Faz algum tempo que vemos todos os dias gente com escadas subindo em postes da rede de energia elétrica da RGE em toda cidade, para instalar mais cabos e mais fios. E existem cabos e fios pendurados. Ninguém tira os fios em desuso. Vai se colocando fios novos sem parar, criando um emaranhado por toda cidade. São empresas de tecnologia que usam os postes da rede elétrica para instalar suas conexões, e precisamos cada vez mais de conexões que possam acelerar a velocidade da transmissão de dados, especialmente. Mas é preciso ter ordem e responsabilidades.
É isso que o vereador André Kaufmann (PTB) pretende com projeto que apresentou no Legislativo e foi aprovado na semana que passou. “Até então, era de responsabilidade da empresa concessionária de energia elétrica – no nosso caso, a RGE -, realizar o suporte. Com a nova proposta, cabe às próprias empresas que fornecem telefonia, internet, sinal de televisão ou outro serviço, realizar manutenção e retirada de fiação excedente e sem uso que ela mesma tenha instalado”, explica André.
O projeto aprovado foi para o prefeito Jarbas da Rosa (PDT) sancionar a lei, que dá 180 dias para as empresas se adequarem. Jarbas me disse ontem que vai sancionar a lei, pois considera a iniciativa importante. “Hoje tá um emaranhado de fios. E tem muitos que cedem e ficam baixos, podendo ser danificados por caminhões de carga alta. Tem uma legislação, mas não tem responsabilidades”, avaliou Jarbas.
Notinhas
* Levantamento da Emater aponta que a safra de soja será recorde no estado, com 20,2 milhões de toneladas, volume 80% superior aos 11,2 milhões de toneladas colhidas na safra passada, onde a estiagem provocou quebra na produção. A produtividade estimada é alta, de 3,3 mil quilos por hectare. Boa notícia.
* Depois de deputados e senadores pressionarem Bolsonaro a demitir o Ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, o diplomata revidou. Disse que a senadora Katia Abreu (PP-GO), presidente da Comissão de Relações Exteriores, foi pedir sua interferência para atender os interesses chineses no 5G. A revelação indignou os congressistas que não querem suas conversas reveladas. Ontem à tarde Araújo apresentou seu pedido de demissão. Vítima do ‘sistema’. Mas também já vai tarde, pois é um dos aloprados da direita no governo.
* Falando em sem-vergonhice política, na sexta-feira o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), montou um grande palanque, para em entrevista coletiva anunciar a ButanVac, a primeira vacina 100% brasileira. Logo depois o hospital americano Mount Sinai desmentiu Doria. A vacina é americana e foi cedida para produção no Brasil pelo Butantan. As ambições políticas não tem limites, nem escrúpulos.
Do Twitter
* UOL: Estados alteram ordem do plano nacional de vacinação e priorizam forças de segurança e professores
* O Globo: Ministro das Relações Exteriores Ernesto Araújo pede demissão do cargo
* Folha S. Paulo: Congresso comemora saída de Ernesto, mas pressiona por mudanças na política externa
* Estadão: Centrão e mercado dão ultimato a Bolsonaro
* Carta Capital: ‘Não tinha a informação’, diz Doria sobre origem americana da Butanvac
* Crusoé: De condenado a mártir. Lula se aproveita das últimas decisões do Supremo para posar de injustiçado e passar uma borracha sobre o esquema bilionário do petrolão. Ele já vê condições para o PT retomar o projeto de ficar mais 20 anos no poder.
* Crusoé: Moro transformado em vilão. A decisão da Segunda Turma do STF que declarou o ex-juiz Moro parcial ao julgar Lula coroa o avanço do establishment sobre a maior operação anticorrupção da história
* UOL: Não me arrependo de nada’, diz Sergio Moro sobre Lava Jato
* CNN: “O diabo está aproveitando a crise para semear desconfiança, desespero e discórdia”, diz Papa Francisco