O vereador Diego Wolschick, produtor rural em Linha Madalena, eleito pelo PTB, criticou na Câmara de Vereadores a compra de um drone pela Prefeitura para fiscalização ambiental. No Terra em Uma Hora ontem, perguntado se ele era contra o drone e a fiscalização, respondeu que sim. Depois contextualizou, argumentando as dificuldades que os produtores já enfrentam e entende que esta é mais uma.
Fui consultar o prefeito Jarbas da Rosa (PDT) e o secretário municipal do Meio Ambiente, Nilson Lehmen (MDB), sobre a compra e o uso do drone, pois tinha certeza de que não seria para vigiar desmatamentos em propriedades rurais que foi comprado o drone.
De Jarbas: Me impressiona na Semana do Meio Ambiente um vereador não se preocupar com o meio ambiente. É uma demanda de muitos anos do Conselho de Meio Ambiente, registrado em ata. Este aparelho vem pra auxiliar e dar maior rapidez no diagnóstico e levantamento da área como extensão, se for necessário, medição. Além disso pode ser usado por outros departamentos como na topografia, turismo e comunicação. O drone não é pra fiscalizar. Ele é para auxiliar no trabalho. A tecnologia vem sendo usada para facilitar e agilizar os processos em todas as áreas. Quem pensa diferente é retrógrado, ou tem multa no cartório, como se dizia antigamente.
De Nilson: Com drone ou sem sempre que há denúncia a fiscalização deve vistoriar o local denunciado. Quando se fala em Meio Ambiente vem em mente a questão do desmatamento, mas este tipo de situação ou denúncia é raro em Venâncio Aires, pois no meio rural quem mais protege o meio ambiente é o próprio agricultor. O objetivo principal do drone é para agilizar os licenciamentos ambientais, ainda mais depois que conquistamos a ampliação de competência para licenciar empreendimentos até 10 mil metros quadrados. Utilizar Drone para fiscalizar desmatamentos talvez fosse necessário na Amazônia ou em fazendas com centenas de hectares, não é essa a nossa realidade. O trabalho que o drone fará será de medição de áreas para licenciar empreendimentos. Terrenos com mato alto é a principal demanda da fiscalização ambiental.
Pelas respostas, Diego foi precipitado na sua crítica ao governo. Sempre digo que oposição pode ser feita com inteligência. Mas muito do que se tem visto fica longe disso. É oposição denuncista.

Nova polêmica com o tabaco

Nesta semana criou-se mais uma polêmica em torno do tabaco. No dia 31 de maio, instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como Dia Sem Tabaco, a Instituto Nacional do Câncer (INCA) publicou, no site do Ministério da Saúde do Governo Federal, uma peça publicitária onde dizia: Plante comida, não plante tabaco. Estava aberta nova polêmica com a acusação de que os governos petistas são contra o tabaco, como pregam adversários durante as campanhas políticas, o que é rechaçado por petistas, como recentemente Elvino Bohn Gass, deputado federal, em sua visita a Venâncio, posição corroborada pelo presidente local do PT, Cesar Schumacher.
Maneco Hassen, ex-prefeito de Taquari pelo PT, suplente de deputado estadual, que trabalha com Paulo Pimenta no Ministério da Comunicação, esteve aqui na Terra FM e disse que no governo Lula ninguém gostou da publicação do INCA.
Como diz o deputado federal governista Heitor Schuch (PSB), plantador de tabaco em Santa Cruz, quem planta tabaco também planta comida, pois o tabaco ocupa apenas parte da área das propriedades.
Na edição de hoje a Folha traz mais repercussões sobre mais este embate envolvendo o tabaco, que está na edição de quinta, 8.

