A próxima sessão interiorizada da Câmara de Vereadores será em Vila Arlindo, anunciou o presidente da Casa, Eduardo Kappel (Progressistas). Durante o encontro desta semana, ele aproveitou para dizer à comunidade que pode esperar por melhorias, “pois sempre que a Câmara vai a algum lugar, a Prefeitura larga na frente deixando tudo arrumadinho”. Conforme Kappel, foi assim em Vila Mariante e em Linha Andréas, as duas localidades que receberam a interiorização este ano. “O próximo comício vai ser em Vila Arlindo, e vai ser melhor ainda do que foi nas duas primeiras sessões interiorizadas”, ironizou o presidente, em resposta às queixas da oposição de que as reuniões longe do Plenário Vicente Schuck seriam ‘armadas’ para representantes da Administração capitalizarem os momento politicamente.

BITUQUEIRAS

Vereador André Puthin (MDB) afirmou na sessão da Câmara de segunda-feira, 15, que pretende apresentar, em breve, um modelo de bituqueira. Não é de hoje que o parlamentar se incomoda com o despejo desordenado de tocos de cigarro pela cidade. Ele espera que o Município colabore no sentido de disponibilização dos compartimentos, principalmente em alguns pontos específicos, mas também quer buscar apoio da iniciativa privada para que as bituqueiras estejam à disposição no maior número possível de locais. Durante a sessão, o vereador Sid Ferreira (PDT) defendeu a proposta de Puthin, exemplificando que “dia desses, tivemos três velórios ali no necrotério e, depois, dava para juntar bituca de cigarro de pá”.

RAPIDINHAS

A respeito das especulações de que estaria conversando com o PSDB, para uma possível transferência na janela de abril de 2020, o vereador Nelsoir Battisti (PSD) afirma que “nunca houve qualquer contato nesse sentido”. Ele garante que a meta é fortalecer o partido e alerta: “Podemos ter até uma grande surpresa, com vereadores da atual legislatura se incorporando ao PSD”.

Governo Federal deve anunciar na semana que vem a liberação dos saques do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). A retirada deve ser permitida, segundo sinalização do ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, para quem está trabalhando. A estimativa inicial é de que até R$ 30 bilhões sejam injetados na economia com a medida.