Depois de meses e meses de articulações políticas, alianças partidárias, definição de candidatos, começou a campanha eleitoral, e num ‘piscar de olhos’ já estamos na semana de eleição, quando o eleitor brasileiro vai às urnas, no domingo, 6 de outubro, para votar em prefeito e vereador.
A esta semana é o sprint final para todos os candidatos. Os que concorrem a prefeito e vice, buscando convencer os eleitores ainda indecisos que sua proposta é a melhor para governar os próximos quatros anos, e buscar virar votos dos adversários. E os candidatos a vereador tem um contingente maior ainda de eleitores para convencer de que é o melhor representante para estar no Legislativo nos próximos quatro anos.
Aqui na Folha e Terra a semana passada foi de debates com os candidatos prefeito, de Vale Verde, Passo do Sobrado e Mato Leitão, municípios da microrregião de Venâncio. Pelo rádio, e pelo Terra Play, milhares de eleitores destes municípios ouviram e viram seus candidatos para avaliar propostas e fazer suas escolhas. Os candidatos a prefeito de Venâncio tem nesta quinta, 3, o último debate, quando estarão no placo do Clube de Leituras, falando para os ouvintes da Terra FM, para os telespectadores no Terra Play na TV de casa com a família e ou amigos, e terão à sua frente um público de 350 pessoas, composto por 100 assinantes da Folha, que retiraram seus ingressos antecipados, 50 convidados listados pelos quatro candidatos a prefeito, mais 50 estudantes do curso de Direito da Unisc no Campus de Venâncio, parceira da iniciativa. Os ingressos estão todos esgotados
Letícia Wacholz e Daniel Heck vão mediam o debate que terá três horas e vai priorizar o confronto de propostas e ideias entre os candidatos sobre as pautas mais importantes para a comunidade. Será uma ótima oportunidade para o eleitor já decidido reafirmar seu voto, ou mudar de opção também, e para os indecisos ainda fazerem suas avaliações para embasar sua escolha no dia 6 de outubro.
Os coloridos bandeiraços
Tenho repetido no rádio e aqui que me encantou o movimento democrático dos bandeiraços que ganharam um destaque especial na eleição deste ano. No domingo foi o último, colorindo o centro da cidade nas tardes de domingo, com as bandeiras multicoloridas das candidaturas de Maciel Marasca (PP) e Alexandre Wickert (PL), Jarbas da Rosa (PDT) e Izaura Landim (PMDB), Cândido Faleiro e Sergio Rosa, do PT, Giovane Wickert (PSB) e Elida Klamt (PSDB), nesta ordem instalados ao longo da Osvaldo Aranha. Todos que participaram destes bandeiraços, que a cada domingo ganhavam mais adeptos, fizeram uma grande festa da democracia. No domingo à noite um destes grupos vai voltar à Osvaldo Aranha para festejar a vitória nas urnas, o que também é da democracia.
Debate histórico
Wilson Weschenfelder, jornalista e radialista aposentado, que atuou por mais de 40 anos na comunicação, somando Folha do Mate, como editor, e RVA, como locutor, mediou o primeiro debate promovido pela Folha, em 1988, com a presença de 1,1 mil pessoas no salão do Leituras lotado, tempos em que não existia internet. Os candidatos eram Glauco Scherer (PMDB), Jader da Rosa (PDS), Nelson Sthör (PDT) e Sergio Schaefer (PT). Glauco Scherer se elegeu prefeito naquela eleição. Convidei Wilson, e ele esteve aqui na sexta, para presenciar, 36 anos depois, um novo debate da Folha, agora com a Terra FM, com os candidatos a prefeito de Venâncio, no mesmo Leituras, com mediação de Leticia Wacholz e Daniel Heck. E ele vai estar lá.
O apoio dos Artus
Citei em colunas anteriores o apoio do médico Luiz Paulo Artus, a candidatura de Maciel Marasca (PP) para prefeito. Paulinho, como é chamado, é o único dos filhos homens do ‘seu’ João Artus, que não disputou cargo eletivo. Ele se considera de direita e assumiu isso na eleição, aoiando Marasca e Alexandre. Dos irmãos políticos, Airton foi vereador, vice-prefeito, prefeito reeleito e hoje deputado, sempre pelo PDT, partido do atual prefeito Jarbas da Rosa, que ele lançou na política e apoia. Celso foi vereador, vice-prefeito e prefeito pelo MDB. E Hélio foi seis vezes vereador pelo MDB e PDT, e está na campanha de Jarbas.
Cristiano Kauffmann, conhecido como Dois, assessor do gabinete do deputado Airton Artus (PDT) me envia uma observação sobre isso. “Sou leitor assíduo da sua coluna e tenho visto duas semanas seguidas mencionar o nome do Dr Luiz Paulo como apoiador do candidato Marasca. Reforço a informação que o ex-vereador por seis mandatos Dr Hélio Artus, está de corpo e alma dentro da campanha do prefeito Jarbas auxiliando muito na reeleição.”, reforça Cristiano.
Água de poço
Dias atrás escrevi sobre a decisão da Aegea/Corsan, anunciada ao Município, em perfurar poços profundos para garantir abastecimento de água em Venâncio, onde o arroio Castelhano, nas estiagens, não suporta atender toda a demanda. Recebi na semana que passou a visita do Gestor de Relações Institucionais da empresa, João Corim, que veio da regional de Santo Ângelo para Regional de Santa Maria, à qual pertence Venâncio, e do Coordenador de Operações em Venâncio, que segue sendo Ilmor Dor. Os dois falaram dos planos da empresa para atender toda a demanda da cidade e investir também na continuidade das obras do sistema de recolhimento e tratamento de esgoto. Hoje tem 12% do esgoto tratado. Até 2028 serão 51%. Até 2033 o Marco Regulatório do Saneamento Básico determina que seja 90%.
Sobre a água, Corim explicou que as enchentes de setembro, novembro e maio, deixaram marcas profundas, também no sistema de captação, tratamento e distribuição de água. Com isso, a perfuração de poços, que havia sido deixada de lado nos anos 80, volta a ser uma opção mais segura, representando menos risco de colapso no abastecimento. A água de poços profundos, na casa dos 90 metros, é tratada no local e distribuída na rede. Corim também revelou que a água dos poços de Venâncio geralmente vem dos aquíferos Passo das Tropas I e II, ambas unidades pertencentes ao Sistema Aquífero Guarani, o segundo maior reservatório subterrâneo de água doce do mundo. O maior é o Álter do Chão, na Amazônia. Venâncio é área de recarga do aquífero, que se estende por Argentina, Uruguai, Paraguai, Brasil e Bolívia.