
Na noite de quarta, 19, o Rotary Clube Chimarrão, com Caciva e Unisc, realizou o 24º Preferência Real, evento que premia empresas e profissionais que se destacaram em pesquisa de campo realizada pelo Nupes/Unisc. Os mais lembrados na pesquisa, em 107 categorias, receberam o troféu Preferência Real, no palco do Clube CTA.
No meio político o prefeito Jarbas da Rosa (PDT) recebeu o troféu Político Local. Jarbas está na COP do Tabaco, na Suíça, e a Primeira Dama, Janete recebeu o troféu pelo prefeito. Mas teve premiação dupla para Tiago Quintana (PDT), vereador mais votado em Venâncio nas duas últimas eleições. Ele, que é secretário municipal de Governança e Gestão, recebeu o troféu de secretário municipal destaque e de vereador destaque, mesmo não estando na Câmara neste primeiro ano da nova legislatura. Junto com Tiago, dois vereadores de oposição receberam o troféu destaque, no empate técnico entre os três. Sandra Silberschlag (PP), que está em seu primeiro mandato, e comemorou muito o troféu no seu ano de estreia como vereadora. E Elígio Weschenfelder, o Muchila (PSB), que é vereador de segundo mandato, que mais combate o governo municipal.
Tiago já tinha recebido o troféu Preferência Real no mandato anterior, como vereador e como secretário municipal de Saúde, nos quatro anos de mandato. É o nome emergente no PDT e deve ser indicado como candidato natural para concorrer à sucessão do prefeito Jarbas da Rosa, em 2028.
CTA abraça recuperação de nascentes
Nesta semana acompanhei a entrega de duas nascentes da bacia hidrográfica do arrio Castelhano no interior do município que foram revitalizadas numa parceria do Comitê de Recuperação das Nascentes do Arroio Castelhano, focado na proteção e revitalização das fontes de água que alimentam o Arroio Castelhano. O trabalho, que conta com o apoio de secretarias municipais, Emater e Corsan, tem presença forte da CTA Continental, empresa tabacalaeira que está aportando recursos diretos na recuperação de nascentes.
Em Linha Arroio Grande, na propriedade de Junior Ruppenthal, no início da estrada para Centro Linha Brasil, logo depois da ERS-422, foi entregue uma nascente revitalizada, com reservatório de 70 mil litros, que abastece várias famílias. Junior quer ser o primeiro produtor de água de Venâncio e está se cadastrando para tal.
Em Linha Silva Tavares, logo depois de Vila Deodoro, no alto da região serrana, na propriedade da família Schwin, que desenvolve um projeto turístico na figueira centenária, foi entregue uma nascente ao pé de uma araucária, que servirá para abastecer famílias vizinhas, proteção ambiental e educação pedagógica para turistas que visitam o local e escolas.
O presidente do Comitê, Rui Schwin, servidor público aposentado e o Chefe do Escritório da Emater, Vicente Fin, dupla que ‘carrega’ o trabalho de revitalizar nascentes, foi recebido por uma delegação da CTA, liderada pelo CEO, Eduardo Renner, com a Diretora Administrativa Angela Fischer, o Superintendente de Produção Agrícola e Mercado, Eldor Bohn, o Gerente de Sustentabilidade Agrícola, Edson Menezes, o Coordenador de Sustentabilidade Agrícola, Jaimson Erdmann, a Gerente de Pessoas e Sustentabilidade, Leila Wünsch e outras lideranças da empresa nas áreas agrícola e de sustentabilidade.
A CTA já contabiliza 14 nascentes revitalizadas, um apoio fundamental para o projeto do Comitê, que já tem 55 recuperadas desde que foi criado, em 2018. Tem outras 166 nascentes aguardando revitalização, de um total de 432 identificadas na bacia do Arroio Castelhano.
É do Castelhano que sai 90% da água consumida na cidade. As nascentes, além de fornecer água de qualidade para as famílias do interior, produzem água que abastece o Castelhano. Esse projeto está aberto à novas ações e recursos, afinal são 432 nascentes para revitalizar e produzir mais água. A CTA Continental dá o exemplo.

