Equipes dos governos de Venâncio e Santa Cruz durante a visita.. (Foto: Divulgação)

Com o objetivo de fortalecer o ambiente de negócios e adotar boas práticas de incentivo ao empreendedorismo, uma comitiva de Santa Cruz do Sul esteve na manhã desta segunda-feira, 7, em visita à Sala do Empreendedor de Venâncio Aires, reconhecida por sua excelência e inovação no apoio a novos negócios. A visita foi indicada pelo Sebrae RS como referência de boas práticas no atendimento aos empreendedores.
Durante o encontro, os representantes da prefeitura de Santa Cruz, onde o prefeito Sergio Moraes (PL) começa um novo governo, conheceram de perto o espaço Venâncio Empreendedor, espaço físico da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo que unifica vários serviços oferecidos aos cidadãos, assim como o “Venâncio Mais Fácil”, programa de desburocratização do ambiente de negócios criado pelo município, que diminuiu o número de etapas para aberturas de empresas. Também, foi apresentado o suporte contínuo oferecido aos empreendedores, assim como o “Tudo Fácil Empresas”, que permite a abertura de empresas em até 10 minutos. A Sala do Empreendedor de Venâncio é a única classificada com o selo Diamante entre os 59 municípios dos Vales do Taquari e Rio Pardo, chancela concedida pelo Sebrae.
“Ficamos felizes em compartilhar as boas práticas que têm gerado resultados positivos por aqui. Mais do que uma troca de experiências entre prefeituras, essa iniciativa representa uma forma de fortalecer o empreendedorismo regional. Afinal, não existe uma cidade economicamente forte isoladamente, e sim uma região unida, pujante e atrativa para novos negócios”, avaliou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Marcos Hüttmann.

Visita para conhecer o frigorífico Kroth

Cândido Müller detalhou como funciona a linha de abate do frigorífico. (Foto: Júlia Brandenburg)

Nesta semana a repórter Júlia Brandenburg foi ao maior frigorífico de Venâncio, o Kroth, em Vila Santa Emília, para uma pauta sobre o Dia do Churrasco e do Chimarrão, no próximo dia 24 de abril. Junto com a Kinha, do comercial, acompanhei Júlia na visita à linha de abate do frigorífico, guiados pelo engenheiro de segurança da empresa, Cândido Müller. Uma linha de abate com tecnologia avançada. A média de abate é de 420 bovinos/dia, com um turno. A capacidade é de quase mil cabeças dia, com um segundo turno. Vimos que além da carne todas as partes do boi são aproveitadas comercialmente.
Conversamos com os donos do frigorífico, fundado em 1956 por Reinoldo Kroth, hoje nas mãos do irmãos Hélio e Auri Kroth, e os quatro filhos de Egídio, André, Fábio, Luiz e Silvano, que tocam a empresa, que emprega 490 pessoas.
O Kroth distribui carne para todo estado e 30% da sua produção vai para o litoral norte de Santa Catarina, onde as picanhas de graxa amarela do Kroth são referidas como ‘o ouro do Rio Grande’, por quem vende e quem consome.
No dia 24 sai a reportagem mostrando de onde sai a carne do churrasco de muitos gaúchos e catarinenses.

As reformas de Jarbas e Leite

Leite coloca o deputado estadual do MDB Edivilson Brum no governo. (Foto: Mauricio Tonetto/Secom)

