Venâncio abre a 16ª Fenachim com a
sede do governo estadual no Parque

Os portões do Parque Municipal do Chimarrão se abriram na quinta-feira à tardinha, mas a abertura oficial aconteceu ontem pela manhã, com a presença do governador Ranolfo Vieira Junior (PSDB), que instalou o gabinete do governo do estado, com cinco secretarias, junto ao gabinete do prefeito Jarbas da Rosa (PDT), junto ao pórtico de entrada do Parque.
Ranolfo e Jarbas assinaram contrato de empréstimo de R$ 12 milhões do Badesul ao Município para asfaltamento da “Estrada Velha’ para Santa Cruz, do Lar Novo Horizonte, no bairro Bela Vista, até o trevo de Linha Hansel, na RSC-287, mantendo uma tradição de governadores assinarem obras na visita à Fenachim. Foi assinado também convênio com a Susepe para criação da escola de formação de agentes de segurança no antigo Instituto Penal de Mariante (IPM), em Vila Estância Nova, instalação que não está sendo mais usada desde o fechamento do presídio semiaberto que funcionava ali e a construção da Penitenciária Estadual (Peva) em outro terreno daquela área.
O presidente Jair Bolsonaro não vem. Na quinta o deputado Giovane Cherini (PL), que almoçou com o Presidente na quarta, em Brasília, disse que Bolsonaro visitaria somente a Fenasoja. Ainda não será desta vez que a Fenachim terá a visita de um Presidente da República.
Mas a festa começou em grande estilo. O Parque do Chimarrão está lindo. Tem muitas atrações e novidades que os venâncio-airenses e os visitantes de outros municípios poderão conferir até o dia 15 de maio.

Prefeito Jarbas da Rosa com os presidentes da Languiru, Dirceu Bayer e da Dália, Gilberto Piccinini, antes da aberta da festa ontem. Poucos minutos antes, Jarbas alinhavou com Bayer uma nova ação da Languiru em Venâncio. Em breve deveremos ter novidades. Languiru e Dália, cooperativas do Vale do Taquari, ampliam cada vez mais suas ações no Vale do Rio Pardo, e Venâncio é a porta de entrada.

Ex-prefeito Airton Artus preocupado com as estradas estaduais da região

Pré-candidato a deputado estadual pelo PDT, Airton Artus tem feito estudos em relação as estradas que cruzam o município, suas condições e perspectiva para o futuro. Durante visita aqui na Folha e Terra FM nesta semana o ex-prefeito disse que quer que esse tema seja debatido com profundidade nesse ano eleitoral, especialmente com os candidatos a governador. “Hoje, para chegar a Venâncio, por qualquer lado – Lajeado, Santa Cruz, Porto Alegre, Passo do Sobrado ou Vale Verde – as estradas estão esburacadas”, citou. Artus elenca os principais pontos para este debate:
287 – Garantia de cumprimento do cronograma da duplicação
453 – Intervenção urgente na EGR e solução imediata do trecho Venâncio – Lajeado
244 – Garantia que o próximo governador dará continuidade (ou início) à pavimentação Venâncio – Vale Verde.
422 – Asfalto até Vila Deodoro
Estrada Velha para Santa Cruz (trecho até Passo do Sobrado)

Bolsonaro cresce

Instituto Paraná divulgou nova pesquisa na quarta, 4. Na espontânea, 36,6% não sabem em quem votar, 27,6% votam em Lula e 25,2% votam em Bolsonaro. Este é o quadro mais real.
Na estimulada, apresentando nomes, Lula segue em 40% das intenções de voto e Bolsonaro sobe, de 32,7% em abril para 35,2% agora, o que baixa a diferença, que ja foi de 15 pontos, para 4,8 pontos. Ciro tem 7,4%, Doria 3,2 e Janones 2,4%. Outros pré-candidatos ficam abaixo de 1%.
Em simulação de segundo turno, Lula tem 46,4% contra 38,7%de Bolsonaro. Uma diferença que já foi de 25 pontos agora está em 7,7 pontos percentuais, faltando três meses para o início da campanha e seis meses para a eleição.

Politicagem

Acompanhei, pelo colega Carlos Dickow, que cobre a Câmara, as manifestações dos vereadores Elígio Weschenfelder (PSB) e André Kauffmann (PTB) que, para criticar as estradas ruins do interior, o que se agravou com as chuvas da semana que passou, acusaram o prefeito Jarbas da Rosa (PDT) de estar segurando material retirado dos rios para conservação de estradas, para usar somente na campanha eleitoral e assim beneficiar o ex-prefeito Airton Artus, candidato a deputado estadual pelo PDT. Cobrar melhorias nas estradas do interior é dever sde todos os vereadores, mas a acusação feita pelos dois é pura maldade política. O material que os dois vereadores referem é o cascalho retirado dos rios, com licenças ambientais, na época de estiagem, como agora no início do ano, quando os leitos estavam muito baixos, e que é acumulado para ser usado na conservação das estradas ao longo do ano. Todos os governos municipais fazem isso. No governo Giovane Wickert (PSB) e Celso Krämer (PTB), do qual Elígio e André fizeram parte, Krämer divulgou várias vezes os enormes depósitos de material que conseguiu fazer, retirando cascalho dos rios na estiagem, para manutenção das estradas durante o ano todo. Os dois vereadores sabem disso, que é assim que funciona, mas criaram esta narrativa demagógica para tentar atingir politicamente o prefeito Jarbas e a candidatura de Airton.
Respeito a estratégia dos dois vereadores, mas penso que é tiro no pé. Política precisa ser feita com seriedade. A politicagem não vai longe. E o eleitor consciente sabe distinguir isso.

