Nesta semana assumiu na Câmara de Vereadores Paulo Souza, 7º suplente do PSD com 51 votos e quarto nome a assumir, dentro da proposta de rodízio definida pelo presidente da sigla e único vereador eleito, Nelsoir Battisti, que assumiu como secretário municipal do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo do governo do prefeito Jarbas da Rosa (PDT) e abriu espaço para os suplentes. Isso reascende o debate em torno do rodízio de suplentes na Câmara, defendido por alguns e questionado por outros.
Sou a favor do rodízio, pois premia os suplentes que não se elegeram, mas somaram votos para o partido conquistar cadeiras no Legislativo. Claro, desde que isso não seja banalizado, pois assumir 15 dias e sair não dá tempo de ninguém nem se ambientar no Legislativo. E nesta semana o Coordenador do Curso de Direito da Unisc em Venâncio e Consultor Jurídico da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Ricardo Hermany, abordou o assunto no seu comentário semanal no programa Folha 105, na Terra FM, que vai ao ar todos os dias das 18 às 19h. Hermany também entende salutar o rodizio, desde que não haja abuso, sob pena da ineficiência. Na Câmara de Venâncio já assumiram 11 suplentes em meio ano de legislatura apenas, um recorde. Hermany lembrou que o Regimento Interno da Câmara não proíbe o rodizio indiscriminado, mas também não autoriza. Ele recomenda que o presidente do Legislativo, com a Mesa Diretora, se posicionem, cobrando que haja motivação expressa para um vereador se licenciar e um suplente assumir.
O tema vai ser assunto de ampla reportagem da Folha no sábado.
Notinhas
* O presidente Jair Bolsonaro tem sua vinda ao Rio Grande anunciada para este sábado, para participar de uma motociata na região metropolitana. Um movimento independente de apoio ao presidente que a grande mídia tenta incriminar. Tomara que o governador Eduardo Leite não mande multar Bolsonaro, como fez Doria em São Paulo.
* O STF, de maioria ‘petista’, anuncia como grande pauta do segundo semestre a análise dos réus do Quadrilhão do MDB. Se absolveu o Quadrilhão do PT, a lógica é absolver o do MDB também, afinal os dois roubaram juntos em vários governos.
* A Inglaterra anuncia para dia 19 derrubada das restrições contra Covid. Não será necessário usar mais máscara, serão permitidos shows com presença de público etc. Graças ao alto índice de vacinação. No Brasil poderíamos estar perto disso também, se o governo tivesse sido mais ágil na aquisição de vacinas, processo que virou CPI.
* O Congresso vota na próxima semana proposta do governo de privatizar os Correios, que se tornou ineficiente e deficitário pelas gestões políticas desastrosas que teve nas últimas duas décadas.
Do Twitter
* Extra: Projeto para barrar supersalários trará economia de até R$ 3 bilhões para União
* Exame: Guedes diz que PIB de 2021 vai surpreender e crescer de 5% a 5,5% no ano
* Folha S. Paulo: Em manifestação, Aras diz que serviços postais e correio aéreo nacional não podem ser privatizados
* UOL: Não há fato novo que tenha ligação direta com Bolsonaro, diz Lira sobre pedidos de impeachment
* O Globo:‘Quero acreditar que a democracia brasileira nos permita ter um governo de quatro anos’, diz Guedes
* Estadão: Bolsonaristas convocam aliados a migrar para nova rede social (Telegram) criada por ex-conselheiro de Trump
* Lasier Martins: Desde o início me posicionei contra uma CPI que tem em seu comando integrantes respondendo a inquéritos na Justiça. E a PF acaba de dar mais um motivo a quem reclama dos rumos da CPI da Covid. Indiciou o relator por suspeita de ter recebido R$ 1 milhão em propina da Odebrecht.
* Cristian Deves:Um Texto fora do Contexto é um Pretexto para várias Interpretações.