Temor da bandeira vermelha

Prefeitos da Amvarp estão temerosos de termos bandeira vermelha na próxima ou na outra semana, pelo que sinalizam os números do modelo de distanciamento social controlado que o governo do Estado implantou e cujas regras foram endurecidas na semana passada.
O alto índice de ocupação de UTI’s na semana que passou é a maior ameaça. Só que esta ocupação é gerenciada pelo Estado. Venâncio tem em média um internado com Covid na UTI, mais dois ou três no setor Covid e outros dois ou três em recuperação domiciliar. Faz duas semanas que estamos neste índice baixo, um mês sem mortes por Covid, mas a ocupação da UTI chegou a bater em 80% por internações autorizadas pelo estado para pessoas de outros municípios, inclusive da região metropolitana.
As UTI’s são feitas para salvar vidas de qualquer pessoa, mas não é justo que Venâncio e a região tenham implantado protocolos de controle de movimentação de pessoas, restrições em empresas, uso de máscara, centros de atendimento, um conjunto de medidas que fez baixar a curva do corona, ter que pagar pelo que municípios de outras regiões não fizeram.
Não podemos ter bandeira vermelha aqui na região, que implica em fechar as cidades novamente, por culpa que não é nossa. Missão para os prefeitos, nossos representantes, contestarem, e de forma veemente.
Enquanto isso devemos seguir nos cuidando. Evitar aglomerações, usar álcool gel, usar máscara quando sair de casa e ter bom senso, são o melhor cuidado.

 

Notinhas

* Câmara de Vereadores aprovou projeto de lei do vereador Tiago Quintana (PDT) que instituiu o prêmio Mérito Empresarial Odilo Wacholz, para destacar empreendedores na Semana do Município, no mês de maio de cada ano. A homenagem acontece um ano depois morte de Odilo, empresário e líder comunitário. O Mérito Empresarial já foi prêmio da Associação Comercial e Industrial de Venâncio Aires (Aciva) no início dos 90, antes da fusão com o CDL, que aconteceu em 2000, com a criação da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Venâncio Aires (Caciva).

* Ontem foi dia de falar sobre o setor de serviços nas reuniões virtuais temáticas do Plano de Recuperação Econômica de Venâncio Aires Pós-Pandemia, que o prefeito Giovane Wickert (PSB) desenvolve, com coordenação do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Claudio Soares. O encontro foi as 9h. Às 19h Giovane e Claudio comandaram uma live via Facebook sobre o tema.

* Hoje Jarbas da Rosa, presidente do PDT e pré-candidato a prefeito, realiza sua live semanal às 20h no Facebook. O convidado é o engenheiro agrônomo Vicente Fin, Chefe do Escritório da Emater, que é uma verdadeira ‘enciclopédia’ do agronegócio de Venâncio e contribui muito com todos os governos municipais.

* Na terça citei que o deputado estadual e presidente do PSDB, Mateus Wesp, na sua passagem por Venâncio fez uma visita de cortesia ao prefeito Giovane Wickert (PSB). Ele acabou estendendo sua reunião política com dirigentes do PSDB e PSL aqui, e acabou não conseguindo visitar o prefeito, como queria.

 

Do Twitter

* Estadão: Para OMS, politização da pandemia agravou o surto.
* Folha S. Paulo: Brasil poderia produzir mais sem derrubar uma árvore sequer, diz Tereza Cristina.
* Exame:Funcionários do Banco Mundial pedem suspensão da nomeação de Weintraub
* Cristian Deves: Na boa, pelo que vejo e escuto de pessoas entendidas uma UTI é cara e uma UTI parada é mais cara ainda… por isso que nunca teremos leitos de UTI em grande quantidade …há um limite, no Brasil inteiro.
* Lasier Martins: Compreendo a preocupação em coibir fake news e abusos, mas essa discussão precisa ser mais aprofundada. Não podemos correr o risco de criar um problema ainda mais grave, que é limitar a liberdade de expressão. Por isso, voto NÃO.



Sérgio Luiz Klafke

Sérgio Luiz Klafke

Diretor de Conteúdo e colunista da Folha do Mate

Clique Aqui para ver o autor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido