
Nesta semana, um momento entrou para a história de Venâncio Aires, especialmente das localidades de Linha Grão-Pará, Travessa e arredores. O prefeito Jarbas da Rosa assinou a ordem de início das obras de recapeamento da antiga VRS-816. Antiga porque a rodovia foi municipalizada, ou seja, deixou de pertencer ao Governo do Estado. Com a municipalização, o nome oficial da via voltou a ser utilizado nas divulgações: Waldemar Henrique Konrad.
A estrada carrega esse nome desde 2004, ano que ocorreu a aprovação de um projeto na Câmara de Vereadores, de autoria do então vereador Hélio Lawall, que passou a denominar essa via.
Com o avanço das obras de recapeamento, o nome tende a ser ouvido com ainda mais frequência e citado naturalmente sempre que nos referirmos ao local, seja por moradores ao indicar um endereço, seja por qualquer pessoa ao mencionar a região.
Mas afinal, especialmente aos mais jovens que não lhe conheceram, quem foi Waldemar Henrique Konrad, que empresta seu nome a uma via de Venâncio Aires? Com a colaboração de familiares, compartilho com os leitores um pouco da história desta liderança da comunidade. As informações foram apuradas pelos netos Mara Lisete e Jáder Luiz Maria.
Waldemar Henrique Konrad nasceu em 12 de maio de 1918, na localidade de Vila Santa Emília, interior de Venâncio Aires. Morador de Linha Grão-Pará, construiu a trajetória como comerciante. Foi proprietário de um salão de baile e também de um armazém e depósito de bebidas bastante conhecidos na comunidade.
A vida pública também marcou sua história. Waldemar foi vereador em três legislaturas (1952 a 1955, 1956 a 1959 e 1973 a 1976) e exerceu a função de sub-prefeito do então distrito de Mato Leitão. Conforme registros da Folha do Mate, ele também foi um dos fundadores do Partido de Representação Popular em Venâncio Aires.
Waldemar Henrique Konrad faleceu em abril de 2002, aos 84 anos, deixando um legado que agora volta a ganhar visibilidade. Como ele nasceu em 12 de maio, fica a sugestão de que a inauguração da obra — prevista para durar cerca de um ano — ocorra em maio de 2027, mês de aniversário dele e também de Venâncio Aires. Um gesto simbólico para homenagear um nome que seguirá sendo ouvido por gerações.
Eles fazem a festa acontecer
O fim de semana é de celebração em Venâncio Aires. A Festa de São Sebastião Mártir iniciou ontem à noite e segue até terça-feira, 20, feriado municipal. Neste ano, a festa celebra um marco histórico: 150 anos.
São cinco dias de programação, com ampla programação religiosa, musical e gastronômica. Para tudo acontecer, a festa segue tendo um ingrediente fundamental desde a primeira edição: o voluntariado.
São mais de 400 pessoas que atuam diretamente em diferentes setores da festa. Na quinta-feira, 15, durante a última missa da Trezena, um momento muito especial marcou uma homenagem a esses homens e mulheres: a Santa Missa com envio dos voluntários. Trata-se de uma bênção para guiar a caminhada de trabalho e entrega à comunidade. Por trás de cada voluntário não faltam histórias que emocionam e revelam trajetórias de fé, promessa e devoção, além de um compromisso que se renova com as novas gerações que dão sequência a essa história.

Unidade Móvel da Terra FM ao vivo na Festa do Bastião
Quem visitar a Festa de São Sebastião Mártir, padroeiro de Venâncio Aires, vai poder acompanhar de pertinho a transmissão da Terra FM e conhecer os comunicadores da emissora. A Unidade Móvel da 105.1 FM estará em todos os dias da festa, com transmissão ao vivo do Pavilhão de Eventos. No espaço do Grupo Folha do Mate também estarão à disposição exemplares da Folha do Mate deste fim de semana.
Na terça-feira, 20, feriado municipal, também haverá transmissão do Conexão 105, das 11h às 13h, que poderá ser acompanhado em vídeo, pelo canal Terra Play, no YouTube. A programação destacará histórias de devoção, voluntariado e também atualizará os ouvintes sobre todos os preparativos para a missa campal e procissão pelo centro do município. Na noite de terça-feira, fechando a programação musical, a Terra FM também promoverá dois shows no palco principal da festa com as bandas Destinu’s (19h30min) e Magia (22h).

Segunda e terça de negociação do preço do tabaco
Na próxima semana, um momento importante vai marcar a negociação do preço do tabaco para a safra 2025/26. Na segunda, 19, e na terça-feira, 20, ocorre a definição do reajuste das tabelas de preço mínimo. Os encontros são individuais com as empresas do setor. De acordo com a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), o atraso no cronograma ocorreu devido à conclusão do levantamento de custos de produção, especialmente da mão de obra, além do atendimento a produtores afetados por granizo. A entidade garante que produtores que venderem antes da definição do preço não terão prejuízo, pois haverá complementação posterior. Segundo a Afubra, a expectativa é de negociações tranquilas, conforme prevê a Lei da Integração. A safra de tabaco 2025/26 já supera 50% da colheita e, segundo a Afubra, a comercialização avança gradualmente nos três estados do Sul: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.