Na quinta, 22, Folha e Terra FM realizaram o primeiro debate eleitoral da eleição de 2024, reunindo os quatro candidatos a prefeito de Venâncio, dentro do projeto Seu Voto Sua Voz de cobertura eleitoral que os dois veículos iniciaram em abril e vai até a posse dos eleitos, em janeiro.
Cândido Faleiro (PT), Giovane Wickert (PSB), Jarbas da Rosa (PDT) e Maciel Marasca (PP) responderam perguntas de pessoas da comunidade, da redação da Folha e Terra, fizeram perguntas temáticas entre si e teve o ‘pinga-fogo’ com perguntas livres entre os candidatos.
Leticia Wacholz e Daniel Heck mediaram o debate, transmitido ao vivo pela rádio Terra FM 105.1 e em vídeo pelo Terra Play, no YouTube. Como proposto pelo nosso projeto editorial, o debate foi de alto nível, com os quatro candidatos aproveitando o tempo para falar de suas propostas nas mais diversas áreas. Foram poucos momentos de embates mais ‘quentes’, como nas duas vezes em que Jarbas e Giovane se defrontaram.
E se sobressaiu a maior experiência de Giovane e Jarbas, que se enfrentam pela terceira vez em eleição para prefeito. Cândido, que já concorreu a vereador, pela primeira vez concorre a prefeito e participa de debate, enquanto Maciel Marasca é estreante na política e fez seu primeiro debate.

Cândido e Jarbas se defrontaram várias vezes durante o debate. (Foto: Alvaro Pegoraro)
Maciel e Giovane também se defrontaram na maioria das vezes. (Foto: Alvaro Pegoraro)

Cândido mostrou alguma dificuldade em expor suas propostas e em responder aos adversários, dificuldades de uma estreia em debates. Maciel foi mais claro na exposição de suas propostas, mas também enfrentou as dificuldades de uma estreia. Giovane, o mais articulado dos quatro, teve um tom moderado, pregando a união pelo bem comum, etc, elencou realizações do seu governo e apontou o que considera fragilidades do atual governo. Jarbas também defendeu realizações do seu governo, apontou o que considera fragilidades do governo anterior, de Giovane, e saiu fora do tom ao levantar a voz e chamar Giovane de mentiroso, referindo-se à compra dos caminhões para o município assumir a estrutura de recolhimento do lixo. O projeto Lixo Zero do governo federal para os municípios, foi iniciado no governo Giovane, mas o dinheiro chegou já quando Jarbas era prefeito e comprou os equipamentos que Giovane reivindicava.
Uma observação feita pelo público assistente no YouTube foi o fato de Jarbas e Giovane, Giovane e Jarbas, terem evitado se defrontar no debate, colocando assim, na maioria das vezes, Cândido com Jarbas e Maciel com Giovane.
A concordância de todos os candidatos e do público assistente, foi em elogiar a estrutura criada e o formato do debate, tirando os debatedores da cadeira para se movimentar frente às câmeras. E o segundo debate, no dia 3 de outubro, quinta-feira antes da eleição de domingo, 6 de outubro, vai ser no Clube de Leituras, com presença de público.

Movimento Cívico da Legalidade

Brizolista, Airton fez um pronunciamento inflamado na tribuna da Assembleia Legislativa. (Foto: Fernando Gomes/AL)

O deputado Airton Artus (PDT) participou, na tarde de terça, 20, da sessão solene na Assembleia Legislativa, em homenagem ao Movimento Cívico da Legalidade, que foi iniciado em agosto de 1961 pelo então governador Leonel Brizola, logo após a renúncia do presidente Jânio Quadros, diante de impedimentos dos militares à posse do vice-presidente, João Goulart. A defesa da Constituição mobilizou a população junto ao Palácio Piratini durante os 13 dias de resistência, até a confirmação da posse de Jango, em 7 de setembro de 1961
“Na época, Goulart encontrava-se em viagem oficial à China, do então líder Mao Tsé-Tung, acompanhado de parlamentares e empresários. O João Goulart fazia parte de um grupo de estancieiros, de fazendeiros gaúchos que tinham pensamento social; ao mesmo tempo ele era a favor da reforma agrária”, lembrou Artus, da tribuna.
“O Jango veio ao Brasil pelo Uruguai, já com Leonel Brizola ‘entrando em campo’. No avião em que viria o João Goulart, o Brizola avisou a todos numa coletiva para os agentes da CIA que todos os jornalistas que viriam de Montevideo estariam no mesmo avião do João Goulart. Portanto, derrubar esse avião poderia ter uma repercussão internacional muito negativa”, destacou Artus na sua participação na sessão solene.
O deputado encerrou seu pronunciamento homenageando o ex-governador gaúcho, cujos discursos, em sua opinião, “nunca estiveram tão atuais”. “Basta resgatar os pronunciamentos de Brizola sobre geopolítica, economia, ideologia e funcionamento das instituições para perceber a atualidade destes conteúdos”, frisou, ressaltando que Brizola, mesmo nos momentos mais difíceis da vida nacional, permaneceu sempre dentro da esfera democrática.

