Volta a bandeira amarela em Venâncio

O governo do Estado divulgou no sábado nova avaliação sobre o distanciamento controlado e anunciou mudanças de bandeiras. As regiões de Caxias, Santa Maria, Santo Ângelo e Uruguaiana passaram para ‘vermelho’ o que determina o fechamento do comércio, entre outras restrições, e provocou reação dos prefeitos. A região de Santa Cruz, que era bandeira laranja, passou para amarela, de baixo risco. Em Venâncio se tinha certeza disso. Temos duas ou três pessoas internadas nas últimas semanas e mais algumas em recolhimento domiciliar dos mais de 200 casos. Todos os demais estão curados.
Este achatamento da curva do corona em Venâncio tem a ver diretamente com ações do governo municipal e o comprometimento da comunidade, com distanciamento, uso do álcool gel para higienização e o uso de máscara. Mas me chama atenção nos últimos dias que cada vez mais gente está circulando sem máscara e obedecendo menos o distanciamento. Com isso aumenta o risco de termos uma nova onda de corona e ter que fechar o comércio e restringir a movimentação de pessoas. Precisamos seguir alertas e manter o quadro atual. E o comprometimento de cada um com a prevenção é a melhor arma.

 

Notinhas

* Secretário do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Claudio Soares, se mostra muito satisfeito com a informação do Sine de que em maio Venâncio teve 175 pedidos de seguro-desemprego, quando em maio de 2019 teve 312. Reduziu 44% em Venâncio no mês de maio. No RS aumentou em 55% o número de pedidos de seguro-desemprego nos dois últimos meses. São números que mostram que Venâncio sofre menos do que a grande maioria dos municípios nessa pandemia do coronavírus que faz a economia encolher.
* Dário Martins, secretário municipal de Segurança Pública, foi vice-presidente do PSB, partido que deixou para liderar a criação do PSL em Venâncio. Dário não se filiou e o partido acabou escolhendo Claidir Kerkhoff e Dirceu Becker como dirigentes. No sábado saiu que o PSL tem três nomes para concorrer em chapa majoritária e que o partido quer buscar os votos de Bolsonaro em Venâncio em 2018, que foram 67% no segundo turno da eleição presidencial. O PSL considera os seus candidatos como os únicos de direita aqui. Dario rebate o pensamento do PSL e cita que Bolsonaro saiu do partido e não é filiado a nenhum partido hoje, e já disse que não vai apoiar candidatos a prefeito de partido algum.
* Reportagem da revista Crusoé fala da ‘caixa preta’ do BNDES e detalha investigações sobre o desvio de R$ 16 bilhões nos governos petistas. E estão todos soltos.
* Fazendo caminhada pelo caminhódromo – quase concluído – do Acesso Leopoldina no domingo, me chamou atenção que algumas motos potentes fazem zigue-zague na ultrapassagem de carros, acelerando. Imagino que uma ‘máquina’ dessas atice o piloto a ‘acelerar’ em busca de adrenalina, de aventura. Mas muitos acabam encontrando é a morte. Um risco constante.

 

Do Twitter

* Veja: Fronteiras europeias reabrem de forma gradual
* Exame: Trabalhador já pode consultar valor de saque do FGTS de até R$ 1.045
* Estadão: Desemprego no Brasil pode passar de 14% em 2020.
* O Globo: Para fugir de disputa eleitoral com Bolsonaro, governadores evitam protestos contra o presidente.
* Deputado Zucco: Sério mesmo que devemos concordar com decisões do Toffoli…Marco Aurélio Mello…Lewandowiski…GILMAR MENDES…Alexandre de Moraes?? Colocados lá por corruptos ou incompetentes, como TODOS sabem, agora viraram os queridinhos da Esquerda e parte da Imprensa por fazerem oposição.



Sérgio Luiz Klafke

Sérgio Luiz Klafke

Diretor de Conteúdo e colunista da Folha do Mate

Clique Aqui para ver o autor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido