Ainda não conversei com o prefeito Airton Artus sobre o assunto. Cinco de seus secretários se elegeram vereador. Ana Claudia do Amaral Teixeira, do Desenvolvimento Social; Cleiva Heck, da Cultura e Esporte e Telmo Kist, da secretaria Geral, os três do PDT. Mais Cândido Faleiro, da secretaria da Infraestrutura e Vilson Gauer, da Saúde, os dois do PT. A secretária de Educação, Rosange Lehmen de Moraes, fez a quarta votação no PT.
Se os três do PDT assumirem novamente seus cargos, abrem vagas no Legislativo para os suplentes Neri Silveira, Edemilson Freda e João Carlos Schimuneck. No PT, se os três secretários se mantiveram nos cargos, assumem os suplentes Edemir Freda e Paulo Tirelli. Os irmãos Freda estariam no Legislativo, por partidos diferentes. Mas sei de secretário eleito que quer ser vereador. Assunto para Airton, Giovane e os partidos resolver.
Na oposição, a vereadora Izaura Landim, ficou na suplência do eleito Duda Kappel. No PMDB, Elstor Hackenhaar é novamente suplente e terá a companhia do ex-vereador pelo PDT, Nestor Azeredo, que agora é do PSB, e era da coligação, e Ademir Gisch. No PTB, os suplentes são novamente Renato Gollmann e Vilmar Bender. No Dem, o suplente de João Roberto Sthal na coligação é Ciro Fernandes do PR.
Ainda temos muitos números e fatos para analisar nas próximas colunas.