Dois coelhos

Percepção que tenho, de quem acompanha a política local faz 40 anos, é a estratégia de integrantes do governo anterior, de Giovane Wckert (PSB) e Celso Krämer (PTB), hoje no Podemos. Como o atual prefeito, Jarbas da Rosa (PD), que tirou a reeleição de Giovane e Celso com 8 mil votos de diferença, prometeu mudanças e passava segurança em lidar com a saúde, pois é médico, e a sua vice-prefeita Izaura Landim é enfermeira, a saúde foi eleita como alvo principal de críticas em redes sociais de quem esteve no governo anterior, e também de pessoas que usam o sistema de saúde, e sentem as dificuldades de atendimento. Uma delas foi na UPA, que tem uma média histórica de 200 atendimentos e faz algumas semanas extrapolou para 300 atendimentos/dia, aumento de 50%, o que obviamente acarretou problemas de demora no atendimento. O prefeito Jarbas e o secretário de Saúde, vereador Tiago Quintana, foram apontados como responsáveis. Tiago foi vereador de oposição, muito ativo, no governo passado. Atirando nos dois, integrantes do governo anterior calcularam acertar dois ‘coelhos numa cajadada só’. É assim a política, aqui e em todo lugar. Cabe a Jarbas e Tiago apresentarem soluções. E os dois trabalham para isso.

Notinhas

  • Esta edição traz atividades políticas dos pré-candidatos a deputado estadual de Venâncio. Os ex-prefeitos Giovane Wickert (PSB) e Airton Artus (PDT) estão ‘a todo vapor’. Airton foca na região dos Vales, região Metropolitana e Litoral. Giovane, além da região dos Vales, está viajando por todo Estado, buscando apoio dos diretórios municipais do PSB para sua candidatura. Giovane fez 22 mi votos em 2014 e Airton 24 mil em 2018.
    Se o trabalho dos dois, que está sendo ampliado para esta campanha, se transformar em votos, poderemos ter dois deputados estaduais eleitos aqui.
  • Página 6 tem três artigos de opinião bem interessantes na edição de hoje.
  • Hoje tem encontro das Soberanas da Fenachim, evento criado pela Folha para valorizar as rainhas e princesas das festas anteriores. São 50 soberanas. A recepção será no estande dos parceiros da Folha e Terra FM, Alliance One e China Brasil Tabacos.
  • Este domingo, 8 de maio, é o Dia das Mães. Minha homenagem à todas as mães, seres iluminados, que geram vidas.

Esportivas

  • O Guarani, depois de três derrotas nos clássicos regionais, sempre no detalhe, pela Divisão de Acesso, reagiu com duas vitórias, contra Pelotas e São Gabriel, assumindo a vice-liderança da sua chave. Neste domingo fecha o primeiro turno contra o Inter, em Santa Maria. O grande craque nesse Guarani, pra mim, é o técnico Serginho Almeida. É só ouvir as entrevistas dele e ver o que o time faz em campo taticamente.
  • A Assoeva foi a São Paulo e fez 6 a 2 no Taubaté pela Liga Nacional e na quarta venceu o Marreco do Paraná por 3 a 1 no Poliesportivo, assumindo a vice-liderança. Outra situalção onde o grande craque do grupo é o técnico Fernando Malafaia, que mais que técnico, é um gestor de grupo.
  • A dupla Gre-Nal também vai bem. O Grêmio é vice-líder da Série B do Brasileiro. O Inter, com Mano Menezes, recupera confiança. Por pontos está em 4º no Brasileiro e na Sul-Americana vai decidir sua classificação no Beira Rio.

Do Twitter

  • Folha S. Paulo: Bivar anuncia chapa puro sangue da União Brasil e enfraquece terceira via
  • O Globo: ‘Lula está mal informado’, afirma Embaixada da Ucrânia sobre declarações de petista à revista americana ‘Time’
  • Gazeta do Povo: Papel das Forças Armadas é o de defesa da democracia e das instituições, diz Pacheco
  • UOL: Lira diz que Bolsonaro vai ultrapassar Lula nas pesquisas em maio ou junho
  • Leonardo Ruschel: Quais seriam as machetes, ao longo da semana, se Bolsonaro tivesse promovido showmício, com direito a pedido de voto, usando dinheiro público?
  • Claudio Huimberto: Pensando bem…: …os oficiais de Justiça que cuidam do caso de Daniel Silveira bem que poderiam dar umas dicas aos que não conseguem encontrar a Janja.


Sérgio Klafke

Sérgio Klafke

Diretor de Conteúdo e colunista da Folha do Mate

Clique Aqui para ver o autor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido