Em reunião do Republicanos no sábado, 23, a presidente da Câmara de Vereadores, Claidir Kerkhoff Trindade, se filiou ao partido. Ela se elegeu pelo PSL, partido de Bolsonaro, em 2020. Em fevereiro de 2022 o PSL, já sem Bolsonaro, que foi para o PL, fez fusão com o Democratas, criando o União Brasil.
Claidir diz que o Republicanos representa os valores que defende, da família, da liberdade, do respeito à religião.
Com a filiação de Claidir, o Republicanos passa a ter dois vereadores, pois elegeu em 2020 Benildo Soares, o Bombeiro Soares. Com dois vereadores o Republicanos se junta ao PSB, que elegeu dois, ao MDB, que elegeu um mas teve a filiação de Clecio Espindola, o Galo, que foi eleito pelo PTB. A maior bancada do Legislativo é o PDT, do prefeito Jarbas da Rosa, com quatro vereadores eleitos. Com um vereador eleito tem o PSD e as novas bancadas da Câmara com a filiação dos vereadores eleitos pelo PTB, Ezequiel Sthal, no PL, Diego Wolschick, no PP, e Renato Golmann, no Podemos.
Falta André Kaufmann, o quinto eleito pelo PTB, definir seu futuro político. Ele é ligado ao deputado Marcelo Moraes (PL), desde os tempos de PTB, que o quer no PL. Mas também é ligado ao ex-prefeito Giovane Wickert, do PSB, de quem foi secretário do Desenvolvimento Rural. André pode se filiar ao PSDB para fortalecer o partido que agora tem Vilmar Bender na presidência e apoia Giovane.
Notinhas
- Ricardo landim, suplente do União Brasil (PSL + Dem), secretário da Habitação e Desenvolvimento Social, que também era especulado em outros partidos, como o Republicanos, para onde foi Claidir, ou para o MDB, da vice-prefeita Izaura Landim, sua mãe, me disse no domingo que fica no União Brasil.
- Giovane Wickert (PSB) divulgou no fim de semana a filiação de mais gente. Jair Simianer e Juarez Müller, líder comunitário do Loteamento Muller, no bairro Santa Tecla, pré-candidato a vereador. Wickert também divulgou visita que fez ao ex-secretário de Saúde do seu governo, o fisioterapeuta Ramon Schwengber. Giovane disse que em 2020 Ramon abdicou do projeto político para cuidar da saúde na explosão da Covid. Mas que agora pode retomar seu projeto. Deve concorrer a vereador.
- Sicredi Vale do Rio Pardo, presidido por Heitor Petry, realiza assembleia em Venâncio nesta quarta, 27, às 19h, na comunidade São Lucas, no bairro Aviação, onde serão apresentados resultados e tomadas decisões. O Sicredi tem duas agências em Venâncio. Uma na Tiradentes, gerenciada por Carlos Alberto Theisen, e outra na Osvaldo Aranha, ao lado do STR, gerenciada por Mara Frey Rockenbach
Do X
- Folha S. Paulo: Para 52% dos brasileiros, mulher que aborta deve ser presa, diz Datafolha
- Estadão: Grupos pró-Lula fazem atos esvaziados no Brasil e no exterior após manifestação de Bolsonaro em SP. Governo tentou se dissociar da organização, mas PT fez convocação para o que chamou de Dia de Mobilização Nacional de Luta pela Democracia
- O Globo: Caso Marielle: PGR aponta Chiquinho Brazão, Domingos Brazão e Rivaldo Barbosa como ‘autores intelectuais’ dos assassinatos
- Exame: Caso Marielle: trabalhos foram dados como encerrados após prisão de mandantes, diz Lewandowski
- Gazeta do Povo: Chiquinho Brazão foi secretário de Eduardo Paes, aliado de Lula no Rio
- Osmar Terra: Que bom que descobriram quem mandou matar a vereadora Marielle. Apesar das suspeitas infundadas e do uso político que se fez desse crime hediondo, foram descobertos os verdadeiros mandantes e está sendo feita justiça! Resta agora uma investigação com o mesmo empenho e rigor para desvendar quem mandou matar Bolsonaro!