E vem ai uma CPI

-

O prefeito Giovane Wickert (PSB) durante seu governo recebeu apontamentos do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e Tribunal de Contas do Estado (TCE) sobre recursos que teriam sido aplicados em desvio de finalidade no segundo governo de Airton Artus (PDT), entre 2013 e 2016. Wickert encaminhou um dossiê ao Ministério Público, alegando precaução para qualquer prejuízo que o Município pudesse sofrer. O ex-prefeito Airton Artus reagiu dizendo que Giovane, que foi vice-prefeito no período e assumiu a Prefeitura, estava fazendo uso político, pois os fatos apontados estavam sendo solucionados.

Nesta semana o presidente da Câmara de e Vereadores, Eduardo Kappel (PP), declarado desafeto político de Artus, anunciou que pretende instalar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Câmara de Vereadores para investigar os fatos que considera graves. Para isso precisa que cinco vereadores assinem o pedido, o que não é difícil, pois a base governista que elegeu Kappel, tem ampla maioria dos 15 vereadores.

Vem aí uma CPI em véspera de eleição municipal. É da política, mas da política que não se quer mais, da vingança e do ódio.

 

Notinhas

* Prefeito Giovane participou ontem do ato de formalização de empréstimo de R$ 51 milhões do Badesul para 28 municípios, Venâncio terá R$ 950 para criar e equipar a Guarda Municipal e a Secretaria Municipal de Segurança Pública.

  • E o STF negou mais um pedido de soltura de Lula. A defesa do ex-presidente pedia pela ‘enésima’ vez a soltura ou que fosse posto em liberdade imediata até que seu pedido de soltura fosse julgado. Lula cumpre pena por condenação no caso do triplex do Guarujá, mas já tem outra condenação pelo Sitio de Atibaia, recebidos em propina, e ainda é réu em outros sete processos por corrupção e lavagem de dinheiro.

* Bolsonaro foi ao Japão participar da reunião do G20, que reúne as 20 maiores economias do planeta na terça. Mas as manchetes são para um militar que foi preso com 39 kg de cocaína na bagagem assim que o avião da FAB que acompanhava o avião presidencial, fez escala em Sevilha, na Espanha. Estranho. A cada viagem de Bolsonaro tem uma ‘bomba’ de fumaça que encobre a sua agenda.

* E nos cruzamentos das quartas de final da Copa América deu Brasil x Paraguai nesta quinta 21h30min, na Arenado Grêmio. Se passar a Argentina, que enfrenta a Venezuela, deve ser o adversário do Brasil na semifinal. No outro lado Colômbia x Chile e Uruguai x Peru decidem as vagas.

 

Do Twitter

* Estadão: MBL e Vem Pra Rua organizam atos pró-Moro no domingo.

* BBC: Em meio à guerra comercial, Bolsonaro terá encontro com Trump e Xi Jinping no G-20 do Japão.

* Veja: Militar da mala de cocaína voou com Bolsonaro em fevereiro.

* JB: Mourão: Forças Armadas não estão livres do flagelo das drogas.

* Estadão: STF mantém Lula preso e adia análise da suspeição de Moro.

* Folha S. Paulo: Petista é réu em nove ações na Justiça e já foi condenado em dois processos.

* Humberto Costa: O STF perdeu a imensa oportunidade de corrigir, nesta noite, uma injustiça s/ precedentes. É uma prisão sob medida para Lula. Mas ainda temos o mérito pela frente. E uma série de novos fatos que devem surgir para mostrar a injustiça desse encarceramento.

* Vera Magalhães/Estadão: Mandar Lula para São Bernardo e sair de férias seria uma suma irresponsabilidade da 2ª Turma do STF, que colocaria o País diante de um risco de conturbação social e política.

* Cristian Deves:Na boa, mais um pouco e vão me convencer que quem comprou Pasadena, roubou a Petrobras e quebrou o Brasil foi o Moro.



Sérgio Klafke

Sérgio Klafke

Diretor de Conteúdo e colunista da Folha do Mate

Clique Aqui para ver o autor

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido