Valorizar a agricultura familiar

Reportagem da jornalista Débora Kist, nesta edição, mostra projeto da Cooperativa de Produtores de Venâncio Aires (Cooprova), que trabalha na criação de um entreposto de ovos, para permitir a comercialização dos ‘ovos da colônia’, que tem alta procura, mas são comercializados sem controle. A Cooprova já tem feijão com marca da cooperativa, tem arroz e até o fim do ano quer ter filé de tilápia. E depois o entreposto de ovos de produção colonial, que na cooperativa passam por lavagem, classificação e controle sanitário, para serem comercializados direto para a população e para os programas que a cooperativa atende, como a merenda escolar. Para implantar o projeto a Cooprova precisa de R$ 200 mil e tem no vereador André Kaufmann (Mais Brasil), que foi secretário municipal do Desenvolvimento Rural no governo passado, o apoio com um pedido de emenda ao deputado federal Marcelo Moraes (PL).
Temos tantos produtos coloniais, que pela legislação não podem ser comercializados diretamente ao consumidor, mas que via cooperativa podem chegar ao consumidor legalmente. Isso é valorização da agricultura familiar. Precisamos avançar mais.

Notinhas

  • Hoje, 15 de novembro, é feriado da proclamação da República pelo Marechal Deodoro da Fonseca, em 1889, rompendo com a monarquia. O feriado existe por lei desde 1990, um ano depois do centenário da República.
  • Expovale e Construmóbil, no Parque do Imigrante em Lajeado, a maior feira multissetorial do Vale do Taquari, teve seu primeiro final de semana registrando presença de 32 mil pessoas. O evento segue de hoje até domingo, 20. O Ingresso é de R$ 15.
  • Lula embarcou ontem para a Conferência do Clima no Egito, a convite de lideranças da esquerda mundial. Lula bateu recorde de desmatamento da Amazônia no seu primeiro governo, conforme dados do INPE, mas está no Egito como salvador da floresta.
  • Do senador Lasier Martins (Podemos-RS), que encerra mandado no final deste ano: “No momento, a maior urgência do Senado deveria ser enfrentar a censura instalada no país, protagonizada pelo presidente do TSE, Alexandre de Moraes. Nesse sentido, apresentei Projeto de Decreto Legislativo (PDL371/2022) para sustar os poderes extraordinários concedidos ao TSE durante o pleito eleitoral. O Senador Carlos Portinho (PL -RJ) apresentou requerimento pedindo urgência para a votação desse projeto e já alcançamos assinaturas necessárias para que possa ir ao plenário.”

Do Twitter

  • O Globo: Bolsonaristas vão tentar controlar Senado e comissões estratégicas da Câmara para barrar propostas ‘de esquerda’
  • Folha S. Paulo: Lula deverá ouvir Lewandowski e priorizar garantistas para escolhas no STF
  • Extra: Governadores vão se reunir com Lula em janeiro para discutir compensação do ICMS e investimentos em infraestrutura
  • UOL: Jair Bolsonaro decide não ir à cúpula do G20, marcada para a próxima semana na Indonésia
  • Band: Lula viaja para o Egito para participar da Conferência do Clima da ONU
  • Revista Oeste: Petistas participam de ato na Embaixada da Venezuela em apoio ao ditador Maduro
  • CNN: Manifestantes hostilizam ministros do STF na porta de hotel em Nova York
  • Cristian Deves: Alexandre de Moraes descobriu que em Nova York ele não tem poder para censurar os brasileiros. Aliás, quem vai parar Alexandre de Moraes?
  • Marcel van Hattem: Deputados em pleno mandato e deputados eleitos SEGUEM com redes sociais bloqueadas, inconstitucional e ilegalmente censurados. Parlamento apequenado, humilhado, acovardado. Parlamento está sendo FECHADO por outro Poder. Até quando Arthur Lira? Até quando, Rodrigo Pacheco?


Sérgio Luiz Klafke

Sérgio Luiz Klafke

Diretor de Conteúdo e colunista da Folha do Mate

Clique Aqui para ver o autor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido