Na noite de quinta, 10, o Rotary Chimarrão entregou o prêmio Preferência Real 2022, em jantar festivo realizado no Clube CTA. A iniciativa do clube de serviços, com base em pesquisa do Nupes/Unisc e parceria com a Caciva, aponta as marcas e pessoas destacadas pela comunidade. Foram entregues troféus para empresas e profissionais. E para políticos.
O ex-prefeito Airton Artus (PDT) recebeu o prêmio de Político Destaque. Tiago Quintana (PDT), vereador mais votado, secretário municipal da Saúde, recebeu o prêmio Secretário Destaque. No Legislativo, a vereadora reeleita Sandra Wagner (PSB) recebeu o prêmio Vereadora Destaque. Ricardo Landim (União Brasil) recebeu o prêmio vereador Destaque. Ele é suplente de primeiro mandato e ocupou a única cadeira do partido no Legislativo. Na semana que passou assumiu a secretaria municipal da Habitação e Desenvolvimento Social, que era ocupada pela vereadora eleita do partido, Claidir Kerkoff Trindade, que assumiu na Câmara.
No meio empresarial Daniel Lenz, diretor do Super Lenz e Marcelo Campos, diretor da Metalúrgica Venâncio, receberam o prêmio Empresário Destaque.
A todos eles, às empresas e profissionais premiados, os cumprimentos pela conquista. O Preferência Real destaca os melhores a cada ano. Fotos Rafael Costa e Daiana Nervo.
Candidatos aqui
Na Capital do Chimarrão começam os movimentos para a eleição municipal de 2024 que vem ai. Nos bastidores são muitas as informações. O prefeito Jarbas da Rosa (PDT) ao natural deve concorrer à reeleição. Giovane Wickert (PSB) deve concorrer novamente. Os dois fariam um tira-teima, pois Giovane venceu em 2016 por 254 votos e Jarbas em 2020 por mais de 8 mil votos. O ex-prefeito Airton Artus (PDT) tem dito que não pretende concorrer mais, mas é o nome mais forte em votos hoje em Venâncio e não pode ser desconsiderado.
A direita, na onda dos 27 mil votos (63%) feitos por Bolsonaro no município, planeja se organizar politicamente através do PL, União Brasil e atrair PP e Republicanos, para formar um grupo que lançaria uma chapa majoritária, que tem nomes citados como Luciano Spies, se quiser concorrer, para prefeito, André Kaufmann para vice.
Tem a vice-prefeita Izaura landim (MDB) que ouço teria vontade de concorrer a prefeita. E corre a informação de que o vereador mais votado, Tiago Quintana (PDT), secretário de Saúde, também quer concorrer a prefeito. e poderia inclusive nãoser no PDT. Publicamente muitas destas informações são negadas, mas nos bastidores são fatos.
Como escrevi no sábado que passou, é um tabuleiro de xadrez, onde os mais inteligentes vencem.
Candidatos lá
Analistas políticos do centro do país já avaliam potenciais candidaturas para Presidente em 2026 pelo governo, uma vez que Lula (PT) disse que se eleito não seria candidato a reeleição, aos 81 anos. Mas quando se trata de Lula, o discurso nem sempre é o que pratica.
O principal nome apontado é o de Geraldo Alckmin, eleito vice-presidente pelo PSB. Ele foi quatro vezes governador de São Paulo e concorreu duas vezes a Presidente, em 2006, derrotado por Lula, e em 2018, por Bolsonaro, sempre pelo PSDB.
Os outros nomes são de Fernando Haddad, do PT, que perdeu a eleição de 2018 para Bolsonaro, Simone Tebet, que foi candidata do MDB e o senador eleito pelo Maranhão, Flávio Dino, do PSB, todos possíveis ministros no governo Lula.
Pela oposição ao novo governo, o principal nome será o do presidente Jair Bolsonaro (PL), que fez 58 milhões de votos e quer concorrer em 2026. Mas Bolsonaro projetou outras lideranças, como o governador eleito por São Paulo, Tarcísio Freitas (Republicanos), o governador reeleito de Minas, Romeu Zema (Novo), que o apoiou.
