O carro-chefe da economia de Venâncio Aires está mais uma vez em evidência. Só que, nesta oportunidade, a notícia chega com apreensão para a cadeia produtiva do tabaco. A Conferência das Partes da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco começa na segunda-feira, 5, no Panamá, e durante uma semana, lideranças de 183 países, incluindo o Brasil, debaterão ações para combater o tabagismo. Isso significa dizer que o futuro do tabaco estará em discussão. A COP, que chega à 10ª edição, está sendo retomada, de forma presencial, após cinco anos, já que deixou de ser realizada em função da pandemia de Covid-19. Esteve agendada para novembro de 2023, mas foi adiada por preocupação com a segurança no país-sede, que na época enfrentava uma onda de protestos.
A COP 10 se estende até o dia 10 de fevereiro, e a Folha do Mate e Terra FM estarão presentes com a jornalista Letícia Wacholz. Editora da Folha e apresentadora do programa jornalístico Folha 105 – 1ª edição, ela é a enviada especial do grupo de comunicação para a Cidade do Panamá. Com experiência de coberturas internacionais – já esteve em Nova Dehli, na Índia, e em Genebra, na Suíça -, Letícia vai oferecer a leitores, ouvintes e internautas todo o conteúdo que for possível para divulgação com distribuição multiplataforma.
O evento reúne os países signatários do primeiro tratado internacional de saúde pública da história da Organização Mundial da Saúde (OMS) e pode trazer reflexos importantes para Venâncio Aires, que é o terceiro maior produtor de tabaco do Sul do país. O Brasil enviará uma delegação oficial à COP 10, mas a repercussão da conferência deve ficar mesmo com as lideranças políticas e da cadeia produtiva, que não têm acesso aos debates e farão reuniões paralelas na tentativa de buscar informações junto aos participantes da comitiva nacional.
Câmara Setorial do Tabaco, Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Associação dos Municípios Produtores de Tabaco (Amprotabaco), Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco), Federação Nacional dos Trabalhadores das Indústrias do Fumo e Afins (Fentifumo) e Associação Brasileira da Indústria do Fumo (Abifumo) estarão representadas no Panamá. Além disso, quatro deputados estaduais e dois federais gaúchos estão confirmados e embarcam, neste fim de semana, rumo ao país anfitrião da COP. Todos com a expectativa de serem ouvidos e contribuírem para amenizar a pressão sobre o setor que gera milhares de empregos e renda para os municípios da região.