Faltam quase três semanas para a eleição municipal de 15 de novembro. A segunda pesquisa eleitoral Methodus, realizada faltando quase quatro semanas, publicada no sábado pela Folha e Terra FM, mostrou a intenção de voto no meio da campanha. E os dois candidatos cresceram. Na estimulada, quando são apresentados os nomes dos candidatos ao eleitor, Jarbas das Rosa (PDT) cresceu de 46,4% na primeira pesquisa, realizada dias 28 e 29 de setembro e publicada dia 3 de outubro, para 52,5% agora na pesquisa realizada dias 20 e 21 e publicada dia 24 de outubro. Subiu 6,1%. Giovane Wickert (PSB) cresceu de 21,9% para 27,5%. Subiu 5,6%. Jarbas segue em vantagem, agora de 25 pontos percentuais, o que é uma distância enorme. Se projetarmos isso sobre uma hipótese possível de 45 mil votos válidos, estamos falando de uma diferença de 11 mil votos e de uma votação de 23 mil de Jarbas e 12 mil de Giovane.
Como detalhei sábado pela manhã, no programa Conversas de Fato do amigo Carlão, na Terra FM, vivemos uma eleição diferente, uma eleição plebiscitária. O eleitor escolhe um ou outro. Não tem terceira alternativa. Assim, cada voto que um candidato tirar do outro vale dois. Por esta ótica, se Giovane Wickert virar 12,5% de votos de Jarbas empata a eleição. Cada voto que Jarbas tirar de Giovane, aumenta a diferença. E tem 12,9% de indecisos para serem conquistados, que na projeção de 45 mil votos, são 5,8 mil eleitores.
Quando o Carlão me perguntou no sábado o que eu diria aos candidatos neste momento, respondi que se fosse Jarbas não afrouxaria a campanha, pois a política tem surpresas, como foi a última eleição, onde ele também liderava, mas com 5% de vantagem na segunda pesquisa, chegou empatado tecnicamente na terceira, com 1,3% de vantagem, na semana da eleição, e perdeu nas urnas para Giovane por 0,59% (254 votos). Se eu fosse Giovane, não daria por vencido, pois é uma eleição plebiscitária e ele já virou em 2016 nos últimos dias.
Bom para Jarbas e ruim para Giovane é que a pesquisa mostrou que 70% dos eleitores disseram ter seu voto decidido. Outro aspecto é a rejeição. Jarbas subiu de 12,3% na primeira para 15,1% na segunda. Variou 2,8%. Giovane subiu de 23,1% na primeira para 37,4% na segunda. Subiu quase 15%. Tem quem credite este salto negativo de Giovane ao ‘show de horror’ de Duda Kappel na Câmara de Vereadores na segunda passada, um dia antes de começar a ser feita a pesquisa.

 

 

Giovane e Celso no Barro Branco

Giovane Wickert (PSB) e Celso Krämer (PTB) fizeram caminhadas com candidatos a vereador e militância no final de semana nos distritos de Mariante e Estância Nova, a região do chamado ‘Barro Branco’ por ser terra com mais areia, redutos do vice Celso Krämer, que é grande produtor de tabaco em Linha Taquari Mirim. Em Mariante já virou a intenção de voto, segundo a Methodus. Era Jarbas 40% e Giovane 30% na primeira pesquisa, dias 28 e 29 de setembro. Agora deu Giovane 50% e Jarbas 35%. Na Estância, Jarbas, que é de Linha Mangueirão, também naquela região, está disparado na frente. Era Jarbas 60% e Giovane 10% na primeira. Agora foi Jarbas 72,7% e Giovane 9,1%.

Giovane e Celso com eleitores no distrito de Estância Nova. (Foto: AI/Giovane)

Airton Artus com Jarbas e Izaura

Ontem pela manhã o ex-prefeito Airton Artus (PDT), único prefeito reeleito até hoje em Venâncio, com 27 mil votos (63%) em 2012, com Giovane Wickert (PT) de vice, esteve com o candidato a prefeito do partido, Jarbas da Rosa e a vice, vereadora Izaura Landim (MDB). Recuperado da Covid, o ex-prefeito, que deve concorrer a deputado estadual novamente em 2022, escreveu em rede social: “Trabalhando cedo para aperfeiçoar o projeto que vai modernizar nossa cidade”, numa foto com os dois candidatos, mais a secretária da Fazenda do se governo, Fabiana Keller e a jornalista Daiana Nervo, tratando de pontos da Fazenda e Administração no Plano de Governo de Jarbas e Izaura, que tem feito reuniões temáticas por áreas.

