Maciel Marasca recebeu os três vereadores do partido, Sandra Silberschlag, Diego Wolschick e Jeferson Schwingel.. (Foto: Cátia Kist)

A convite de Maciel Marasca, diretor na Tabacos Marasca, que concorreu a prefeito em 2024, pelo PP, os três vereadores eleitos pelo partido, Sandra Silberschlag, Diego Wolschick e Jeferson Schwingel, acompanhados do presidente da sigla, Adriano Fagundes, estiveram na tarde de quinta-feira, 31, na empresa. Marasca mostrou o processamento do tabaco na linha de produção, passando aos vereadores conhecimento sobre o setor, como embasamento em defesa do principal produto econômico de Venâncio Aires e do Vale do Rio Pardo.
Em ano de realização da COP 11 em Genebra, na Suíça, Marasca entende ser importante lideranças políticas terem conhecimento sobre o setor, de uma forma mais ampla, para saber mais sobre a cadeia produtiva do tabaco, que envolve 133 mil famílias no cultivo em 509 municípios, e as indústrias, que empregam 44 mil pessoas, gerando empregos, renda e tributos.
Maciel Marasca também falou da preocupação com a taxação de 50% para produtos brasileiros, anunciada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmada nesta semana, para entrar em vigor no dia 6 de agosto, próxima quarta-feira. A taxação deixa fora uma lista de 700 produtos brasileiros. Mas produtos como tabaco entraram na taxação. A Marasca exporta 11% de sua produção para os americanos e já teve contratos suspensos, aguardando definições das negociações entre governos e empresas. O maior mercado da Marasca é a Ásia, com 40% do volume exportado.

Reação
Nesta semana o deputado Marcus Vinicius de Almeida (PP), fez uma manifestação forte em defesa do tabaco, depois de uma entrevista da médica Vera Luiza Costa e Silva, secretária Executiva da Comissão Nacional para Implementação da Convenção-Quadro sobre Controle do Uso do Tabaco e de seus Protocolos (Conicq), para a Folha de São Paulo, onde ela diz que o tabaco deve ser tratado como arma, pois só serve para matar, e que os representantes do setor não são pessoa normais.
A Comissão, criada nos governos do PT e que foi extinta no governo Bolsonaro, foi recriada agora no governo Lula. O deputado Marcus Vinícius, que é de Tapes, região produtora de tabaco na costa da Lagoa do Patos, disse que em vez de nomear uma pessoa equilibrada e técnica para essa comissão, o governo nomeou uma militante ideológica.

Prefeito de Pantano se filia ao PSD

O prefeito de Pantano Grande, Mano Paganotto, anunciou oficialmente nesta sexta, 1º, através de suas redes sociais, sua saída do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), legenda à qual esteve filiado, para integrar o Partido Social Democrático (PSD). A decisão, segundo o gestor, foi fruto de uma reflexão profunda e pessoal, construída a partir de sua trajetória política, marcada por princípios, responsabilidade e compromisso com a população.
A mudança ocorre em alinhamento com o movimento do atual governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, que também deixou o PSDB e se filiou ao PSD, reforçando um novo projeto político no Estado. Mano afirma que segue ao lado de Leite e de um projeto coletivo maior, com ideias e valores que considera fundamentais para o futuro do Rio Grande do Sul e do Brasil.
A filiação de Mano ao PSD será oficializada nos próximos dias, com evento a ser divulgado pela assessoria do governador.

Notinhas

  • Dois movimentos de protesto estão programados para este final de semana. Para hoje, pela manhã, está convocada carreata Juntos Pelo Brasil, do movimento agro. Traga seu trator, colheitadeira, caminhão, carro e pegue sua bandeira, diz um convite divulgado em redes sociais e reforçado por por Rogério Palhares, produtor de arroz de Linha Coronel Brito, em Venâncio, ontem no Terra em Uma Hora. A saída está marcada para 9h20min, no Acesso Leopoldina, defronte o Parque do Chimarrão, para seguir pela Osvaldo Aranha, até o final, subindo pela Tiradentes, até a Voluntários, onde segue até a RSC-453, onde haverá almoço em acampamento montado na oficina de Palhares.
    Para o domingo está convocado o movimento Fora Lula, Fora Moraes, que vai ter manifestações da direita por todo país. No Rio Grande do Sul serão dois pontos. Aqui em Santa Cruz do Sul, às 15h, na Praça da Bandeira, e em Porto Alegre, na Avenida Goethe (Parcão).
  • O vereador Ezequiel Stahl, presidente do PL em Venâncio, disse que existe um grupo que está organizando participação no protesto, mas que não é via partido. Perguntado pela reportagem da Folha e Terra sobre ter protesto em Venâncio, Ezequiel foi ácido “Não, fazer manifestação pra nós mesmo não adianta, até porque a manifestação é na urna, não adianta o povo reclamar, ir pra rua e na hora da eleição não colocar o nome a disposição, não participar das ações políticas e ainda votar errado.”
  • O prefeito reeleito de Passo do Sobrado, Edegar Thiesen (PP) e seu vice, Jander de Carvalho Thisen (PL), tiveram mais uma vitória na justiça eleitoral. O juiz André Luís de Moraes Pinto, da 162ª Zona Eleitoral de Santa Cruz do Sul, julgou improcedente ação movida pela chapa de oposição na eleição de 2024, que teve os ex-prefeitos Caio Baierle (PT) candidato a prefeito e Gilberto Weber (PDT) como vice. Os dois requeriam a cassação de Edegar e Jander alegando abuso de poder econômico na campanha, o que não restou comprovado, segundo decisão do juiz. O prefeito reeleito já teve vitória anterior em outra ação na Justiça Eleitoral de Santa Cruz e no recurso ao TRE.
  • Organização das Nações Unidas (ONU) retira o Brasil do mapa da fome no mundo novamente. O país já tinha sido tirado pela ONU do mapa da fome em 2014, no governo Dilma. No triênio 2019/2021, com Bolsonaro presidente, a ONU recolocou o Brasil nesse mapa, sem que nenhum benefício social tenha sido alterado. Agora, com Lula no governo, a ONU retira novamente o pais desse mapa. A avaliação é feita por triênios. No triênio 2022/2024 o país saiu do mapa da fome, período em que a grande mudança foi em 2022, quando Bolsonaro, numa ação pela reeleição, dobrou o Bolsa Família de R$ 300 para R$ 600, e Lula segue pagando

Do X

  • Folha S. Paulo: Interferência de Trump pode transformar ação da trama golpista no STF em manifesto por soberania
  • Carta Capital: Tarcísio, Bolsonaro e Michelle não irão ao novo ato da extrema-direita na Paulista
  • Revista Oeste: EUA poupam 43% das exportações do Brasil e aliviam setores estratégicos
  • BBC: EUA sancionam Alexandre de Moraes com a Lei Magnitsky
  • Gazeta do Povo: Subsecretário de Trump deixa recado a “cúmplices” de Moraes após Lei Magnitsky: “tomem nota”
  • O Globo: ‘É inaceitável a interferência do governo norte-americano na Justiça brasileira’, diz Lula em pronunciamento oficial sobre sanção a Moraes
  • Veja: Em novo gesto a Moraes, Lula oferece jantar a ministros do STF
  • Governo RS: O RS registrou a maior queda do país em roubos a pedestres, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública. A redução foi de 45,9% na taxa por 100 mil habitantes. A queda impacta diretamente na sensação de segurança da população e mostra que o trabalho tá no caminho certo!