A Justiça Eleitoral divulgou os números finais de eleitores aptos a votar na eleição do dia 2 de outubro, quando o Brasil escolhe presidente, governadores, senadores, deputados federais e deputados estaduais, como saiu detalhado na Folha de terça. Venâncio tem 52.443 eleitores aptos a votar. São 1.286 eleitores a mais do que na eleição de 2018, quando o município teve 51.157 eleitores. Foi o ano em que se implantou a biometria e Venâncio foi um dos municípios da primeira lista. No ano anterior, em 2017, o município tinha 54.831 eleitores. Com a biometria encolheu em 3.674 eleitores.
O ex-prefeito Airton Atus (PDT) lamentou na época, pois fez 24.408 votos para deputado estadual em 2018, 13.308 em Venâncio, 34% dos votos do município. Faltaram 199 votos para se eleger. Artus teria sido eleito se Venâncio não tivesse entrado nos municípios onde foi implantada a biometria. Como ele fez 34% dos votos para estadual na época aqui, projetando sobre os 3.674 eleitores a menos, teria feito 1.249 votos a mais, que lhe garantiram com folga uma cadeira de deputado na Assembleia.
Artus vai concorrer novamente agora em 2022 e amplia seu trabalho para desta vez ser eleito deputado estadual, uma expectativa que também é dos líderes estaduais do partido, como a deputada estadual Juliana Brizola, que vai concorrer a federal e fará dobradinha com Airton para estadual. Quando esteve aqui na Folha, recentemente, Juliana fez referências elogiosas à Airton; disse que ele era o mais preparado do PDT para ser deputado, pela liderança, conhecimento político e de gestão que tem.
Notinhas
- Hoje às 17h30min o PSB inaugura seu diretório, na Jacob Becker, entre Júlio e Osvaldo Aranha, casa onde antigamente funcionava o Açougue Gauer. Será o ‘QG’ da campanha do ex-prefeito Giovane Wickert a deputado estadual, em dobradinha com Heitor Schuch, federal que vai concorrer à reeleição para um terceiro mandato. É o mesmo local da campanha de 2014, quando Giovane concorreu pela primeira vez a estadual.
- Na terça, 7, Edson Brum prestou contas dos seus 17 meses como secretário estadual do Desenvolvimento Econômico, período em que o governo Eduardo Leite/Ranolfo Vieira Junior anunciou investimentos históricos na pasta e em todos os setores do governo. Depois Brum fez pronunciamento de despedida na Assembleia Legislativa, onde completa o quinto mandato, e recebeu homenagens do MDB. Na próxima terça, 14, ele assume como Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado.
- A vice-prefeita Izaura Landim e o secretário municipal do Meio Ambiente, Nilson Lehmen, do MDB em Venâncio, acompanharam o dia de despedidas e homenagens para Brum, liderança do MDB na região dos Vales por duas décadas, que agora deixa a política.
- Faleceu ontem Nilo Pedro dos Santos, o Deza, conhecido no meio esportivo, onde atuou por muitos clubes de Venâncio. Deza foi vencedor do Festival Mais Bela Voz que era promovido pela Escola Oliveira Castilhos e foi intérprete em bandas e escolas de samba.
Do Twitter
- Folha S. Paulo: Feminista, Maria Ribeiro defende Lula calado sobre aborto até o ano que vem
- Estadão: TRE anula mudança de domicílio de Moro e ex-juiz da Lava Jato não pode se candidatar a nenhum cargo por São Paulo.
- Sergio Moro: Recebi surpreso a decisão do TRE de São Paulo na ação proposta pelo PT. Nas ruas, sinto o apoio de gente que, como eu, orgulha-se do resultado da Lava Jato e não desistiu de lutar pelo Brasil. Anunciarei em breve meus próximos passos. Mas é certo que não desistirei do Brasil.