O Brasil viveu um domingo de eleições em todas as cidades com mais de 200 mil eleitores que não definiram seus prefeitos em primeiro turno. A esquerda nacional se juntou – Lula – Ciro – Marina – Flávio Dino – para emplacar especialmente em São Paulo, Porto Alegre e Recife. Perderam nas três. Mais, o PT não ganhou nenhuma capital nesta eleição, no seu pior desempenho desde a criação do partido. Dos candidatos apoiados por Bolsonaro, só Tião Bocalom (PP) de Rio Branco, se elegeu.
O eleitor confirmou o que já ficou claro no primeiro turno; os extremismos foram rejeitados. O indicativo é que isso vai valer para 2022. Mas falta aparecer alguém confiável, competente e honesto. O que, convenhamos, não é fácil.
Em Porto Alegre a pesquisa Ibope deu 54% para Sebastião Melo (MDB) e 46% para Manuela D’Ávila (PC do B) na terça-feira. No sábado divulgou pesquisa dando a virada de Manuela com 51% contra 49% de Melo, num empate técnico, apontando vitória da comunista, o que alvoroçou Porto Alegre. Vieram as urnas e o Ibope foi desmascarado, mais uma vez, na sua conhecida tática de induzir voto em candidatos de esquerda perto da eleição. Deu Melo com 55% contra 45% de Manuela. Da virada anunciada pelo Ibope, deu 10% de diferença para Melo. Essa tática precisa começar a ser responsabilizada.
Em São Paulo, durante a semana pesquisas chegaram a apontar empate técnico entre o prefeito Bruno Covas (PSDB) e Guilherme Boulos (PSOL). O mesmo ‘golpe’ da indução. Nas urnas deu Covas com 60% e Boulos com 40%.
No Recife, João Campos (PSB), jovem de 27 anos, filho de Eduardo Campos, que morreu misteriosamente na campanha presidencial de 2014, venceu sua prima Marília Arraes (PT). As pesquisas também forçavam empate técnico no sábado. Nas urnas Campos venceu com 56% contra 44% para Marília.
No Rio de Janeiro, Eduardo Paes (DEM) se elegeu para o terceiro mandato, derrotando o polêmico prefeito Marcelo Crivella (Republicanos), como apontavam as pesquisas.
No interior gaúcho, Jairo Jorge (PSD) se elegeu para o terceiro mandato em Canoas, derrotando o prefeito Cesar Busato (PTB). Em Caxias, Adiló Domênico (PSDB) venceu Pepe Vargas (PT). Em Pelotas a prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) se reelegeu vencendo Ivan Duarte (PT). Em Santa Maria Jorge Pozzobom (PSDB) se reelegeu.
Notinhas
– Governador Eduardo Leite (PSDB) festejou os resultados tucanos nas urnas. Venceu em Pelotas, Caxias e Santa Maria neste segundo turno. Com mais NH e Viamão, no primeiro turno, o PSDB, que perdeu Porto Alegre, governa cinco das 10 maiores cidades do RS.
– Na sexta-feira o governador anunciou que iria pagar o salário de novembro em dia, ontem, dia 30, depois de 57 meses de atraso. No sábado o presidente Bolsonaro lembrou que isso foi possível graças aos R$ 2 bilhões alcançados ao RS na pandemia.
– Em plena pandemia, o Brasil gerou quase 400 mil empregos em outubro. Um recorde. A grande imprensa destacou o número de desempregados. É pau no presidente.
– No Brasileiro, o Inter empatou em 0x0 com o Atlético em Goiás, no sábado, seguindo sua decadência técnica. Com o empate agora é 4º, com 37 pontos.
– O Grêmio jogou ontem a noite com o Goiás na Arena. Com vitória também faz 37 pontos, com um jogo a menos.
– O meio de semana é de Libertadores. O Inter joga na quarta, às 21h30min, contra o Boca no Beira Rio. Faz o primeiro jogo. Na quinta, às 21h30min, o Grêmio joga na Arena, no jogo de volta contra o Guaraní do Paraguai. Lá foi 2×0 Grêmio.
Do Twitter
Exame: Pela primeira vez em 35 anos, PT não vence a prefeitura de nenhuma capital.
Estadão: Fux conduz no STF agenda de contraponto ao Planalto.
UOL: FHC vê Boulos como ‘liderança emergente’ e o compara a Lula.
Veja: Advogados de Lula vendiam “influências e compadrios”, diz MP.
Milton Neves: Porque as pesquisas só erram…pra esquerda? Mistéééériiooooooooo.
Gustavo Paim: Não quero dizer nada, mas a pesquisa “Fake” do DataFolha acertou e a pesquisa “verdadeira” do Ibope errou. Fato ou Fake?
Alceu Moreira: A quem serve o IBOPE no RS? Para quem trabalha manipulando dados na véspera eleição após eleição?
Cleber Benvegnú: O Ibope, se tivesse respeito pelo Rio Grande do Sul, deveria parar de fazer pesquisa aqui no Estado.
Yeda Crusius: Dá gosto, para quem preza a convivência política de paz e alegria, ver e ouvir o Melo celebrando a vitória em POA.
Eduardo Leite: O PSDB venceu nos 3 municípios em que disputava o segundo turno no RS e continuará sendo o partido que governará 5 das 10 maiores cidades do estado: Caxias do Sul, Pelotas, Santa Maria, Novo Hamburgo e Viamão. Um grande resultado para a social democracia no RS!