Além deles, o primeiro governador reeleito pelos gaúchos, Eduardo Leite (PSDB), partido que pode se fundir com outras siglas, também tem a pretensão de disputar eleição presidencial. Leite perdeu as prévias do PSDB em 2020, se reelegeu governador e garantiu que vai cumprir até o fim o seu segundo mandato. Com isso sairia candidato a presidente só em 2030.
Deputados
Os novos deputados estaduais, eleitos em outubro para a legislatura 2023/2027, participam no dia próximo dia 21 de encontro de apresentação promovido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS). O evento prevê uma ampla programação sobre o papel de controle externo na administração pública.
O presidente do tribunal, conselheiro Alexandre Postal, destaca que os novos deputados terão a oportunidade de conhecer o funcionamento do TCE-RS e a importância da fiscalização das contas públicas. “A iniciativa busca apresentar o tribunal como um órgão de Estado e exibir os números globais, tanto do Governo do Estado quanto dos municípios do Rio Grande do Sul”, afirma o conselheiro
Notinhas
- Na campanha presidencial Lula criou uma fake news, que agora foi desmascarada. Com eco da grande mídia, Lula e os petistas repetiam todos os dias que o país tinha 33 milhões de pessoas passando fome, pois estavam abaixo da linha da pobreza, que é quem ganha menos de 2,15 dólares por dia. Agora, passada a eleição, o Banco Mundial desmente Lula, mostrando relatório de que em 2020 baixou para 1,9 milhão as pessoas abaixo da linha da pobreza no Brasil. E o TSE ‘passou pano’ para a fake news que Lula usou na campanha e lhe rendeu a vitória apertada nas urnas.
- Lula e Alckmin se reuniram com os Ministros do STF e o presidente eleito prega harmonia entre os poderes. E é preciso ter harmonia, mas é preciso respeitar a independência dos poderes. Foi quase uma reunião de confraria de comemoração da vitória do petista. A grande maioria dos Ministros do STF foi Lula quem escolheu nos governos passados do PT.
- Decisão de Lula de ‘furar’ o teto de gastos do dinheiro público no seu governo, que nem iniciou ainda, fez o dólar subir e a bolsa de valores cair. Quando anunciaram Guido Mantega na equipe econômica, o mesmo que foi Ministro de Dilma, quando o país ‘quebrou’, a disparada foi maior ainda. Reação que mostra falta de confiança no novo governo.
- Observem a grande mídia. Infernizou Bolsonaro em tempo integral no seu governo e agora faz das ‘tripas coração’ para defender Lula e suas propostas, mesmo as que sejam ruins para o país. Quando se fala em mídia militante, é isso.
Do Twitter
- Folha S. Paulo: Gleisi reage a comandantes militares e diz que não cabe a eles opinar sobre processo político
- O Globo: MPF denuncia três empresários por financiamento de atos antidemocráticos em MS.
- Band: Exército, Marinha e Aeronáutica destacaram direito aos protestos e reforçaram importância da independência dos Poderes
- Valor Econômico: Dólar e juros vão às máximas e Ibovespa cai mais de 3% durante discurso de Lula
- CNN: O Ibovespa perdeu R$ 156,269 bilhões em valor de mercado nesta quinta-feira, 10, depois que um discurso do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), criticando políticas de controle fiscal fez as ações desabarem
- UOL: Lula: “Engraçado que mercado não ficou nervoso com Bolsonaro por 4 anos”
- Gazeta Brasil: Henrique Meirelles: ‘Lula começou a sinalizar uma direção à Dilma. Estou pessimista. Só posso dizer uma coisa a todos vocês: boa sorte’
- Revista Oeste: Deputado do PT Chico Vigilante propõe bustos de Alexandre de Moraes em praças
- Claudio Dantas: Alexandre de Moraes e Lula falam sobre regular plataformas digitais
- Sergio Motro: Não vou perder tempo com diversionismo. Quando juiz, apliquei a lei e cumpri meu dever. Em breve, estarei no Senado, em nova jornada, e meu foco será trabalhar em favor da República e de uma agenda econômica de reformas liberais e modernizantes para o país.