.

Tiago Quintana (PDT) foi a voz da oposição que se levantou contra mais um empréstimo, mesmo que esse fosse todo pago – em cinco anos – com a Contribuição de Iluminação Pública (CIP), conforme proposta do Executivo.

Na votação, o governo perdeu feio. Foram nove votos contrários e cinco a favor, de Sandra Wagner e Adelânio Ruppenthal (PSB), Ezequiel Stahl e Arnildo Câmara (PTB) e Duda Kappel (PL).

Com a rejeição do projeto, que Giovane começou a tratar no início do seu governo, em 2017, o caminho vai ser usar os R$ 4 milhões em caixa da CIP para começar o projeto de iluminação led e fazer uma parte. Giovane vai ter que escolher entre centro, bairros ou interior, e vai creditar à oposição a parte que não vai ser atendida.

O governo chegou a ter bancada de 12 dos 15 vereadores em 2018, supremacia que caiu no ano passado. O fato do prefeito Giovane Wickert (PSB) e o vice Celso Krämer (PTB) terem ‘abraçado’ incondicionalmente Duda Kappel (PL), sem dúvidas foi o principal motivo deste desmoronamento da bancada.

 

Notinhas

* Prefeito Giovane vai aguardar o novo decreto do governador Eduardo Leite (PSDB), nesta sexta, 1º de maio, feriado do Dia do Trabalho, para se posicionar sobre Covid-19. Vai depender em que faixa Venâncio vai estar em relação ao coronavírus no RS. E a expectativa não é boa. Devemos estar na faixa laranja ou vermelha, pelo crescente número de casos, o que pode até acarretar a volta do fechamento do comércio, o que seria muito ruim.

* Passo Fundo é a região do interior com maior foco de coronavírus. A BRF já foi fechada la. Lajeado é o segundo, onde a Minuano e BRF também tem foco de corona. É preciso agir rápido. Venâncio sofre o efeito colateral de Lajeado, de onde vieram a maioria dos contágios aqui registrados; tem quase 200 pessoas daqui que trabalham na indústria do frago em Lajeado.

* Do prefeito Giovane: “Uma das piores quadras da cidade deixou para trás os buracos e ondulações. A 15 de novembro entre a Avenida e a Júlio de Castilhos está asfaltada!”. Verdade. A Avenida Rupperti Filho, entre Conde D’Eu e Armando Ruschel herda a condição de pior rua da cidade para se trafegar de carro.

 

Do Twitter

* Extra: INSS é autorizado a contratar 8.230 militares inativos e aposentados para reduzir fila de pedidos de benefício.

* Estadão: Mendonça assume Justiça e fará limpa em ‘República de Curitiba’

* O Globo: Bolsonaro nomeia André Mendonça para o lugar de Moro na Justiça e Alexandre Ramagem no comando da PF.

* Estadão: Amigo dos filhos e segurança do pai: quem é Ramagem, o novo chefe da PF.

* Exame: Bolsonaro cancela nomeação de Ramagem na PF após decisão do STF.

* Veja: Lula promoveu segurança de campanha na PF, tal como Bolsonaro faz hoje.

* Folha S.Paulo: Celso de Mello ignora possíveis crimes de Moro e manda recados só a Bolsonaro em decisão no STF.

* Correio Braziliense: STF proíbe Adélio Bispo de conceder entrevistas à imprensa.

* Cleber Benvegnú: O ministro é de “extrema confiança do presidente”. E é assim que tem que ser.

* Cristian Deves: PDT ao invés de apaziguar e torcer pelo Brasil está pedindo impeachment de Bolsonaro. Mostrando que é junto com o PSol um puxadinho do PT.



Sérgio Luiz Klafke

Sérgio Luiz Klafke

Diretor de Conteúdo e colunista da Folha do Mate

Clique Aqui para ver o autor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido