Ontem, todos os eleitores brasileiros foram às urnas para votar em prefeito e vereador. Em Venâncio, o resultado das urnas confirmou as projeções que foram feitas ao longo da campanha pelas pesquisas do Instituto Methodus para a Folha e Terra FM. O prefeito Jarbas da Rosa (PDT) e sua vice Izaura Landim (MDB) se reelegeram para mais um mandato, com 5,5 mil votos de diferença para o segundo colocado, Maciel Marasca (PP).
No quadro, reproduzo a projeção de votos válidos em percentual publicado na pesquisa realizada nos dias 1º e 2 de outubro e publicada na sexta-feira, 4 de outubro, na Folha. E, ao lado, o percentual dos votos válidos registrados ontem nas urnas. Uma oscilação ocorreu com a migração de última hora, o chamado ‘voto útil’ do candidato Giovane Wickert (PSB) para os candidatos Jarbas da Rosa (PDT) e Maciel Marasca (PP). Pesquisa quando bem feita, retrata a realidade de uma campanha eleitoral.
PDT forte
A vitória do prefeito Jarbas da Rosa dá ao PDT de Venâncio Aires o quarto mandato em cinco, consolidando o partido como o mais importante no município neste início de século, como já tinha sido o MDB com cinco governos seguidos, nos anos 80 e 90, no final do século passado.
Jarbas, como mostrou pesquisa realizada, tinha um governo com altos índices de aprovação, com 54% de ótimo e bom mais 28% de regular, totalizando mais de 80% de aprovação do governo. Era muito difícil perder a reeleição com estes números, mesmo com a presença na disputa do ex-prefeito, Giovane Wickert (PSB), que venceu Jarbas em 2016.
A novidade
Mas a campanha eleitoral teve um ingrediente novo, com a presença de uma chapa de direita, com Maciel Marasca (PP) e Alexandre Wickert (PL), que nasceu do movimento bolsonarista do verde e amarelo. E mexeu com o cenário eleitoral em Venâncio. Marasca largou com 19,5% das intenções de voto na primeira pesquisa, empatado tecnicamente com o ex-prefeito Giovane Wickert (PSB). Isso inflamou a campanha da direita que na segunda pesquisa cresceu 10 pontos, enquanto Jarbas e Giovane recuaram 5 pontos percentuais. E foi essa pesquisa que acordou a campanha do prefeito Jarbas, provocou uma mobilização geral e uma comunicação mais assertiva.
A terceira pesquisa mostrou Marasca crescendo de novo, mas 2,6 pontos e o prefeito Jarbas recuperando 2,9 pontos, mantendo vantagem de 10 pontos percentuais, faltando poucos dias para a eleição, o que lhe coloca em condição segura de reeleição. E foi o que aconteceu.
Os efeitos
O voto do eleitor produziu efeitos políticos. Além da reeleição do prefeito Jarbas, com 20.867 votos, brota das urnas uma nova liderança política. O empresário Maciel Marasca, estreante em eleição, fez 15.367 votos, sai fortalecido das urnas. O ex-prefeito Giovane Wickert (PSB) foi quem perdeu. Sai fragilizado com votação de 4.912 votos. Isso vai exigir uma profunda reflexão do ex-prefeito, que fez uma campanha propositiva, mas que não convenceu o eleitor.
Legislativo renovado
Já a composição da nova Câmara de Vereadores teve sete nomes reeleitos e oito novos nomes na sua com posição. E o prefeito Jarbas da Rosa (PDT) elegeu maioria com bancada de nove dos 15 vereadores. São 5 do PDT, 2 do MDB, 1 do PSD e 1 do Republicanos. A oposição elegeu 3 do PP, 1 do PL e 1 do Podemos.
Quem saiu fortalecido das urnas foi Tiago Quintana novamente o vereador mais votado, desta vez com 1.359 votos. Ele já fora o mais votado em 2020 com 1.520 votos. Tiago, como ele mesmo disse na entrevista após os resultados, projeta voo mais alto para a próxima eleição. Se transforma no nome do PDT para chapa majoritária em 2028, onde Izaura Landim (MDB) reeleita como vice-prefeita, também é nome para disputar a Prefeitura.
Como disse ontem na transmissão pela Terra FM, Venâncio deu exemplo de democracia nesta eleição. A campanha foi de alto nível, quatro propostas foram apresentadas e uma foi escolhida para os próximos quatros anos.
Mas muitas boas propostas boas existem nas outras três candidaturas que podem ser aproveitadas pelo novo governo do prefeito Jarbas da Rosa. Passada a eleição, somos todos venâncio-airenses, e devemos todos trabalhar pelo desenvolvimento da Capital do Chimarrão.