O mês de setembro é marcado pelo retorno da maioria dos estudantes europeus à sala de aula. No norte do continente algumas instituições iniciam em meados de agosto mas na Inglaterra, onde meus filhos estudam, a volta aos bancos escolares acontece tradicionalmente na primeira semana de setembro. Depois de quase dois meses de férias no verão, em julho e agosto, a criançada e jovens estudantes recomeçam mais um ano letivo no início do outono por aqui.
Na Inglaterra, neste ano, os estudantes iniciaram com um feriado extra no calendário, pois na segunda-feira, 19 de setembro, o país inteiro vai parar para o funeral da rainha Elizabeth, falecida dia 8 de setembro, aos 96 anos. Será uma segunda-feira sombria e de reflexão, com todo comércio, serviços, instituições públicas e de ensino fechados no país para relembrar a monarca mais longeva da história britânica.
Na última semana nossa filha caçula, Sophia, retornou ao Colégio Stowe onde estuda há três anos, desde os 13 anos. Em junho passado ela prestou exames nacionais de GCSEs (certificado de ensino na escola secundária) obrigatórios a todos estudantes ingleses aos 16 anos, ou ao completar o 11º ano. De acordo com os resultados destas provas os estudantes podem escolher a próxima fase de estudos. A grande maioria segue no curso de A level, equivalente ao ensino médio no Brasil mas bem mais focado na preparação para universidade, onde os alunos estudam no máximo quatro matérias com ensino aprofundado. No final do curso de dois anos os estudantes ingleses prestam novamente exames nacionais de A-level que vai garantir a vaga na faculdade (ou não, dependendo do aproveitamento do aluno). Muitos estudantes ingleses escolhem seguir escolas profissionalizantes aos 16 anos. Aqui na Inglaterra não existe vestibular nem provas específicas para entrar em determinada universidade. As vagas são distribuídas de acordo com os pré-requisitos de cada curso da universidade e claro, dos resultados obtidos nas provas de A-level de cada aluno. Por exemplo, um estudante que pretende cursar Direito, irá escolher matérias da área de Humanas no curso de A-level como preparação pois a maioria das faculdades requer estas disciplinas no curso para quem aqueles que querem seguir advocacia. O processo de escolha de faculdade inicia um ano antes de o estudante prestar os exames nacionais através de um portal nacional (UCAS) onde aluno faz seu cadastro e os professores validam a inscrição e atualizam o aproveitamento do aluno em sala de aula. Os estudantes fazem também uma carta de motivação explicando porque ele é o candidato ideal à vaga, destacando suas conquistas e áreas de sucesso, tanto acadêmico quanto esportivo. Cada estudante escolhe até três universidades onde pretende estudar. E no final a universidade dá a vaga aos melhores candidatos.
Nossa filha inicia este novo capítulo no ensino médio entusiasmada. Ela estudará as disciplinas de filosofia e religião, geografia e espanhol, além do projeto de pesquisa extracurricular onde cada aluno escolhe um tema de preferência a ser aprofundado através de leitura e pesquisa e com apresentação no final do curso – uma espécie de mini tese. O retorno aos bancos escolares é sempre recheado de emoção principalmente para os mais pequenos, iniciando nas séries iniciais. Para os estudantes de 16 anos no colégio interno de Stowe, este recomeço significa também novas responsabilidades pois estão agora no nível superior do colégio. Os alunos do Sixth Form – como é conhecido o ensino médio na Inglaterra – fazem parte do diretório do colégio com tarefas específicas além de lideraram as assembleias de estudantes. Eles vestem uniforme diferente do resto das alunos. No Colégio Stowe os meninos usam terno escuro e gravata enquanto as meninas vestem tailler preto ou azul marinho. Algumas regras do internato mudam para os estudantes dos dois últimos anos. No Colégio Stowe que conta com mais de 800 alunos entre 13 e 18 anos, as meninas podem ir para aula com cabelo solto o que não é permitido para os estudantes mais jovens. Enquanto o sistema de internato permanece o mesmo com os alunos divididos em repúblicas seguindo uma rotina diária intensa com aulas e prática esportiva diária, aos fins de semana os alunos do Sixth Form podem confraternizar no barzinho do colégio com música ao vivo e outras apresentações.