Quem assistiu o debate dos candidatos a presidente da República no domingo à noite na Bandeirantes, pode ter visto o único debate desta eleição, com todos os candidatos. É o que se ouviu no final, das campanhas de Lula e de Bolsonaro, os dois principais nomes da disputa. Espero que possamos ver o debate final com todos na Globo.
Organizado pela Band, em parceria com Folha S. Paulo, UOL Google e TV Cultura, o debate tinha como maior alvo, de todos, inclusive candidatos, o presidente Jair Bolsonaro (PL). Mas o planejamento não se confirmou, pois quem mais ‘apanhou’ e perdeu foi Lula (PT), taxado de ladrão, de ex-presidiário, etc, por oponentes, sem conseguir reagir. Bolsonaro defendeu seu governo, mas caiu na provocação – claramente planejada – da jornalista Vera Magalhães, que o ataca todos os dias. Ela não fez uma pergunta, fez uma provocação à Bolsonaro em pergunta a Ciro sobre vacinas. No complemento Bolsonaro xingou a jornalista. Objetivo alcançado. A grande mídia e a esquerda fizeram disso o foco principal na repercussão do debate, tentando salvar ‘Lula’.
Simone Tebet (MDB) aproveitou o debate, mesmo exalando feminismo em alguns momentos. Bateu em Bolsonaro, deu algumas cutucadas em Lula, e falou das suas propostas. Ciro Gomes (PDT), que concorre pela quarta e possivelmente última vez, também bateu, mais em Lula do que em Bolsonaro, e no final clamou, quase às lágrimas, por uma oportunidade para mudar o jeito de governar o país, com as suas propostas. Soraya Thronicke (União Brasil), senadora eleita pelo PSL no Mato Grosso do Sul, na carona de Bolsonaro em 2018, foi franco atiradora, assim como Felipe d’Avila (Novo).
Notinhas
- Amanhã, às 19h, painel Gente & Negócios na terra FM e o tema será desafios da qualificação de mão de obra para o mercado de trabalho.
- Na quinta, 1º, tem debate dos candidatos a governador no teatro Univates, em Lajeado, das 9h às 11h, iniciatva dos Grupos A Hora de Lajeado e Folha do Mate de Venâncio. Ontem Eduardo Leite (PSDB) confirmou presença. Já tinham confirmado Vicente Bogo (PSB), Vieira da Cunha (PDT), Roberto Argenta (PSC), Ricardo Jobim (Novo) e Edegar Pretto (PT). Ainda não confirmaram Heinze (PP) e Onyx Lorenzoni (PL).
- RS tem 542 candidatos a federal – 354 homens e 186 mulheres – disputando as 31 cadeiras. São 120 a mais do que em 2018. Para a Assembleia são 825 candidatos – 556 homens e 268 mulheres – disputando as 55 cadeiras. Em 2018 foram 853 candidatos.
- Pela plataforma digital da Folha vi a reação à matéria sobre as ‘paradas inteligentes,’ projeto do prefeito anterior Giovane Wickert (PSB), que para quitar um débito de uma empresa no DI com o Município, negociou que ela instalasse cinco paradas de ônibus na cidade com cabine fechada, ar condicionado, tv, sinal de internet. A ideia pode ter sido boa, mas o resultado, pelos relatos, é de incomodação.
- Na época escrevi alertando que estas paradas confortáveis poderiam virar casa de moradores de rua, especialmente a da Praça. E pelos relatos não deu outra. Gente reclamando que não consegue entrar nas paradas pois moradores de rua se instalaram ali, onde dormem, fazem suas necessidades e ainda ameaçam quem os ‘perturba’ para pegar ônibus. Desafio para o prefeito Jarbas resolver.
- Sobre uma das cinco paradas, mal projetada na 15 de novembro, ao lado da farmácia São João, onde não tem como ônibus parar, e que nem foi concluída, o atual secretário do Planejamento, Gustavo Von Elden, me confirma sua ideia inicial, de transferir esta parada para o Loteamento Bela Vista, que cobra este abrigo para quem pega ônibus.
- Na quarta, 24, os vereadores Elígio Weschenfelder (PSB) e Ezequiel Sthal (PTB lideraram uma audiência pública da Câmara de Vereadores para debater a criação da Guarda Municipal. Os vereadores questionam o custo que teria a Guarda, mesmo com depoimentos positivos do trabalho de uma Guarda relatados por quem comanda o serviço em Santa Cruz. O prefeito Jarbas da Rosa (PDT) deixou claro que a Guarda não é prioridade e não vai sair neste momento.
- Boa notícia dos últimos dias é o crescimento contínuo do agronegócio brasileiro, que alavanca o desenvolvimento do pais. A Conab anuncia safra recorde de grãos, com 308 milhões de toneladas.