O deputado estadual Dalciso Oliveira (PSB), que vai a federal propondo representar o setor produtivo gaúcho, e está entrando em Venâncio, onde tem o suplente de vereador Jairo Bencke como assessor, defende projeto de regionalização da Brigada Miliar e aumento do efetivo, em audiência com o Coronel Marcelo Frota, secretário estadual Adjunto de Segurança Pública. Mas é para o Vale do Paranhana, base eleitoral de Dalciso. Faço a citação para destacar como é importante ter deputado local e ou regional na defesa de demandas das comunidades.
O prefeito Jarbas da Rosa (PDT), a vice Izaura Landim (MDB), o presidente da Câmara, Tiago Quintana (PDT) e secretário do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, vereador Nelsoir Battisti (PSD) e o presidente do Conselho Municipal de Segurança Pública (Consepro), empresário Dieter Knak, foram ao governo na semana que passou gestionar um Batalhão da BM aqui, em função da construção do presidio estadual em 2014, e aumento do efetivo, demandas recorrentes nos últimos anos. Seriam recebidos pelo vice-governador Ranolfo Vieira Junior, mas na hora foram recebidos por um assessor.
E Venâncio tem dois bons nomes que vão disputar uma cadeira na Assembleia em 2022 e que podem fazer esta diferença; os ex-prefeitos Airton Artus (PDT), que é deputado suplente – não se elegeu por 199 votos em 2018 – e Giovane Wickert (PSB), atual secretário estadual Adjunto de Obras e Habitação. Os dois fazem um trabalho intenso para ampliar bases de apoio na região e no estado. Vejo ambos com boas possibilidades. Como faz 25 anos que Venâncio não elege deputado, quem sabe em 2022 elege dois.
Notinhas
* Presidente da Assembleia Legislativa, Gabriel Souza (MDB) faz roteiro pelo estado e passa por Venâncio nesta sexta. Será recebido cedo da manhã pela vice-prefeita Izaura Landim e outras lideranças locais do MDB.
* Na votação da PEC que parcela precatórios para pagar o Bolsa Brasil, aprovada na terça pelo Congresso, dos nossos deputados da região, Marcelos Moares (PTB) votou a favor e Heitor Schuch (PSB) votou contra.
* Sobre nota da coluna de terça, onde falei da confirmação da pré-candidatura de Beto Albuquerque ao Piratini no Congresso do PSB, com a presença de vários partidos e especulações de um vice do PDT ou PSD ou vaga no Senado para o PDT na chapa, o ex-prefeito Airton Artus (PDT), se manifesta:
“É de praxe e bom tom a participação de representantes partidários em congressos e/ou convenções. Interpretações quanto a possíveis coligações ou apoios são meras especulações de informantes não credenciados. E só olhar a história pregressa dos congressos ou convenções. Participo há décadas de encontros dessa envergadura e sempre procurei não passar informações tendenciosas. O jornal terá que fazer um filtro ou checar as informações unilaterais.”
As informações saíram em vários veículos de comunicação do estado.
Do Twitter
* Gazeta do Povo: Moro se filia ao Podemos com críticas a Bolsonaro e ao PT: “O país está no rumo errado”
* UOL: Lula e Bolsonaro já tiveram oportunidade e se perderam, diz ex-ministro general Santos Cruz
* Estadão: Câmara aprova em 2º turno PEC que parcela precatórios e banca Auxílio Brasil
* O Globo: Bolsonaro afirma que ‘cada vez mais Supremo interfere em tudo’
Folha S. Paulo: PT celebra vitória de ditador Ortega em eleição de fachada na Nicarágua
* GZH: Alexandre de Moraes revoga prisão de Daniel Silveira e proíbe deputado de usar redes sociais
* Claudia Wild: O STF “fechou” o Congresso Nacional e engessou o Executivo. Ele governa o país. Se extinguirem os 2 Poderes ninguém perceberá. Hoje, o Judiciário dá as cartas e é o responsável por quase toda a política nacional. Vivemos uma espécie de ‘AI-5 judicial’. Todo poder emana da Corte!
* Alessandro Vieira: O sistema político brasileiro está doente. Não é novidade, todo mundo sabe, mas só vamos encontrar a cura chamando a doença pelo nome: distribuir vantagens para comprar base parlamentar é CORRUPÇÃO! Mensalão petista, tucano ou do DEM, Petrolão, Bolsolão, tanto faz: é CORRUPÇÃO