Maconha livre

Enquanto segue esta onda de ataques ao plantio do tabaco, uma outra onda surge, da legalização do consumo (o plantio está embutido) da maconha país, defendida principalmente pela esquerda e que ganha força no Congresso, onde o loby de ONG’s e interessados neste mercado que se projeta bilionário, fazem pressão pela liberação. A descriminalização da maconha será pautada, em setembro, pela Ministra Rosa Weber, antes de se aposentar no STF.
Faz anos que digo, ironicamente, que ainda vamos chegar ao tempo em que será proibido plantar tabaco, mas será permitido plantar maconha. Já não vejo isso tão impossível.

Ausências de Airton Artus

Por falar no deputado Airton Artus, estranhei, e outras pessoas da política também, a ‘tangenciada’ que ele deu no assunto polêmico do tabaco com a campanha do Inca. Procurado pela Folha ele se limitou a dizer que ‘Apoia a cadeia produtiva para exportação. Mas se preocupa com a saúde’. Artus é médico e fica numa ‘saia justa’ sobre o tema. Mas ele, quando prefeito, foi presidente da Câmara Setorial do Tabaco, órgão que defende a cadeia produtiva do setor.
Em outra situação também estranhei a ausência de Airton. Na segunda, 5, a Cooperativa Languiru, em crise, com nova direção, foi ao governo buscar socorro. Esteve com Eduardo Leite, secretários, bancos e deputados. Elton Weber (PSB) e Edivilson Brum (MDB) se apresentaram para agendar o tema na esfera federal, (Weber) e reunir a bancada feder al gaúcha na Languiru apoiar a cooperativa (Brum). Artus levou para a Assembleia a ‘bandeira’ da proteína animal, que é o que a Languiru produz. Era a maior cooperativa do RS.
Ontem Airton esteve aqui na Folha e Terra FM e explicou que não participou do encontro da Languiru na segunda, 5, por estar se dirigindo para a região central do estado, onde teve reunião em Agudo e o Congresso da Famurs em Restinga Seca. “Na presença do governador em Estrela, falei com ele sobre a importância de recuperar a Languiru e participo de um grupo de trabalho do governo, liderado pela Casa Civil, que acompanha o assunto”, revelou Artus, que também pauta o assunto Languiru na Frente Parlamentar da Proteína, que lançou e lidera na Assembleia.

Estrela vira referência em traumato-ortopedia

Airton abonou o convênio, pela Assembleia.

Nesta semana o governador Eduardo Leite (PSDB) esteve em Estrela, com o prefeito Elmar Schneider e assinou o Convênio de Credenciamento do hospital de Estrela para referência no Vale do Taquari em média e alta complexidade em traumato-ortopedia. Até aqui o Vale do Taquari tinha como referência trumato-ortopédica o hospital de Canoas.
O deputado estadual Airton Artus (PDT) participou do evento e destacou que que é uma grande conquista para Estrela e para o Vale do Taquari. Artus é vice-presidente da Comissão de Saúde da Assembleia e abonou o convênio, assim como utros prefeitos presentes.
Venâncio Aires, que geograficamente pertence ao Vale do Taquari, mas administrativamente ao Vale do Rio pardo, tem como referência nesta área médica o hospital Santa Cruz.

Pelas empresas

Giovane Wickert, suplente de deputado do PSB, Subsecretário de Infraestrutura e Patrimônio Público na Secretaria de Obras Públicas do governo, participou do evento juntamente com o presidente da Associação dos Pequenos Empresários de Venâncio Aires, Lúcio Farias. Na foto os dois com o Secretário Nacional Milton Coelho, também do PSB.

Nesta semana teve Audiência Púbica na Assembleia para debater incentivos, perspectivas e políticas de fomento para as micros e pequenas empresas, e serviços no Brasil. O debate foi proposto e conduzido pelo deputado Elton Weber (PSB). As micros e pequenas empresas são 99% das 20 milhões de empresas existentes no país e são responsáveis por mais de 60% da mão de obra empregada e 27% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, destacou Weber, que anunciou a criação na Assembleia da Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa. O evento teve a presença do secretário de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedorismo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Milton Coelho, dirigentes da Fecomércio e Federasul.