Festival de Balonismo segue no Parque
Aberto na quarta, 19, o 6º Festival de Balonismo, evento organizado pelo Grupo Folha do Mate, com a Prefeitura, Federação Gaúcha de Balonismo e Jung Balonismo, segue até este domingo no Parque Municipal do Chimarrão.
Tem feira comercial, tem feira de agroindústrias, tem opões variadas de alimentação, tem parque de brinquedos, tem shows culturais, tem shows musicais.
O Festival é uma mini Fenachim. E a grande atração são os balões. Todos eles alçam voo no campo da Assive, dentro do Parque, e dão um colorido diferente ao céu de Venâncio. Quem quiser pode andar nos balões.
O sábado e domingo tem muitas atrações, que estão detalhadas nesta edição. O ingresso é gratuito no Parque. Uma programação para a família se divertir.
Governo quer fim do tabaco
A COP11, a COP do tabaco, que encerra hoje em Genebra, na Suíça, começou com alta tensão, mas terminou com clima mais ameno, entre a Embaixada do Brasil na ONU, que tem sua sede em Genebra, e a comitiva de lideranças políticas e do setor produtivo. Mas a proposta do governo brasileiro de proibir o filtro nos cigarros e obrigar empresas cigarreiras de recolher todos os filtros na natureza, são vistas como um ‘torniquete’ do governo no setor tabacaleiro. A notícia boa é que o Ministério do Desenvolvimento Agrário anunciou que vai implantar um programa de diversificação para as propriedades que cultivam tabaco. A proposta já foi anunciada dois anos atrás e não saiu do papel. A diversificação já existe nestas propriedades, fomentada pela Afubra, que representa os produtores e o Sinditabaco, que representa o setor industrial. O objetivo do governo é que se deixe de plantar tabaco para plantar outra cultura. Em rendimento, isso é impossível.
A proposta do governo na COP11 seguirá em discussão, agora no país. O governo Lula vai ser convocado para esse debate e explicar sobre as propostas.
O Grupo Folha do Mate está em Genebra e a jornalista Letícia Wacholz, conta em tempo real pelas plataformas do rádio, digital e impresso, o que acontece por lá. A expectativa é pelas resoluções da COP11, que serão anunciadas hoje na Suíça. E na próxima semana, de segunda até quarta segue o debate na Suíça com a 4ª Reunião das Partes (MOP 4) do Protocolo para Eliminar o Comércio Ilícito de Produtos de Tabaco, também organizada pela OMS da ONU. Leticia vai estar lá para contar o que vai acontecer.
Do X
- BBC: Um incêndio atingiu na tarde desta quinta-feira (20) um dos pavilhões da COP, em Belém (PA).
- Veja: Motta diz que governo escolheu caminho errado ao não apoiar PL Antifacção
- Conexão Política: PT e PSOL foram os únicos partidos a votar contra o PL Antifacção
- Folha S. Paulo: Quem votou contra o projeto do PL Antifacção tem de se explicar, diz Hugo Motta
- Exame: Em recado a Lula, Motta diz que Câmara não é carimbadora de projetos do governo
- Jovem Pan: Derrite sobre Pl Antifacção: “Quem está descontente defende bandido”
- CNN: Tarcísio comemora aprovação do PL Antifacção: “Vitória do povo brasileiro”
- Gazeta do Povo: O presidente do INSS, Gilberto Waller, informou que existem cerca de 763 mil empréstimos consignados que foram feitos em nome de menores.
- Revista Oeste: Secretário do PT é sócio de empresa ligada a fraudes no INSS
- Lula: Precisamos de leis firmes e seguras para combater o crime organizado. O projeto aprovado pela Câmara alterou pontos centrais do PL Antifacção que nosso governo apresentou. Do jeito que está, enfraquece o combate ao crime e gera insegurança jurídica. Trocar o certo pelo duvidoso só favorece quem quer escapar da lei.
- Tarcísio de Freitas: Aprovar o Marco Legal de Combate às Facções Criminosas é dizer, com todas as letras, que o Brasil não vai mais tolerar ver sua gente ser escravizada pelo crime. É dizer que basta. Que chega. Que não existirá mais espaço para quem construiu impérios de ódio e violência.