Terça tem Gente & Negócios

Nesta terça, 27, será realizado mais um painel do projeto Gente & Negócios, da Folha do Mate e Terra FM, que todos os meses debatem um tema importante para a comunidade, com painelistas convidados.
O tema do painel de agosto será Mercado Imobiliário: oportunidades, investimentos e políticas públicas para acesso à moradia. Leticia Wacholz media o painel e os convidados são secretaria municipal do Planejamento, Deizimara de Souza, o ex-vereador hoje corretor de imóveis dono da Kist Imóveis, Telmo Kist e Juliano Ferreira, dono da Imobiliária Aliança.
O Gente & Negócios inicia as 11h, na AABB, e vai até as 13hs, com transmissão ai vivo pela rádio Terra FM e pelo Terra Play no YouTube.
Quem quiser participar do painel e do almoço, pode adquirir cartões na recepção da Folha e Terra. O valor é de R$ 50 o cartão.

Fim de temporada em agosto

A dupla Gre-Nal encerrou cedo a temporada de 2024, uma temporada atípica, marcada pela tragédia das enchentes, que invadiram o Beira Rio e a Arena, forçando Inter e Grêmio e jogar fora dos seus estádios. O Inter já voltou ao Beira Rio, o Grêmio volta à Arena, agora em setembro. Mas a temporada já acabou para os dois. E ainda pode piorar, pois o Z-4 no Brasileiro é uma ameaça, para ambos.
O Inter criou uma grande expectativa no início da temporada, pelos reforços que trouxe. Era apontado como um dos favoritos no Brasileiro. O time fracassou, foi eliminado na semifinal do Gauchão, pelo Juventude, que também eliminou o colorado na Copa do Brasil. E foi eliminado na Sul-Americana, pelo Rosário Central.
O Grêmio foi campeão gaúcho e só. Caiu na Copa do Brasil, para o Corinthians e na Libertadores, para o Fluminense, dois grandes que estão no Z-4 do Brasileiro, onde o tricolor esteve boa parte da competição também.
Hoje o Inter tem 25 pontos e o Grêmio 24 no Brasileiro, quase no Z-4, que abre com o Corinthians com 22 pontos. Colorados e gremistas agora miram fazer 45 pontos, para não cair para a Série B.
Enquanto a dupla se afasta do pelotão de frente do futebol brasileiro, onde sempre esteve, dois clubes do nordeste ocupam estes lugares. O Fortaleza, que vem fazendo boas campanhas nos últimos anos, é vice-líder do Brasileiro, com 45 pontos. O Bahia, que virou SAF do Grupo City, é 5º, com 38 pontos.

Do X

Veja: Regras do governo Lula dão brecha para “rachadinha” de emendas coletivas
CNN: Supremo Tribunal de Justiça da Venezuela confirma vitória de Maduro e coloca atas da eleição sob sigilo
O Globo: Após reunião com Lula, Leite critica ‹descompasso entre o que é anunciado› e o que é entregue de ajuda ao RS
Estadão: A mando de Moraes, PF abre inquérito sobre vazamento de mensagens e intima perito
Folha São Paulo: Tudo que Moraes fez é nulo e vai garantir a impunidade, diz Ciro Gomes sobre mensagens do TSE
Gazeta do Povo: CNJ omisso reforça poder de Moraes em decisão repleta de erros jurídicos
Poder 360: “Todos saíram felizes” após acordo sobre emendas, diz Barroso