Airton fez selfie com Jarbas, Izaura, Fabiana e Daiana. (foto: AI/Jarbas)

Notinhas

* Na pesquisa Methodus, depois de perguntar ao eleitor sobre seu voto para prefeito e vereador, foi perguntado sobre avaliação de governos, do Presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido), do governador Eduardo Leite (PSDB) e do prefeito Giovane Wickert (PSB).
Bolsonaro, que fez 67% dos votos aqui em 2018, tem 50% de ótimo e bom, 29% de regular e 19,6% de péssimo/ruim. Leite, que fez 45% dos votos aqui, tem 44,3% de ótimo e bom, 33,4% de regular e 20,3% de péssimo e ruim. Giovane tem 44,3% de ótimo e bom, 33,4% de regular e 20,5% de péssimo e ruim. Quando foi perguntado se o eleitor aprova ou reprovava os governos, Bolsonaro teve 69,3% de aprovação contra 28,5% de reprovação. Leite teve 53% de aprovação e 42,3% de reprovação. Giovane teve 59,7% de aprovação e 37,1% de reprovação. Todos bem avaliados.
* Prefeitura anunciou ontem que a base da rua Osvaldo Aranha, no Calçadão, será asfaltada, dentro do projeto de remodelação daquela área no centro da cidade. Assim, a Osvaldo Aranha, que voltará a ter passagem para dois carros no Calçadão, estará asfaltada fora a fora.
* Pesquisa Methodus para o Correio do Povo, mostra Manuela D’Ávila (PC do B) na liderança de intenção de voto para prefeitura de Porto Alegre, com 24,9%. José Fortunati (PTB) aparece com 14,2% e passou a frente de Sebastião Melo (MDB), que tem agora 10,5%. O prefeito Nelson Marchezan Junior sobe para 9,5%. Juliana Brizola (PDT) tem 4,8%. São os cinco que brigam por duas vagas no segundo turno. Nas simulações de segundo turno, Manuela venceria todos eles.
* Jornalista Alexandre Garcia, ex-apresentador de tele jornais na Globo, hoje independente, com canal no youtube, escreve coluna para dezenas jornais, entre eles a Folha do Mate, e faz comentários para dezenas de rádios, entre elas a Terra FM, foi convidado pelo TSE para ser embaixador contra as fake news na campanha. Jornalistas do consórcio Globo/Folha/Estadão e ‘satélites’ estão injuriados.
* Partidos de centro e de direita lideram as pesquisas na eleição municipal nas capitais dos estados, mostrou ZH de ontem. Da esquerda o PSB é o melhor colocado. O PT virou nanico.
* O Chile realizou plebiscito no final de semana e decidiu por uma nova Constituição. Decidiu também que será escrita por maioria de representantes populares. O país tem tudo para sair de uma Constituição militar, escrita no governo Pinochet, em 1980, para uma Constituição comunista, que vai ser escrita agora pela esquerda. As duas são abomináveis. O Foro de São Paulo está em peso no Chile, que era o pais mais desenvolvido da América Latina com sua economia liberal.
* Lembram do vídeo da Praia do Rosa ‘bombando’ no feriadão? Espalhou Covid para todos os lados na volta dos frequentadores para suas casas. Era certo que aconteceria. Irresponsabilidade.
* Na 18º rodada do Brasileiro, o Inter empatou em 2×2 com o Flamengo, no Beira Rio, e se manteve na liderança, ao lado do próprio Flamengo, com 35 pontos. Foi um jogo digno de final. O Grêmio venceu o Atlhético do Paraná com reservas e subiu para 9º, com 24 pontos. No meio de semana a dupla começa as oitavas de final da Copa do Brasil. Grêmio x Juventude e Atlético de Goiás x Inter, fazem o primeiro jogo da eliminatória.

Do Twitter

* Estadão: Vacina de Oxford produz resposta imunológica em idosos e jovens, diz AstraZeneca
* GZH: Partidos de direita e centro lideram disputa por prefeituras das capitais
* Exame: Chilenos ignoram políticos e escolhem civis para escrever Constituição
* Dilma Roussef: Parabéns ao povo chileno, que decidiu nas urnas enterrar a Constituição que herdou da ditadura militar de Pinochet. A vitória no plebiscito é resultado de um grande movimento popular de protesto contra o neoliberalismo e a repressão
* Ricardo Silberschlag: Olhando a matéria do Fantástico sobre o Papa. Porque ainda tratamos assim algo que é um atraso da igreja católica. Toda sociedade moderna já entendeu a questão homoafetiva, aí papa fala o óbvio e se trata isso cheio de dedos. Não tem nada de progresso, estão 20 anos atrasados…