A pesquisa pré-eleitoral do Instituto Methodus confirma aquilo que venho apontando na coluna; a renovação nos partidos com o surgimento de uma nova geração. Na menção espontânea para prefeito, Nilson Lehmen (PMDB) aparece com 0,5%, e Giovane Wickert (PT) com 0,3%. Na estimulada, com um nome por partido, o vice-prefeito Giovane Wickert aparece em terceiro, com 14% das intenções de voto, atrás do prefeito Airton com 47,3% e próximo do ex-prefeito Almedo com 19,8.

Na simulação feita com nomes dentro de dois partidos que ainda não definiram candidatos, também se destacam dois novos nomes. No PMDB, o ex-prefeito Almedo aparaceu com 38,3% das intenções de voto e o jovem vereador Nilson Lehmen surge como segundo, com 20,5%, o dobro do terceiro nome do PMDB, o também vereador Zecão, que aparaceu com 10,5 e muito afrente dos outros dois vereadores Adelânio Ruppenthal com 5,5% e Paulo Mathias Ferreira com 4%. No PP o nome mais citado é do ex-vereador e hoje juiz de direito Rinez Trindade, que anunciou sua pretensão de se filiar novamente e concorrer na majoritária. Ele aparece com, 30,3% das intenções de voto dentro do partido. O segundo nome é o da vereadora Izaura Bergmann Landin, com 21%, que firma-se como nova liderança, a frente do presidente da sigla, João Moacir Ferreira, que aparece com 13,8% e de Donato Bergmann que se anunciou pré-candidato a prefeito e aparece com 4% das intenções de voto no PP.

Giovane Wickert (PT) e Nilson Lehmen (PMDB) já eram tidos como novos nomes. Agora aparece Izaura Bergmann Landim (PP). São nomes apontados na pesquisa e que serão protagonistas no nosso cenário eleitoral daqui por diante. Giovane Wickert, candidato a reeleição como vice, é nome certo para disputar a prefeitura em 2016. Nilson Lehmen pode antecipar seu aparecimento e ser anunciado como candidato do PMDB ainda nesta eleição. Izaura Bergmann Landim é nome que surge no PP com força para majoritárias.