O secretário municipal do Desenvolvimento Rural, vereador suplente do PTB, André Kauffmann, esteve aqui na Folha nesta semana para falar do lançamento da AgroFeira 2020 , na quarta-feira da próxima semana, dia 11 de dezembro, no Galpão Morada Velha do Parque do Chimarrão.
A II AgroFeira será realizada de 7 a 10 de maio de 2020 no Parque do Chimarrão com o tema “Diversificar para garantir o desenvolvimento rural’. Uma ótima proposta, pois Venâncio é grande produtor de tabaco, milho e aipim, mas produz também em boa escala arroz, erva-mate e soja, produtos que podem ser expandidos.
A ideia de criação da AgroFeira, para ser realizada em anos intercalados com a Fenachim, no mês de maio, se mostra uma iniciativa acertada, como atesta a realização da primeira edição, em 2018. André quer ter mais de uma centena de expositores no evento e conta com apoio da Emater, Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), Sindicato Rural (SR) e Cooperativa de Produtores de Venâncio Aires (Cooprova).
Notinhas
- Telmo Kist me confirmou ontem a tardinha que vai colocar seu nome a disposição dos sócios do Clube de Leituras para presidir a entidade. A assembleia de eleição é nesta terça, 10, às 19h. Telmo pede o comparecimento dos associados do Leituras inclusive os remidos e históricos do Leituras. Se eleito, a posse será na quarta, 12, às 19h. Que boa notícia para Venâncio.
* Durante encontro do prefeito Giovane Wickert (PSB) e do Coordenador de Trânsito, Dario Martins, com Vinícius Machado, representante regional da Rek Parking, empresa que explora o estacionamento rotativo em Venâncio, foi tratado sobre mudanças na cobrança das multas no estacionamento. Machado também atendeu pedido do prefeito de auxílio ao hospital. Disse que a Rek vai destinar a cobrança dos 20 parquímetros da cidade durante um dia para o hospital. Cada empresa tem as suas formas de poder ajudar o hospital que é de todos nós. E aqui vamos divulgando as iniciativas.
* Deputado Edson Brum (MDB) é de Rio Pardo mas mora em Encantado, transita pela região e tem costume de tomar um chimarrão no Posto Chama, na RSC-287, com Adriano Reginatto. Na segunda-feira Brum postou foto do chimarrão e falou do pedido de providências reiterado pelo empresário por mais segurança na RSC-287. Uma delas é um trevo fechado para evitar acidentes que acontecem com frequência ali.
* Mais uma boa notícia da economia nacional. A indústria brasileira cresceu 0,8% em outubro o melhor desempenho desde 2012. O Brasil começa a sair do ‘atoleiro’ em que esteve desde 2014.
* Lembro de Heitor Müller, presidente da Fiergs, que dizia em 2016, quando fui presidente da ADI, que a indústria estava com ociosidade na recessão, mas que isso permitiria uma retomada rápida da produção quando a economia voltasse a crescer. É só contratar mão de obra e produzir, pois os espaços e as máquinas estavam parados. Torçamos por isso.
* A projeção para o PIB do RS é de crescimento de 2,6% em 2019, aponta a Fiergs, hoje presidida por Gilberto Petry. É o dobro dos otimistas 1,3% projetados para o país.
* E o STF abre a primeira ação penal da Lava Jato contra Renan Calheiros, que vira réu por desvio de dinheiro na Transpetro. Se o Congresso fizer voltar a prisão em 2ª instância, que o STF aboliu, vai fazer companhia à Lula, Temer, Dirceu e outros da quadrilha que esteve no governo e está solta.
* No lançamento da Frente Parlamentar Mista, reunindo deputados e senadores pela prisão em 2ª instância, o jovem deputado federal Marcel Van Hattem (Novo), ex-vereador de Dois Irmãos e deputado estadual pelo PP, ganhou destaque nacional. Escolhido o melhor deputado federal gaúcho, Marcel vai se firmando nacionalmente como revelação política de uma nova geração que combate o roubo do dinheiro público
Do Twitter
* Veja: ‘Só promessa no Twitter’, diz Bolsonaro sobre taxação de aço pelos EUA.
* Crusoé: Deputados e senadores lançam frente pela prisão em 2ª instância.
* Estadão: ‘Por que a gente tem de esperar ano que vem?’, diz Sérgio Moro sobre prisão em 2ª instância.
* O Antagonista: Prisão em 2ª instância é “drible da vaca” na Constituição, diz Humberto Costa.
* O Globo: Senado mantém veto de Bolsonaro e barra propaganda partidária na TV fora do período eleitoral.
* Folha S. Paulo: Deputados apresentam emenda a projeto sobre maconha medicinal para liberar cultivo da erva.
* Marcel Van Hattem: Com o apoio de 179 deputados e 33 senadores, lançamos a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Prisão em Segunda Instância. Assim como a maior parte dos brasileiros, temos pressa para devolver condenados à cadeia!
* Bolsonaro: PIB brasileiro cresceu além do previsto no 3o trimestre de 2019. Indústria e consumo das famílias foram os grandes responsáveis pela alta. Resultado eleva a projeção de crescimento p/ 2019 e 2020. É o Brasil se recuperando após estar à beira de um colapso nas mãos da esquerda.
* Osmar Terra: Presidente da Anvisa é derrotado e Diretoria recusa permissão para plantio e uso de maconha como medicinal. Decisão só referenda o que já é feito, como venda do Canabidiol em farmácia, separado, como remédio controlado. O que sempre defendemos
* Telmo Kist: Deputados federais aprovaram matéria de importância para todos os municípios. O ISS passa a ser repartido entre o município sede da empresa e o município do consumo. Até 2023 toda a receita ficará no município de consumo. Vale para as compras com cartão de crédito.
* Eleno Stertz: Mas a PEC 45 está tramitando e, se aprovada, concede 75% do ISS aos Estados e União na forma do IBS.