Ontem ao meio dia teve reunião online do grupo da Comissão Pró-asfalto da ERS-244, trecho de 16km entre Venâncio- Vale Verde, que foi retomada na semana que passou pelo ex-prefeito Giovane Wickert (PSB) hoje secretário Adjunto de Obras do estado com o vereador André Kaufmann (PTB), que começou a mexer no assunto em fevereiro junto com o prefeito reeleito de Vale Verde, Gustavo Schuch (MDB).
O deputado Marcelo Moares (PTB) colocou que é importante ampliar a ação e incluir o asfalto da estrada que liga Passo do Sobrado até o Distrito Industrial de Santa cruz, onde falta pavimentar 12 km, com o que concordou o deputado Heitor Schuch (PSB). O prefeito de Passo do Sobrado, Edgar Thiesen (PP), sugeriu que o traçado do asfalto Venâncio – Vale Verde não seja em linha reta passando pelas fazendas de Tales Mariante Celeste e Olavio Ferreira para sair em Vale Verde, onde segue a RS-244, como é o projeto original e está sendo pretendido, mas que siga pela estrada da Várzea dos Camargo, saindo na RS-405 próximo de Passo do Sobrado, o que possibilitaria o uso da estrada da Malhada até o DI de Santa Cruz, citada por Moraes, para desviar por ali o tráfego de caminhões na RS-2187 para o DI de Santa Cruz.
Esse embate, pelo traçado, já aconteceu em outras oportunidades de mobilização e esmoreceu o movimento.
Por indicação de Marcelo Moares, e concordância dos demais, Giovane Wickert foi nomeado como Coordenador do movimento, e vai buscar uma agenda com o governador Eduardo Leite (PSDB) para tratar do assunto.
O prefeito Jarbas da Rosa (PDT), que não participou da reunião, assim como a vice Izaura Landim (MDB), vai indicar o ex-prefeito Airton Artus (PDT) para representar o governo no movimento e ser incluído no grupo, o que vai gerar outro embate. André e Giovane adiantam que não vão aceitar. Defendem que o grupo é apenas de autoridades constituídas, prefeitos, vices, deputados, vereador André, mesmo que o ex-secretário municipal Dario Martins, ligado a Giovane, esteja no grupo.
Artus já anunciou que vai concorrer a deputado estadual novamente logo depois da eleição de 2018, onde não se elegeu por 199 votos. Giovane ainda não se lançou oficialmente mas também trabalha por uma candidatura de deputado estadual em 2022.