Novo assessor

Artus com Cristiano na AL

Neste mês de junho o deputado Airton Artus tem um novo assessor de Venâncio em sua equipe na Assembleia. Ele já tinha Arthur Guilhardi e Adriel Kupp, e agora conta com Cristiano Kauffmann, que era Coordenador do Sine em Venâncio, onde fez um elogiado trabalho. Um ótimo reforço, pois o Dois, como Cristiano é chamado pelos amigos, é servidor prestativo, comunicativo e resolutivo. Vai fazer um bom trabalho no gabinete.
Informação não confirmada é que o jornalista Rui Borgmann, colega colunista da Folha onde também faz revisão, também vai integrar a equipe do gabinete do deputado Airton Artus.
Artus embarca para Brasiçiia nesta segunda,12. Tem encontros agendados com os federais do PDT gaúcho, Pompeo de Matos e Afonos Mota e com o Ministro da Previdêcia, Carlos Lupi, para quem leva sugestões como médico do trabalho que podem ajudar empresas e trabalhadores.

Notinhas

  • Vereador mais votado na eleição de 2020 em Venâncio, Tiago Quintana (PDT), que foi chamado pelo prefeito Jarbas da Rosa (PDT) para assumir a secretaria da Saúde, esteve de aniversário na quinta, 8. Tiago completou 36 anos e é uma das novas lideranças no partido, seguindo o deputado Airton Artus e o prefeito Jarbas da Rosa. A renovação é importante nos partidos, dar oportunidade para novas lideranças.
  • Luciano Orsi (PDT), prefeito de Campo Bom, assumiu nesta semana a presidência da Famurs, por um ano, no Congresso realizado nas Termas Romanas, em Restinga Seca. O prefeito Jarbas da Rosa e do deputado Airton Artus, ambos também do PDT, estiveram lá. O governador Eduardo Leite também. E de Venâncio a GRA Máquinas, que comercializa a linha amarela de máquinas da XCMG, estava presente com estande para receber prefeitos.
  • Lula foi convidado para a tradicional Marcha para Jesus em São Paulo, na quinta, 8, feriado de Corpus Crhisti. O presidente recusou o convite e mandou Jorge Messias, Ministro da AGU em seu lugar. Lula foi vaiada na Marcha. Vivemos um paradoxo: Lula, que é o ‘presidente do povo’ não vai às ruas. Bolsonaro, que era tido como presidente das elites, era presença constante nas ruas.
  • No governo Bolsonaro a grande mídia, liderada por Globo e Folha SP, revirava os bastidores do Planalto para dar ou ‘fabricar’ notícias que pudessem atingir o presidente. E omitiam realizações do governo. Agora, com Lula, só trazem o oficial. Para saber de bastidores e malfeitos no governo agora é preciso recorrer a mídia alternativa. O jornalismo tem que ser igual para todos.

Do Twitter

  • Veja: STF marca julgamento de denúncia contra Gleisi por ‘quadrilhão do PT’
  • Estadão: Após ‘descondenar’ Lula, STF faz de Arthur Lira um ‘desdenunciado’
  • Folha S. Paulo: Marcha para Jesus tenta se afastar da política, mas vaia Lula e aplaude Tarcísio
  • O Globo Avaliação de Lula 3 supera as de Bolsonaro, Temer e Collor nos primeiros meses de governo, aponta pesquisa Ipec/O GLOBO
  • GZH: Governo Lula é aprovado por 37% e reprovado por 28%, indica pesquisa Ipec/O Globo
  • Correio Braziliense: Ao todo, 48 deputados protocolaram um novo pedido de impeachment contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na Câmara dos Deputados.
  • CNN: STF anula apreensão de 695 quilos de cocaína sem mandado judicial de busca
  • Gazeta do Povo: Empresas que tentam liberar maconha no Brasil estimam movimentar quase R$ 1 bilhão em 2024
  • Claudio Dantas: Toffoli rejeita recurso de Deltan Dallagnol e confirma perda de mandato