O último painel Gente & Negócios do ano acontece hoje na AABB e vai tratar sobre turismo. A partir das 11h Daniel Heck vai mediar o painel que terá como convidados o presidente das Associação dos Municípios de Turismo do Vale do Taquari (Amturvales), Rafael Fontana, liderança de projetos de turismo em Encantado, onde já foi vereador, e em outros municípios. Também vão estar o presidente da Associação de Turismo dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Arturvarp), Djalmar Marquardt e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de Venâncio Aires, Marcos Hütmann.
Rotas e Sabores: Venâncio e Região dos Vales no mapa do turismo gaúcho, vai ser o tema. O painel vai falar sobre oportunidades de transformar o turismo em fonte de receita para os municípios da Região dos Vales, que até aqui é essencialmente agrícola e industrial, mas que vê no turismo uma nova janela de desenvolvimento.
No final do painel será apresentado o projeto Gestores dos Vales que Folha e Terra iniciaram neste ano e que vai ter foco em turismo em 2026, com lançamento de um guia durante a Turisvales, que vai acontecer no Parque do Chimarrão em agosto do próximo ano.
O painel inicia as 11h na AABB e vai até 13h, com transmissão ao vivo pela rádio Terra FM e em vídeo pelo Terra Play, no You Tube.

Notinhas

  • Ótima notícia do secretário municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Bem-Estar Animal, Gustavo von Elden, no programa Folha 105 de sexta-feira, 31, na Terra FM. Quando o tema foi corte de árvores na cidade pela RGE, em locais onde a rede elétrica está em risco, Gustavo disse que a empresa tem autorização para retirar árvores que atinjam a rede nos passeios públicos. E o secretário anunciou que vem ai um Plano de Arborização da Cidade, para regrar espécies de árvores que podem ser plantadas, onde tem rede elétrica e onde não tem. Uma parceria da Prefeitura com moradores pode tornar a nossa cidade muito mais verde, com organização e segurança
  • Pesquisa Atlas/Intel mostra que 8 em cada 10 moradores de favelas do Rio aprovam a megaoperação policial que acabou na morte de mais de 100 criminosos.
  • Coincidência ou não, logo depois da megaoperação no Rio, a presidente do TSE, Carmem Lúcia, marcou julgamento de ação contra o governador carioca Claudio Castro (PL), acusado de abuso de poder econômico. Ele pode ter mandato cassado e ficar inelegível. E ontem o ministro do STF, Alexandre de Moraes, foi ao Rio para saber do governador sobre a operação. Jogo duro.

Do X

  • Veja: Semana tem expectativa de avanço de projeto Antifacção e pautas de segurança no Congresso
  • Folha S. Paulo: Operação no Rio faz parte de projeto totalitário de extrema direita, diz pesquisador da violência
  • O Globo: Moraes vai ao Rio para reunião sobre megaoperação com Castro; ministro mandou estado preservar documentos da ação
  • CNN: Pesquisa: 8 em cada 10 moradores de favelas aprovam megaoperação
  • Revista Oeste: Michelle acusa Judiciário de legislar e critica silêncio do Congresso
  • Carta Capital: Trump diz que os dias de Maduro como presidente da Venezuela estão contados
  • Luiz Felipe Pondé: População vive aprisionada entre a direita que mata e esquerda que beija bandido. Agentes da justiça, políticos, artistas, jornalistas, produtores culturais e intelectuais torcem pelo crime no Brasil
  • Osmar terra: Temos que aproveitar o momento para endurecer a legislação contra o crime organizado e garantir que o território brasileiro volte a ser, todo ele, governado pelo Estado brasileiro e não pelo crime organizado