Nesta semana foram anunciadas reformas administrativas pelo prefeito Jarbas da Rosa (PD) e pelo governador Eduardo Leite (PSDB).
Jarbas modificou nomenclaturas e estabeleceu hierarquias no conjunto de 12 secretarias mais a Procuradoria Jurídica, sem mexer em nomes. Pelo projeto enviado para a Câmara, três secretarias ganham peso maior. Na verdade está sendo posto no papel o que já acontece na prática. A secretaria de Administração foi transformada em secretaria de Governança e Gestão, criada pelo prefeito Jarbas para o vereador Tiago Quintana (PDT), o mais votado nas últimas duas eleições, ter posto de expressão no governo, já mirando 2028. A secretaria é ligada diretamente aos gabinetes do prefeito Jarbas e da vice, Izaura Landim (MDB). As secretarias do Planejamento e Urbanismo, ocupada por Deizimara Souza e a secretaria da Fazenda, que tem como titular Fabiana Keller, passam a ser órgãos de apoio acima das demais secretarias que são de execução.
Já o governador Eduardo Leite trocou secretários, chamou para o governo ex-prefeitos de partidos aliados. Edivilson Brum, ex-prefeito de Rio Pardo, deputado estadual, assume a secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, onde estava Clair Koch, também do MDB. Com essa mudança, Tiago Simon, deputado na legislatura passada, que ficou na suplência nesta, assume a cadeira de Edivilson na Assembleia. Jorge Pozobom (PSDB), ex-prefeito de Santa Maria, assume a secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo. A ex-prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas (PSDB), assume a secretaria Extraordinária de Relações Institucionais. Na semana passada Marcelo Caumo, ex-prefeito de Lajeado, pelo PP, se filiou ao União Brasil, e assumiu a secretaria do Desenvolvimento Regional e Metropolitano. Eduardo Leite tem 22 secretarias, cinco a mais que o governo anterior de José Ivo Sartori (MDB).
Com o deputado Edivilson Brum, o Vale do Rio Pardo ganha espaço no governo Eduardo Leite. O Vale do Taquari já tinha Marjorie Kaufmann, ex-secretária da Prefeitura de Lajeado, na secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura e a professora da Univates, Simone Stülp, na Inovação, Ciência e Tecnologia. E agora mais o ex-prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, no Desenvolvimento Regional e Metropolitano.
A mudança promovida pelo governador mira a eleição de 2026, pois todos estes ex-prefeitos vão concorrer e terão um ano à frente de secretarias para trabalhar e ganhar visibilidade em todo estado. Saem em abril de 2026 para concorrer a deputado na eleição de outubro.
O governador Eduardo Leite trabalha para construir uma candidatura à presidência da República. Nesta semana disse que topa concorrer com Romeu Zema (Novo), governador de Minas. Se não sair candidato ao Planalto, Leite deverá concorrer ao Senado. E as pesquisas mostram que ele é disparado o nome com mais intenções de voto entre os gaúchos para uma das duas cadeiras no Senado que serão renovadas.

100 dias de governo dos prefeitos

Na quinta, 10 de abril, completaram-se os primeiros 100 dias dos governos municipais. Na região a grande maioria são governos de continuidade, dos prefeitos reeleitos, como Venâncio e Passo do Sobrado, ou de prefeitos que elegeram os vices, como Mato Leitão, Vale Verde, Lajeado. E tem os que mudaram, como Santa Cruz, onde Sérgio Moraes, venceu o governo anterior.
O prefeito Jarbas da Rosa (PDT) divulgou nesta semana as principais realizações nestes primeiros 100 dias do seu governo, que segue projetos iniciados no governo anterior, mas ainda tem muito por fazer do seu plano de governo apresentado na campanha.
Dudu Luft (PDT) o mais jovem vereador que se elegeu na última eleição em Venâncio, e que foi eleito presidente da Câmara de Vereadores, também fez uma avaliação dos seus 100 primeiros dias como vereador e como presidente do Legislativo. Começa bem a sua carreira, ele que foi Chefe de Gabinete do prefeito Jarbas da Rosa no governo anterior.

Pressão por menos pedágios

Na terça, 8, o governador Eduardo Leite (PSDB) se reuniu com 25 deputadas da base aliada na Assembleia, entre os quais Airton Artus (PDT), para debater o processo de concessão do bloco 2 de rodovias, entre as quais está a RSC -453, que tem seu marco zero em Venâncio, junto a RSC-287.
Na quinta, 10, Leite veio inaugurar a ponte reconstruída depois da enchente de maio de 2024, sobre o arroio Forqueta, ligando Lajeado e Arroio do Meio, na RSC-130, onde conversou com prefeitos e lideranças sobre a concessão de rodovias. As obras de acessibilidade em cidades, bairros, estradas do interior, no projeto de duplicação, e a redução dos pontos e preços de pedágio previstos pelo projeto, são a grande reivindicação.
Ontem o governador se reuniu no Piratini com prefeitos da região do bloco 2 de concessão para seguir o debate. O prefeito Jarbas esteve lá.
Leite já admitiu reduzir o valor dos pedágios. Mas a comunidade quer menos postos de pedágio também. Sem contar que uma Frente na Assembleia, liderada pelo deputado Paparico Bachi (PL), de Erechim, até onde vão estradas do bloco, quer estradas gaúchas sem pedágios. E tem apoio de deputados do PT.

Manchetes do X

  • Veja: Anistia: faltam apenas dez votos para urgência do projeto, diz líder do PL
  • Metrópoles: “Confio na palavra de Hugo Motta de que anistia não irá a voto”, diz Gleisi Hoffmann
  • O Globo: Após manifestação contra anistia, shows do Ira no Sul são cancelados; produtora culpa alta desistência e saída de patrocinadores
  • Folha S. Paulo: Saída de dólares do Brasil supera pandemia e tem pior março desde 1982
  • Jovem Pan: Governo Lula empresta aviões da FAB ao STF e coloca lista de passageiros em sigilo por cinco anos
  • CNN: PAC: governo investe R$ 700 bilhões em dois anos; metade das obras não começou
  • Revista Oeste: Secretária do PT Mulher é gravada ao pedir desvio de verba pública para campanha
  • IstoÉ: Conselho de Ética cassa mandato do deputado Glauber Braga (PSOL-RJ)